Este é o dia reservado para a tua viagem até ao Paquistão. Neste dia não estão previstas atividades Consoante a hora de chegada combinamos um local de encontro e falamos sobre a nossa aventura.
Estadia: Hotel em Karachi
Karachi é a cidade mais populosa do Paquistão, com cerca de 25 milhões de habitantes, é também uma das cidades mais densamente povoadas do planeta, situada no sul do Paquistão, na costa do mar Arábico. É o principal centro da economia do país, contribuindo com mais de 25% da receita fiscal anual.
Uma cidade com dezenas de culturas e etnias, levando a que tenhas oportunidade de assistir a um festival de diversidade única no país.
Sem demoras visitamos o mausoléu de Jinnah, fundador do Paquistão, um dos monumentos mais icónicos do país, e também a casa que o acolheu até à data da sua morte, em 1948.
Por entre ruas, confusão e bazares, rumamos até á praia e aqui passamos o resto do dia apreciando o modo como os paquistaneses vivem o final da tarde. Vai um mergulho ?
Estadia: Hotel em Karachi
Alimentação: Peq-almoço, almoço e jantar
A manhã acorda-nos bem cedo. Sugerimos que nos acompanhes até à mesquita Tooba, uma obra prima de arquitectura, com a sua cúpula gigante sem quaisquer pilares ou colunas de suporte.
Continuamos sem pressas no meio da azáfama de Karachi por entre monumentos, food-street e história. Já ambientados e depois de levarmos com o Paquistão em cima, o resto do dia será livre. Encontramo-nos antes de jantar e dizemos adeus a Karachi.
Estadia: Hotel em Karachi
Alimentação: Peq-almoço, almoço e jantar
Após o pequeno almoço, rumamos a Hyderabad que nos aguarda apenas ao final do dia. Pelo caminho visitamos a Makli Necropolis, um dos maiores cemitérios do mundo, inscrito no património UNESCO desde 1981. Não podemos deixar passar ao lado a famosa mesquita central de Thatta, a mesquita Shah Jahan, mandada construir pelo imperador mogol Shah Jahan em forma de gratidão ao povo, quando se refugiou nesta cidade após se revoltar contra o seu pai, Jahangir.
Antes de alcançarmos Hyderabad contemplamos aquele que é o maior lago de água doce do Paquistão e por aqui relaxamos antes de chegarmos ao destino.
Estadia: Hotel em Hyderabad
Alimentação: Peq-almoço, almoço e jantar
Hoje é o dia de alcançarmos o deserto de Thar, também conhecido pelo grande deserto da Índia. Cerca de 85% estende-se pela Índia e o restante pelo Paquistão, numa região onde a população é de maioria não-muçulmana, Umerkot é o único distrito do país de maioria Hindu.
Estadia: Hotel em Umerkot
Alimentação: Peq-almoço, almoço e jantar
Hoje experienciamos e testemunhamos em primeira mão a vida no deserto visitando lugares como Mithi, Nagarparkar, templos de Jain e Islamkot.
Estadia: Hotel em Umerkot
Alimentação: Peq-almoço, almoço e jantar
O destino de hoje é Sehawan Sherif, uma das cidades mais antigas da província de Sindh. Alguns historiadores afirmam que é tão antiga quanto o profeta Shees, filho do profeta Adam.
Todavia, a cidade ganhou mais popularidade devido ao santo Sufi, Shahabaaz Qalandar, um dos santos mais venerados no subcontinente, que aqui terá vivido no século XIII. Atrai milhares de viajantes todos os anos.
Estadia: Hotel em Sehwan Sherif
Alimentação: Peq-almoço, almoço e jantar
E que tal uma viagem desde o deserto até à montanha? Hoje chegamos a Gorakh Hill, o ponto mais alto da província de Sindh. O que restar do dia será para descansar e contemplar as vistas.
Estadia: Acampamento Gorakh Hill Top
Alimentação: Peq-almoço, almoço e jantar
Se tiveres coragem o nascer do sol será a primeira atividade do dia. Se não após o pequeno almoço rumamos até Mohenjo Daro, cidade património UNESCO, uma das cidades mais antigas do mundo, descoberta apenas no início do século XX.
Estadia: Hotel em Larkana
Alimentação: Peq-almoço, almoço e jantar
Continuamos para norte e hoje é um dia de viagem mais curto mas com algumas paragens. Sugerimos visitar o Mausuléu Bhutto, pertencente a uma das famílias mais poderosas do Paquistão. Após almoço visitamos o forte Kot Diji e deambulamos pela cidade que avistámos lá do alto.
Estadia: Hotel em Sukkur
Alimentação: Peq-almoço, almoço e jantar
A primeira visita do dia leva-nos até Uch Sharif, cidade fundada por Alexandre, o Grande nas margens do mítico Indo. São distintos os mosaicos e azulejos ao estilo já do sul do Punjab.
Estadia: Hotel em Bahawalpur
Alimentação: Peq-almoço, almoço e jantar
Passamos o dia a explorar a cidade de Bahawalpur, estado independente aquando da época da turbulenta independência do Paquistão. Foi um dos estados mais ricos do subcontinente, governado pelos Abbasi Nawabs, que aqui deixaram um rico legado arquitectónico.
Ainda hoje muitos lugares são controlados pela família, e carecem de permissão especial, pelo que a possibilidade de visita a alguns pontos previstos pode sofrer alterações de última hora.
Estadia: Hotel em Multan
Alimentação: Peq-almoço, almoço e jantar
Multan ocupa-nos a manhã, de forma relaxada. Para além de alguns monumentos previstos, caminhamos pelo bazar antes de chegarmos ao nosso destino final, Lahore.
Estadia: Hotel em Lahore
Alimentação: Peq-almoço, almoço e jantar
A nossa aventura está quase a terminar. Hoje parte do dia será para ser vivido, e deambular com calma pelo imenso bazar de Lahore. Deixa-te levar pela simpatia, hospitalidade paquistanesas e verás que mesmo assim o tempo vai ser curto para fotos, sorrisos e agradecimentos. É dia de celebrar o Paquistão.
Estadia: Hotel em Lahore
Alimentação: Peq-almoço, almoço e jantar
Depois de vários dias em viagem e carregados de experiências, vamos fazer para que esta manhã te acorde lentamente, faz sentido que te prepares para o grande evento da tarde!
É o último dia da nossa viagem ao Paquistão. Estamos na capital cultural deste país constituído há pouco mais de setenta anos depois da turbulenta “partição” vivida com o seu maior rival do cricket, a Índia.
É neste dia que vamos sentir esse fervilhar numa cerimónia de amizade e de ódio. Prepara a tua voz e grita connosco: Pakistan Zindabad!
O jantar será servido e o fim desta nossa aventura pelo Paquistão está aí à porta.
Estadia: Hotel em Lahore
Alimentação: Peq-almoço, almoço e jantar
Esperamos que a viagem tenha ido ao encontro das tuas melhores expectactivas, resta-nos desejar-te uma boa viagem e um bem-haja pela tua confiança.
15 noites de alojamento | Hotel e acampamento em quarto duplo/twin
Vôos internacionais | a partir de: 600€ (valor indicativo) | Visto: Cerca de 50€
É necessário visto para cidadãos portugueses para entrar no Paquistão. O mesmo deve ser obtido online através do portal OFICIAL DO GOVERNO no endereço electrónico VISA.NADRA.GOV.PK
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exactas.
Os transfers nesta viagem estão incluídos no preço (se dentro das datas do programa).
Fora das datas do programa, os transfers são por conta de cada viajante. Podemos, se assim o desejares solicitar um através do nosso hotel, para isso terás de o requerer junto da 100rota pelos canais disponíveis, aí nessa fase serão dados todos os detalhes de que necessitas.
Qualquer pessoa num estado razoável de saúde, mente aberta e gosto pela aventura, está apta para fazer esta viagem.
Tem em atenção que no Paquistão, os requisitos administrativos e checkpoints podem ser alterados da noite para o dia. As autoridades podem exigir requisitos adicionais que poderão afectar o itinerário.
Viajar no Paquistão requer uma abordagem flexível, e estar ciente de que o itinerário pode mudar e alterar assim o local das paragens noturnas.
As estradas do Paquistão estão em muitos lugares em muito maus estado, e não são em asfalto.
Nesta viagem utilizaremos transporte privado. Nalgumas pequenas deslocações poderemos utilizar transportes públicos para uma experiência mais autêntica.
Damos prioridade à limpeza e localização dos alojamentos. Gostamos que se situem o mais perto possível dos lugares a visitar, e se possível evitamos grandes cadeias hoteleiras privilegiando o negócio e economia local. Os quartos serão twin (camas separadas) ou duplos (cama de casal) e também sempre que possível com casa de banho privativa.
Toma em atenção que o turismo no Paquistão é sobretudo impulsionado pelos locais, o que pode significar que as condições hoteleiras não sejam as que estamos habituados na europa de uma forma geral. Por vezes não há wi-fi, por vezes não há água quente e é comum a eletricidade pública falhar, que é reposta através de geradores.
O Paquistão nos últimos anos viu aumentar consideravelmente o turismo estrangeiro. São já várias as agências estrangeiras do nosso género que têm vindo a fazer um percurso semelhante sem quaisquer problemas relacionados com este tema.
Não obstante, é verdade que o Paquistão é um país em constante evolução da sua sociedade, por isso mesmo optámos por ter connosco durante todo o percurso a presença de um nosso amigo e líder paquistanês que estará devidamente atualizado e informado acerca de possíveis alterações com a devida antecedência em caso disso.
A janela temporal para se fazer uma viagem ao Sul do Paquistão é curta. A melhor época para visitar a região é de Novembro a Fevereiro em que as temperaturas ficam mais amenas.
A comida paquistanesa é semelhante à sua vizinha índia com uma cozinha bem temperada e pivcante sobretudo mais a sul. Por norma baseia-se em galinha, borrego ou vegetais cozinhados com vários molhos acompanhados do pão Naan ou Roti e muito arroz.
No Paquistão há que observar algumas regras na forma de vestir. Para homens e mulheres todo o corpo deve estar coberto. As mulheres não devem expôr os ombros, usar roupas decotadas ou que salientem as formas do corpo.
Os homens não devem usar calções.
Para as mulheres não é obrigatório o uso do lenço mas tê-lo à mão para que sempre que necessário utilizar nas mesquitas ou outros lugares sagrados.
Como sabes o vôo não está incluído no programa de viagem, dando-te assim possibilidade de ter maior flexibilidade na escolha de horários, datas e sítio onde compras. Hoje em dia existem ferramentas muito boas que te podem ajudar a fazer a melhor compra, a momondo ou a skyscanner. Se ainda assim tiveres dificuldades contacta-nos. Não te esqueças que só deverás comprar o teu vôo quando a viagem estiver confirmada!
Ainda que não obrigatório, pode dar jeito um adaptador, a maior parte é do tipo C, modelo europeu continental. Todavia algumas tomadas poderão ser de 3 pinos.
Na maior parte dos hotéis há wi-fi ainda que possa ser algo lenta em algum dos casos. Alguns sites são bloqueados pelo governo por isso poderá ser útil descarregares um VPN antes de chegares ao país.
Se pretenderes estares sempre conectado poderás comprar um cartão SIM mas apenas na cidade, não é aconselhável fazê-lo no aeroporto.
Terás de fornecer os dados do teu passaporte e por vezes o visto.
O país não exige nenhum procedimento a nível de saúde para a entrada. Todavia recomendamos que faças uma consulta do viajante para este destino.
Se pretenderes uma consulta do viajante, recomendamos a Consulta do viajante online com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em medicina do viajante e blogger de viagens com a qual temos uma parceria. Deverás contactar pelo menos 2 meses antes do início da viagem. Contacta-nos para mais detalhes.