Este dia é reservado à tua chegada a Kandersteg. De comboio alcançamos a vila de Kandersteg, por aqui pernoitamos e carregamos baterias para os próximos dias!
Estadia: Hotel ou Guesthouse em Kandersteg
A exploração da região começa por aquele que é considerado um dos lagos mais bonitos dos Alpes berneses, o lago Oesnchinsee. Bem cedo, subimos, de teleférico, prepara o teu fato de banho, mas antes, já no topo, contemplamos as vistas e percorremos as margens do lago ao som dos chocalhos das vacas e das cabras.
Se o tempo estiver de feição fazemos um pic nic e regressamos calmamente a meio da tarde, mas agora a pé até Kandersteg.
Estadia: Hotel ou Guesthouse em Kandersteg
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Descrição da caminhada: 4km | 2 horas Nível: Moderado a difícil | Terra batida, e em asfalto | Desnível ascendente: 382m
Saímos de Kandersteg após um bom pequeno almoço. A caminhada é longa, mas a culpa da demora vai-se dever sobretudo às paragens para contemplar a paisagem. Pois há que obedecer à força da natureza e agradecer. Demoramo-nos o mais possível.
Estadia: Hotel Berghotel Steinbock ou similar em Selden
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Descrição da caminhada: 11km | 4-5 horas Nível: Moderado | Terra batida, e em asfalto | Desnível ascendente/descendente: 680m
Com a caminhada de hoje ficamos a conhecer todo o vale na sua extensão. O objectivo é alcançar o Glaciar de Kanderfirn, onde nasce o rio que nos acompanha desde Kandersteg. Passamos por todo o tipo de paisagens de montanha alpina até chegarmos à zona mais rochosa. O caminho é difícil mas a chegada é recompensadora e a sensação de desafio superado fará esquecer as dores musculares.
Sentamos e olhamos para todo o vale aos nossos pés.
No regresso poderá haver bolo caseiro, chegados ao alojamento um duche renovará as energias e o jantar será servido.
Estadia: Hotel Berghotel Steinbock ou similar em Selden
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Descrição da caminhada: 10km | 5-6 horas Nível: Difícil | Terra batida, terra, cascalho do rio | Desnível ascendente/descendente: 900m
Está na hora de dizer adeus. Esperamos que esta escapadinha tenha sido do teu agrado. Atá breve e obrigado!
4 noites de alojamento em quarto duplo/twin em Kandersteg e dormitórios e Selden (hotel e guesthouse)
Vôos internacionais a partir de: 150€ (preço indicativo)
Não é exigido conhecimento técnico de escalada ou alpinismo pelo que qualquer pessoa em boa condição física estará apta para realizar as caminhadas propostas.
Uma caminhada que não sendo técnica, será certamente mais exigente do ponto de vista físico a pessoas com menor preparação física. Razão pela qual é preponderante uma boa condição física para encarar a caminhada com a segurança e confiança necessárias.
Pessoas destreinadas, mas sem limitações físicas, poderão começar a treinar com antecedência a fim de estarem aptas com a condição física necessária à data da viagem, se quiserem sentir menos dificuldade.
O treino poderá incidir sobretudo na capacidade de resistência, para tal a corrida, caminhada, bicicleta ou a natação, 2/3 vezes por semana durante 40/60 minutos contínuos, são exemplos de boas opções de treino.
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exactas
O ponte de partida para esta viagem é a vila de Kandersteg que é servida por um eficiente serviço ferroviário. Nesta viagem propomos e incluímos bilhete de comboio Ida/volta desde os aeroportos de Genebra ou Zurique até/e de Kandersteg.
Este percurso de caminhada está construído para que seja uma aclimatação gradual. Começamos em Kandersteg, a 1174m de altitude até ao glaciar de Kanderfin a cerca de 2800m.
A adaptação do corpo à altitude depende da reação individual. Os sintomas mais comuns a que devemos estar alerta são: Dores de cabeça, cansaço e náuseas. Os sintomas menos comuns são a perda de apetite, irritabilidade ou confusão.
Nesta viagem, caso tenhas alguma doença crónica, como problemas cardíacos ou respiratórias, ou outra condição específica, é imperioso consultares o teu médico.
O país não exige nenhum procedimento a nível de saúde. Se pretenderes uma consulta do viajante, recomendamos a Consulta do viajante online com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em medicina do viajante e blogger de viagens com a qual temos uma parceria. Deverás contactar pelo menos 2 meses antes do início da viagem. Contacta-nos para mais detalhes.
Damos prioridade à limpeza e localização dos alojamentos. Gostamos que se situem o mais perto possível dos lugares a visitar, e se possível evitamos grandes cadeias hoteleiras privilegiando o negócio e economia local. Os quartos serão twin (camas separadas) ou duplos (cama de casal) e também sempre que possível com casa de banho privativa, isto em Kandersteg.
Em Selden, nas duas noites pernoitamos em guesthouse tradicional de montanha, os quartos serão em dormitórios com casa de banho partilhada.
Caso pretendas quarto individual contacta-nos para que o possamos providenciar.
O clima na Suiça nesta data é designado como verão alpino. Os dias poderão ser soalheiros, mas tem em consideração que estamos em montanha e o clima por isso mesmo por vezes imprevisível. Julho é todavia o mês em que a possibilidade de precipitação ou trovoadas é menor.
Em Kandersteg há boa conexão de rede e wi-fi. No vale de Gasterntal/Selden a rede é escassa e a partir de determinado ponto inexistente.
Poderás sempre comprar um cartão SIM local, para teres acesso a chamadas e dados móveis.
Mochila acima de 25L.
Botas de caminhada para o trekking.
Meias de trekking.
Ténis confortáveis para descanso pós trekking.
Calças de trekking de preferência com algum grau de impermeabilidade.
Blusão quente/impermeável
Corta vento impermeável.
Gorro.
Luvas.
Óculos de sol.
Protetor solar.
Creme hidratante.
Pensos adesivos para os pés
Como sabes o vôo não está incluído no programa de viagem, dando-te assim possibilidade de ter maior flexibilidade na escolha de horários, datas e sítio onde compras. Hoje em dia existem ferramentas muito boas que te podem ajudar a fazer a melhor compra, a momondo ou a skyscanner. Se ainda assim tiveres dificuldades contacta-nos. Não te esqueças que só deverás comprar o teu vôo quando a viagem estiver confirmada!
Para cidadãos com passaporte ou cartão de cidadão português não é necessário visto. Passaporte ou cartão de cidadão são válidos para entrar na Suiça.
Para facilitar a logística nas caminhadas de Kandersteg-Vale de Gasterntal e Gasterntal-Glaciar de Kanderfim fornecemos em conjunto com o alojamento lunch box. A mesma será composta com produtos locais, como pão, queijo, charcutaria, fruta e barrinhas energéticas.