Este é o dia reservado para a tua viagem e chegada à Jordânia. Do aeroporto Queen Alia, um transfer irá levar-te até ao nosso hotel, a cerca de 40 minutos de distância.
Poderás chegar de madrugada, se assim for resta-te apanhar o transfer e ter o descanso merecido.
A manhã acorda-nos para nos levar a caminhar pela caótica Amã. Dedicamos-lhe esta manhã passeando pelo seu pequeno mas interessante bazar na Downtown, espreitamos uma das Mesquitas mais antigas da cidade, caminharemos numa das suas ruas mais movimentadas e faremos umas paragens para provar algumas iguarias locais, quem sabe almoçando num dos lugares mais carismáticos de Amã.
Antes de finalizarmos o nosso dia, subimos até à cidadela e escutamos a chamada para a oração do Magrhib que ecoará sobre as sete colinas de Amã.
Terminamos junto do Teatro Romano o nosso dia onde poderás não só admirar esta obra, mas também observar o quotidiano dos jovens jordanos.
A nossa jornada leva-nos para norte, começando por As-Salt ou apenas Salt, cidade encaixada entre três colinas e que em 2021, finalmente, viu reconhecida a sua importância no seio da rica história da Jordânia.
Durante os últimos anos do período otomano a região prosperou com a chegada de mercadores vindos de Nablus, na Palestina, da Síria e do Líbano. Este facto terá atraído hábeis artesãos e outras entidades que contribuíram assim para transformar uma pequena aldeia rural numa próspera cidade com uma arquitetura distinta. O ambiente da cidade, com uma tolerância singular entre muçulmanos e cristãos ficou conhecido no país e por isso a UNESCO reconheceu-lhe o papel importante na consolidação do bem estar social no país e a convivência entre as várias religiões.
A seguir ao almoço alcançamos Ajloun e o seu castelo do século XII, situado a 1250m de altitude e exemplar ímpar na região da arquitetura militar árabe. Esta é uma das regiões mais férteis do país, e muito importante para os Jordanos na produção do azeite, fruta e gado. O que restar do dia será passado entre família numa aldeia rural jordana.
Seguimos hoje para Jerash ou Jarash. Esta monumental cidade greco-romana é um conjunto de ruínas do género das mais bem preservadas do Médio Oriente, e fez parte da conhecida rede de cidades romanas intituladas de Decapolis. Toda esta atmosfera te transportará ao imaginário das lutas de gladiadores, do comércio das especiarias, do requinte do Arco de Adriano, passando pelo Hipódromo, pela sua singular praça oval e pelo seu muitíssimo bem conservado cardo. Fecha os olhos e imagina-te aqui há mais de 2000 anos!
Já pela tarde chegamos a Madaba e começamos a explorar a “cidade dos mosaicos”. Com uma combinação forte entre vida rural, comércio e turismo religioso vamos a partir daqui fazer a viragem da paisagem mais verdejante do norte, para a Jordânia do nosso imaginário mais comum.
O final da tarde será quiçá a relaxar num, entre um bom chá e dois dedos de conversa entre livros.
Esta manhã depois de um bom pequeno almoço, e de ouvires a chamada para a oração, começamos o nosso dia visitando uma das mais importantes relíquias da arte religiosa cristã, um fragmento do Mapa de Madaba, uma das representações mais antigas da Terra Santa!
Sem demoras atrevemo-nos a descer mais de 400m abaixo do nível do Mar, e flutuar, que é a única coisa que irás conseguir fazer nestas águas carregadas de sal. Bem-vindos ao Mar Morto!
Hoje a viagem tem mais de uma centena e meia de quilómetros pelo que temos que nos fazer à estrada bem cedo. O destino será Dana, uma típica aldeia de montanha, inserida na Reserva Biosfera de Dana. Mas mais do que nunca, aqui o destino é tão importante como o caminho, irás deparar-te com algumas surpresas na imensa paisagem jordana, deixa-te levar e surpreender, pelo que poderá surgir a seguir a cada curva!
Até parece mentira o quanto mudou a paisagem. Estamos em Dana, e Dana é uma aldeia que foi ficando praticamente abandonada e em ruínas até que um grupo de locais tomou pôs mãos à obra e decidiu reconstruir algumas casas e investir no turismo rural. A aldeia está a rejuvenescer, e o turismo reabilitou esta preciosidade encaixada no topo do Wadi Araba. Hoje, se quiseres podes caminhar comigo ao som dos rebanhos de cabras e ovelhas, ou simplesmente ficar pela aldeia e contemplar a paz e o silêncio, tomando um chá com os locais e dando dois dedos de conversa. Não nos vamos esquecer do pôr do sol e à hora combinada lá estaremos.
Sei que Petra chama por ti desde que aterraste na Jordânia. É hoje. Ainda antes de almoço alcançamos a antiga cidade cidade do povo Nabateu, e uma das 7 novas maravilhas do mundo! Seguimos pela estrada que nos conduzirá a Little Petra ou em árabe Al Beida, que servia de posto avançado e de vigia da grande cidade a sul e por aqui teremos um aperitivo daquilo que nos irá ser servido após o almoço.
No que nos resta do dia faremos uma visita guiada para ficarmos a conhecer a história de Petra, e por fim certamente contemplar a vastidão da antiga capital dos Nabateus.
A imagem icónica do Tesouro que ontem descobriste, e do desfiladeiro que leva ao teu encontro, irá perdurar na tua memória. Hoje tens a oportunidade de voltar ao teu ritmo.
O dia será livre para explorares a magnificência e esplendor das suas centenas de fachadas, templos e túmulos. Se te sentires com forças convido-te a fazeres um ou mais dos trilhos disponíveis, fazendo a tua despedida de Petra com uma vista imensa.
Hoje acordamos bem cedo, são cerca de duas as horas que nos separam do deserto de Wadi Rum. A partir da aldeia situado às portas do deserto, um beduíno estará à nossa espera e será ele que nos irá conduzir e ajudar a contemplar este lugar pertencente ao nosso imaginário das arábias.
O convite à conversa mas simultaneamente ao silêncio é constante, por isso não nos faremos rogados e passaremos a noite ao som de canções, histórias e lendas beduínas que poderão surgir.
Após o pequeno almoço, partimos em direcção a Madaba. O caminho agora segue pelas margens do Mar Morto e avistaremos as terras de Israel e da Palestina lá na outra margem. Antes disso, poderemos mergulhar os nossos pés nas quentes águas do Mar Vermelho e mirar ao longe o Egito e Israel.
A viagem de regresso é a maior da nossa aventura, resta-nos chegar a Madaba e jantarmos numa varanda à nossa espera.
O teu vôo será de madrugada ou nas primeiras horas da manhã. Resta-me desejar um obrigado pela companhia e esperar que seja um até breve!
11 noites de alojamento em quarto duplo/twin | Hotel, turismo rural e tenda no deserto Wadi Rum
Vôos internacionais | a partir de: 450€ (preço indicativo)
Sim, vais precisar, no entanto a 100rota irá ser responsável pela sua emissão. O mesmo tem o custo à data de 40 JOD, sensivelmente 50€ e poderás formalizar o seu pagãmente antes ou durante a viagem. O visto, está incluído na modalidade do Turismo jordano “Jordan Pass” ser te à enviado por e-mail e só terás de o apresentar à chegada junto com o teu passaporte, não pagando por isso mais nada na fronteira.
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as datas exactas.
Os transfers são por conta de cada viajante. Podemos, se assim o desejares solicitar um através do nosso hotel, para isso terás de o solicitar junto da 100rota pelos canais disponíveis, aí nessa fase serão dados todos os detalhes de que necessitas.
A viagem será feita em carrinha de 9 lugares conduzida pelo próprio líder da viagem.
Em Amã, Madaba e Petra ficarás em pequenos hotéis de preferência de cariz familiar, damos muita importância à localização e à higiene. Os quartos serão sempre Twin (2 camas) ou Duplos (cama de casal) caso o desejarem, sempre que possível com casa de banho privativa.
Em Dana daremos preferência a uma cooperativa local que gere um conjunto de alojamentos espalhados pela aldeia. No deserto ficaremos em tendas de 2 ou 3 pessoas, e aqui o acesso à casa de banho é partilhado. Não precisarás de sacos-cama.
Esta viagem à Jordânia é uma viagem generalista e não tem foco na caminhada. Em Petra e Dana terás possibilidade de fazer percursos de caminhada específicos se quiseres explorar mais e ficar com outras perspetivas do lugar, mas têm carácter facultativo e o ritmo é teu!
A comida na Jordânia, como país da região do levante do Médio Oriente, é bastante apreciada. A carne é à base de borrego, vaca ou galinha e é confeccionada normalmente de modo semelhante ao mediterrâncio, à excepção de alguns pratos típicos como o Mansaf (arroz com carne de borrego e frutos secos). Por aqui não há muito peixe.
Para algo mais leve tens os Kebabs e showarmas, o hoummous e saladas. Para os vegetarianos existem opções, e certamente encontrarás algumas alternativas.
A Jordânia é conhecida por ser um dos países mais seguros do Médio Oriente. Tem boas relações com todos os seus vizinhos pelo que isso é uma vantagem. O país recebeu milhões de refugiados dos países ao seu redor e por isso mesmo a segurança aqui é algo muito importante para o governo, assim como o facto de o turismo ter um papel muito importante na economia do país.
Não necessitarás de adaptador para as tomadas a Jordânia. Na maior parte dos hotéis e restaurantes há wi-fi ainda que possa ser algo lenta. No deserto não há acesso a internet nem wi-fi, mas terás electricidade.
Se pretenderes estares sempre conectado poderás comprar um cartão SIM à chegada ao aeroporto, numa das operadoras locais.
Apesar da Jordânia ser um país bem mais flexível e aberto comparativamente com outros países muçulmanos da região, é aconselhável que as mulheres não usem roupas muito decotadas ou que salientem as formas do corpo. Ainda no caso das mulheres poderá ser útil o uso de um lenço para entrar em alguns locais religiosos
Como sabes o vôo não está incluído no programa de viagem, dando-te assim possibilidade de ter maior flexibilidade na escolha de horários, datas e sítio onde compras. Hoje em dia existem ferramentas muito boas que te podem ajudar a fazer a melhor compra, como a momondo ou a skyscanner. Se ainda assim tiveres dificuldades contacta-nos. Não te esqueças que só deverás comprar o teu vôo quando a viagem estiver confirmada.
O país não exige nenhum procedimento a nível de saúde. Se pretenderes uma consulta do viajante, recomendamos a Consulta do viajante online com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em medicina do viajante e blogger de viagens com a qual temos uma parceria. Deverás contactar pelo menos 2 meses antes do início da viagem. Contacta-nos para mais detalhes.