O dia está reservado para a tua chegada. Estamos quase a iniciar a nossa aventura pelo Curdistão! Consoante a hora de chegada marcamos um local de encontro onde possamos ter dois dedos de conversa sobre os próximos dias da
nossa viagem.
Quem chega cedo poderá aproveitar para uma primeira imersão pelas ruas do centro de Diyarbakir, a «capital dos curdos» na Turquia.
Estadia: Hotel
Bem vindo a Dyiarbakir! Considerada por muitos como a «capital dos curdos» na Turquia. Mas não te iludas, oficialmente estás na Turquia, e para os turcos não-curdos o curdistão na Turquia não existe.
Neste dia para os que acordaram antes do nascer do sol e ouviram a oração «salatul-Fajr», e depois de um rico pequeno almoço, botamos o pé na rua, caminhamos pela cidade velha e visitamos a sua Grande Mesquita, uma das mais antigas da Turquia. Ao lado passeamos no bazar e percorremos as suas impressionantes muralhas que em conjunto com os jardins de Hevsel fazem parte do Património UNESCO.
Antes de saírmos em direção a Mardin, sentamo-nos à conversa no antigo caravanserai de Dyiarbakir. Dizem que um dos melhores cafés turcos pode aqui degustar-se. Irás ficar agarrado à cadeira com as famosas iguarias turcas! No final do dia partimos para Mardin, a cidade pintada a cor de mel numa colina de Mesopotâmia!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
O caminho trouxe-nos até à cidade de Mardin. Numa colina, está empoleirada esta cidade com a planície da Mesopotâmia mesmo à sua mercê, com a Síria em plano de fundo. A sua arquitectura, o seu património irão seduzir-te.
Bem cedo, pela manhã rumaremos a Dara, um dos assentamentos mais antigos da região! Pela tarde regressamos a Mardin e percorreremos as ruelas empedradas da cidade velha. Mas prepara-te que só temos duas formas de a visitar, a subir e a descer. Nada como um bom chá tomado num dos belos terraços da cidade ao pôr do sol para te fazer sentir que valeu a pena!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
De autocarro durante a manhã faremos uma curta viagem de cerca de 1 hora até à cidade de Midyat. Antiga cidade assíria, outrora de maioria cristã, todavia, no presente a maior parte das suas igrejas estão encerradas devido à diminuição do número de crentes.
Uma cidade que por norma fica fora dos roteiros, mas que vale pela sua genuinidade. As suas ruelas pejadas de antigas mansões com ornamentos em pedra trabalhada e os seus bazares, onde se misturam templos cristãos e muçulmanos em perfeita harmonia, não te deixarão indiferente.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
A nossa viagem marca agora a passagem da Turquia para o Iraque, mais precisamente para a Região autónoma do Curdistão Iraquiano. Até lá o Rio Tigre vai-te acompanhando e lá da outra margem vemos perfeitamente as terras sírias.
Ultrapassadas as formalidades fronteiriças, espera-nos Dohuk, cidade tipicamente curda e cheia de orgulho na coragem do seu povo, depois dizemos-te porquê!
Bem-vindo ao Iraque! Bem-vindo ao Curdistão Iraquiano! Resta-nos fazer o check-in escolher um lugar para jantar.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Hoje a manhã vai chamar por nós, bem cedo! Iremos visitar a cidade de Lalish, cidade sagrada para os Yazidis.
Visitaremos o templo de Adi ibne Muçafir, figura central no Yazidismo, e ficaremos a saber mais desta etnia do Médio Oriente, perseguida recentemente polo ISIS.
O dia é longo e ainda gostava que me acompanhassem a um lugar especial, visitar um dos mais antigos mosteiros cristãos, construído no século IV, Mar Mattai, no topo do monte Alfat. O dia é longo e ainda gostava que me acompanhassem a um lugar especial, visitar um dos mais antigos mosteiros cristãos, construído no século IV, Mar Mattai, no topo do monte Alfat. É conhecido também pela magnitude da sua biblioteca, que alberga uma considerável colecção de manuscritos em siríaco.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Neste dia vais perceber que as paisagens desta região são muito diversas. Aos poucos a estrada leva-nos até às montanhas do Curdistão Iraquiano com destino ao vilarejo de Amedia!
Há quem diga que foi daqui que os três reis magos partiram em busca do lugar do nascimento do novo messias! Pelo caminho tenho uma surpresa para ti, vamos?
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
A manhã acorda-nos lentamente a mais de 1000m de altitude. A pequena e pitoresca vila do Curdistão está estrategicamente situada no topo de uma colina em forma circular e as vistas desde as montanhas em redor são algo a não perder. Antes da partirmos podemos visitar um lugar que se crê ser o Túmulo do profeta Ezequiel, lugar importante para cristãos, muçulmanos e judeus.
Deslumbrados pelo entorno da paisagem, seguimos para Rawanduz. Se há viagens onde por vezes o caminho é o mais importante, talvez esta seja uma delas. Ao final do dia chegamos ao Vale de Rawanduz, com algumas paragens para contemplar o cenário. Bem-vindos ao desfiladeiro de Rawanduz!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Ontem de carro a montanha chamava por ti, pois bem, hoje podes responder ao apelo com uma pequena caminhada pelo incrível desfiladeiro de Rawanduz.
São cascatas e miradouros que te irão transportar para outro imaginário. O vale de Rawanduz é um segredo ainda para muitos viajantes, sobretudo europeus, mas nós vamos tratar de o explorar. Sem pressas mergulha na imensidão da paisagem, mas não te esqueças, prepara o teu equipamento fotográfico. Irás sentir-te pequeno por aqui. Voltamos á nossa viatura e continuamos estrada fora até alcançarmos Akre, que dizem ser uma das mais belas cidades do Curdistão Iraquiano. Prepara-te para subir!
O dia termina já em plena capital, Erbil onde adormecemos cansados mas recheados de boas memórias e histórias.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Chegámos à capital do Curdistão Iraquiano!
Já em Erbil depois de um bom reforço matinal, fazemo-nos às ruas da evoluída capital curda! Erbil, ou Arbil é uma cidade com uma construção única, toda ela construída em círculos, parecendo uma rotunda gigante, devido à formação da sua antiga cidadela. Todo o conjunto urbano se desenvolveu em seu redor, literalmente.
Uma cidade que faz parte do conjunto de cidades ou lugares que se crê ser dos antigos continuamente habitados do mundo! Começamos pelo bazar, subimos à cidadela, descansamos nas suas pastelarias, provamos a comida nos seus restaurantes típicos e misturamo-nos com os curdos.
Podemos ainda, antes de terminar o dia, passear pelo bairro cristão Ankawa e quem sabe provar uma boa cerveja local!
De tarde voltamos ao parque Bakhi Shar, e simplesmente sentamo-nos à conversa com os locais, vemos a vida a passar e damos um abraço de obrigado pela hospitalidade e fraternidade nesta aventura!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Desde Erbil rumamos até à famosa cidade de Suleimaniya, Suleimani, ou Sulaimaniya, depende. As formas de a escrever são como as receitas do bacalhau em Portugal, imensas!
Depois de instalados, e pela tarde, podemos visitar a «Red Prison» um lugar com uma forte carga trágica, transformado em museu, e que é inevitável visitar para entender melhor a perseguição a que o povo curdo foi sujeito nos anos 80 do século passado. Para desanuviar tomamos um chá no bazar e vemos a vida local a acontecer.
O pôr do sol não tardará. Subimos até às montanhas?
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
A nossa aventura por terras curdas está a chegar ao fim. Antes de regressarmos a Erbil gostaria que me acompanhassem até Halabja. A cerca de uma hora de distância, esta vila é famosa devido ao genocídio do povo curdo, ocorrido aqui durante o regime de Saddam. A fronteira do Irão está mesmo aqui ao lado, a partir daqui retornamos diretamente até Suleimaniye e a paisagem despede-se de nós com um obrigado.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Provavelmente o teu vôo será na próxima madrugada, pelo que tranquilamente partimos de Suleimaniye após um bom pequeno almoço rumo a Erbil.
Será apropriado uma volta pelo bazar de Erbil para as últimas compras seguido do nosso jantar de despedida e quiçá um narguilé na praça principal, junto da cidadela.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
A nossa aventura terminou. Se o teu vôo for ao final do dia tens nova oportunidade de visitar o bazar e quiçá trazer aquela lembrança de que te esqueceste da primeira vez.
Resta-me desejar-te uma boa viagem e esperar que
a nossa experiência tenha sido do teu agrado. Por isso, um até já e obrigado pela confiança!
13 noites de alojamento em quarto duplo/twin | Hotel ou Guesthouse
Vôo internacional | a partir de: 550€ (preço indicativo
Desde Março de 2020 não é necessário visto para a Turquia para cidadãos portugueses. O visto para entrada do Iraque-Curdistão Iraquiano poderá ser obtido na fronteira de forma gratuita.
Este roteiro tem como ideia base ficar a conhecer uma das maiores comunidades étnicas que não possui um território próprio a que possa chamar a si como a “sua Nação”, os Curdos.
São mais de 20 milhões de pessoas, com língua costumes e tradições em comun, que está distribuído pela Turquia, Síria, Iraque, Irão e ainda alguns pela Arménia e Azerbeijão.
Desenhamos assim este roteiro que tem início no Sul da Turquia, uma das regiões em que salta mais à vista a luta do povo curdo contra aquilo que considera uma perseguição à sua autonomia por parte do regime turco, e terminamos na Região autónoma do Curdistão Iraquiano. O território de maioria curdo que mais autonomia conseguiu desde os finais dos anos 80 do século passado.
Para além das incríveis planícies da antiga Mesopotâmia e das montanhas do Curdistão Iraquiano, esta região alberga um passado mítico nas rotas comerciais, e foram sucessivos os povos e civilizações que por aqui se estabeleceram para solidificar o seu desenvolvimento. É sem dúvida uma oportunidade singular de ficar a conhecer uma das mais bonitas regiões do Médio Oriente e simultaneamente partilhar conhecimentos com um dos mais resilientes e peculiares povos da região!
Os transferes não estão incluídos, para que tenhas liberdade de escolher o vôo que te seja mais conveniente! Todavia, serão dadas todas as informações necessárias para que saibas como chegar ao hotel.
Se desejares que solicitemos um transfer basta informar-nos e poderemos tratar do teu transporte.
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exactas.
A viagem será feita em transportes públicos, sobretudo autocarro e táxi. A região que vamos percorrer no Curdistão é relativamente pequena a maior distância percorrida num dia será na viagem de Midyat na Turquia para Dohuk já no Iraque, cerca de 250km.
Nesta viagem não estão previstas grandes distâncias ou caminhadas, apenas o essencial para fazermos as nossas visitas.
Damos prioridade à limpeza e localização dos alojamentos. Gostamos que se situem o mais perto possível dos lugares a visitar, e se possível evitamos grandes cadeias hoteleiras privilegiando o negócio e economia local. Os quartos serão twin (camas separadas) ou duplos (cama de casal) e também sempre que possível com casa de banho privativa.
É seguro viajar no Sul da Turquia e no Curdistão, as pessoas são simpáticas e hospitaleiras, ou não estivesses tu no Médio Oriente ! Na parte onde vivem mais curdos da Turquia é conhecida a tensão existente curdos e o governo turco. Todavia, as acções que existem da parte turca, ou curda, são muito específicas ou localizadas.
Viajar pelo curdistão Iraquiano é muito diferente de viajar pelo Iraque, são praticamente dois países diferentes. A parte curda é a região do Iraque mais segura para se viajar e o povo irá receber-te de braços abertos ! No resto deverás ter os cuidados como tens no teu dia-a-dia.
Esta região é caracterizada por grandes contrastes nas temperaturas. Em pleno verão poderá facilmente chegar aos 40º durante o dia e descer aos 10º à noite.
Tanto em Maio ou em Setembro/Outubro, deverá fazer calor, com temperaturas que oscilarão em média entre os 25º e os 35º em média durante o dia
Não necessitarás de adaptador para as tomadas na Turquia e no norte do Iraque sendo que são maioritariamente tipo C, usado na Europa continental. Na maior parte dos hotéis e restaurantes há wi-fi ainda que possa ser algo lenta em algum dos casos.
Se pretenderes estares sempre conectado poderás comprar um cartão SIM à chegada ao aeroporto, numa das operadoras locais, num processo bastante simples, no entanto como vamos visitar dois países podes ter que comprar dois cartões SIM, um em cada país.
Apesar de a Turquia ser um país mais flexível e aberto comparativamente com o Iraque, não se irão verificar grandes diferenças, já que os curdos são na generalidade mais liberais comparativamente com os seus “amigos” árabes.
No entanto fica bem não usar roupas que exponham demasiado braços e pernas do joelho para cima, é aconselhável que as mulheres não usem roupas muito decotadas ou que salientem as formas do corpo.
Ainda no caso das mulheres poderá ser útil o uso de um lenço para entrar em alguns locais religiosos.
A comida na Turquia é bastante variada e conhecida como uma das mais ricas do mundo! Desde os pides (pizzas turcas), os kebab’s, vários tipos de arroz e grelhados, hoummous e saladas. No Curdistão Iraquiano a comida é semelhante. Para os vegetarianos existem opções, e certamente encontrarás boas alternativas.
Nas refeições que não estão incluídas, por norma juntamo-nos e seguimos a sugestão do nosso líder que é conhecedor do local que considera mais adequado ao grupo no momento. No entanto se te apetecer algo diferente és livre de decidir e também o líder poderá aconselhar-te um lugar que vá de encontro aos teus desejos.
Como sabes o vôo não está incluído no programa de viagem, dando-te assim possibilidade de ter maior flexibilidade na escolha de horários, datas e sítio onde compras. Hoje em dia existem ferramentas muito boas que te podem ajudar a fazer a melhor compra, a momondo ou a skyscanner. Se ainda assim tiveres dificuldades contacta-nos. Não te esqueças que só deverás comprar o teu vôo quando a viagem estiver confirmada!
Não é aconselhável beber água da torneira. O país não exige nenhum procedimento a nível de saúde. Se pretenderes uma consulta do viajante, recomendamos a Consulta do viajante online com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em medicina do viajante e blogger de viagens com a qual temos uma parceria. Deverás contactar a Consulta do viajante pelo menos 2 meses antes do início da viagem.