Bem-vindo a Argel! A aventura está prestes a começar! No dia da chegada terás um transfer da nossa equipa à tua espera no aeroporto para te levar até ao alojamento. Se tivermos tempo, podemos fazer um pequeno passeio pelo centro da capital. Se não, juntamo-nos em grupo ao jantar para apresentações e conversarmos sobre a nossa roadtrip pela Argélia.
Estadia: Hotel em Argel
Argel ainda vai figurar em listas como “As cidades mais bonitas que tens de conhecer”. Plantada à beira mar, Argel tem um pouco de tudo. No topo das colinas, começamos pelo Casbah – cidade rodeada por muralhas – e, neste caso, Argel tem o Casbah mais antigo do norte de África.
O Casbah de Argel e a influência Otomana estende-se por ruas estreitas e sinuosas que escondem muitos segredos e surpresas.
À medida que vamos descendo a arquitectura vai-se transformando e quando damos por nós, parece que estamos em Paris, mas desta vez vestida de branco. Aqui, vamos aprender mais sobre o legado francês, o passado colonial e a guerra da Independência.
Aproveitamos o almoço para descansar e provar a comida típica local e durante a tarde visitamos o Palácio dos Reis, o Jardim Botânico Hamma – onde os casais aproveitam para namorar e encontrar alguma privacidade. Terminamos no icónico Memorial aos Mártires para o pôr do sol!
Se sobrar energia, à noite ainda damos um pezinho de dança num dos bares de Argel!
Estadia: Hotel em Argel
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
De manhã arrancamos para as ruínas de Djemila e conhecemos uma das ruínas romanas mais bem preservadas do Norte de África!
É no meio das montanhas que a encontramos, património da UNESCO. Aqui, podemos perder-nos nas enormes avenidas ladeadas de colunas e imaginar como seria a vida há 2000 anos. Visitamos teatros, fóruns, templos, basílicas, ruas e casas.
Depois seguimos para uma das cidades mais bonitas da Argélia: Constantine. À chegada damos um pequeno passeio ao pôr do sol, para abrir o apetite para o dia seguinte.
Estadia: Hotel em Constantine
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Este dia será dedicado à Cidade das Pontes!
Começamos pelo famoso Palácio Ahmed Bey. Com um jardim vibrante, cheio de laranjeiras, o maior tesouro deste palácio são os seus murais, pintados pelo próprio Hajj Ahmed. Os frescos, raros na região, representam a sua peregrinação pelo Médio Oriente até chegar a Meca.
Contudo, Constantine é conhecida pelas suas pontes suspensas e vamos passar o dia a descobri-las. Cada ponte oferece uma vista panorâmica sobre os precipícios que sustentam a cidade.
Depois de almoço saímos das alturas e descemos até ao rio para vermos a cidade de um ângulo completamente diferente.
No fim do dia começamos a nossa viagem em direcção ao sul e pernoitamos em Batna.
Estadia: Hotel em Batna
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Começamos o dia com a visita a um pequeno museu escondido na periferia de Batna. Num lugar que passaria completamente despercebido, encontramos centenas de relíquias romanas, desde estátuas a campas e mosaicos. Uma pequena amostra do que está para vir… Timgad é o próximo destino!
Desenhada por militares, é aqui que fica o maior complexo de ruínas romanas da Argélia. Passeamos pelas suas ruas perfeitamente desenhadas enquanto descobrimos mais sobre a história desta cidade.
Despedimo-nos de Timgad e da paisagem mediterrânica. A partir daqui tudo se torna mais árido e a vegetação passa a ser composta por palmeiras carregadas de tâmaras.
Depois de almoço alcançamos o famoso desfiladeiro esculpido durante milhões de anos pela natureza: estamos em Ghoufi. É o lugar perfeito para uma pequena caminhada de exploração, há tanto para descobrir!
Por fim, seguimos para Biskra onde descansamos depois de um dia em cheio.
Estadia: Hotel em Biskra
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Temos um longo dia na estrada pela frente. Mas hoje não vamos simplesmente viajar no espaço, viajamos também no tempo!
Depois de muitos quilómetros, alguns camelos e de uma pausa no caminho para almoço, chegamos ao Vale do M’zabe. Visitamos um lugar único no mundo: Beni Isguen. A mais pitoresca das cinco aldeias históricas do M’zab é a nossa carta de apresentação para a região.
Beni Isguen é uma janela para o passado, um lugar intocado pelo progresso. Aqui, começamos a aprender mais sobre a cultura M’zabite e como é inseparável do Ibadismo – um ramo do Islão, tal como o sunita e o xiita.
Com o sol já baixo, as cores quentes que caracterizam a arquitectura M’zabite tornam-se ainda mais intensas e deliciamo-nos com as vistas sobre o Vale do M’zabe que exploraremos no dia seguinte.
Estadia: Guesthouse no Vale do M’zabe
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Este é um dia mais lento, para saborearmos tudo o que a região tem para oferecer.
De manhã visitamos mais algumas das aldeias (ksour) do Vale do M’zabe. Uma delas, Ghardaia. Ao contrário de Beni Isguen, Ghardaia já não é apenas um lugar histórico. Por fora das suas muralhas surgem casas modernas, escolas, mesquitas e hospitais. Algumas mulheres já não usam véu.
Mas passando as portas da fortaleza, lá estamos nós outra vez, na casa dos Ibadis. Dentro de Ghardaia aprendemos mais sobre como a arquitectura e a cultura se fundem. Aqui há também um grande respeito pela terra e pelos seus recursos. Tudo é feito de forma sustentável e as aldeias do M’zab inspiraram vários arquitectos internacionais, incluindo Le Corbusier.
Durante a tarde podemos passear pela zona mais verde da região onde as palmeiras abundam e quiçá desfrutar da mítica hospitalidade M’zabite.
Estadia: Guesthouse no Vale do M’zabe
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
É dia de seguirmos até às profundezas da Argélia. Agora sim, vamos em busca do deserto do nosso imaginário. Depois de uma longa viagem de carro (a última!) chegamos a Timimoun.
O nome “cidade vermelha” não foi dado ao acaso. Em Timimoun, todos os edifícios vestem esta cor. Visitamos o muito fotogénico centro histórico e terminamos com mais um pôr do sol épico a admirar a vastidão da paisagem.
Terminamos o nosso dia com um jantar tradicional e uma noite de música!
Estadia: Guesthouse em Timioum
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
A Argélia é o maior país do continente africano e isso reflecte-se na diversidade dos seus povos. Em Timimoun, as cores e os traços misturam-se e pela primeira vez sentimos que estamos mesmo em África, à porta da casa dos Tuareg.
No último dia da nossa viagem descobrimos uma nova realidade e aprendemos mais sobre a cultura do deserto. À volta de Timimoun existem inúmeras ruínas de aldeias onde outrora várias comunidades viviam e é espectacular imaginar como seria o dia-a-dia dos seus habitantes há séculos.
Neste dia trocamos os nossos carros por jipes e vamos à aventura no deserto!
No último jantar de grupo celebramos a nossa viagem à Argélia e partilhamos as nossas melhores memórias e aprendizagens.
Estadia: Guesthouse em Timioum
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Chegou a altura de voltares para casa se não seguires connosco na EXTENSÃO. Todavia teremos sempre de voar até Argel, e aqui sim podemos despedirmo-nos. Espero que regresses com o coração cheio e com muitas histórias para contar!
Até à próxima!
Chegada a Djanet e visita à pequena cidade para fazer as últimas compras nos mercados antes de nos despedirmos da civilização.
Partida em 4×4 rumo a In Djarren, onde as dunas nos recebem para a primeira noite sob um céu coberto de estrelas.
Estadia: Campismo selvagem
Alimentação: Peq.almoço, almoço e jantar
De In Djarren, seguimos por desfiladeiros de rocha avermelhada. Visitamos os locais de arte rupestre de In Ahahar, com as gravuras de girafas e elefantes que testemunham um Sahara outrora verdejante. O guia Tuareg partilha histórias e lendas da região. No final do dia, chegada ao mítico rochedo de Moula Naga
Estadia: Campismo selvagem
Alimentação: Peq.almoço, almoço e jantar
De Moula Naga a Tin Tekak, viajamos por planícies de dunas brancas e douradas, rodeadas de formações rochosas impressionantes. Para o almoço, fazemos um piquenique, seguido de uma tarde livre para caminhar pelas dunas ou simplesmente contemplar o silêncio do deserto
Estadia: Campismo selvagem
Alimentação: Peq.almoço, almoço e jantar
Rumo a Tin Merzouga, o coração do Tadrat. Diante de nós surgem, dunas gigantes cujas cores mudam consoante da luz, contrastando com rochas esculpidas pelo vento durante milhões de ano
Estadia: Campismo selvagem
Alimentação: Peq.almoço, almoço e jantar
Bem cedo, os mais aventureiros podem subir a mítica duna de Tin Merzouga para assistir ao espetáculo ao nascer do sol. Depois, seguimos para os desfiladeiros de Afazo e Indjarren, antes de entrar no Tassili de Monhor: um labirinto de corredores de pedra e grutas, onde a areia se infiltra como um rio dourado.
Estadia: Campismo selvagem
Alimentação: Peq.almoço, almoço e jantar
Cruzamos as majestosas dunas do Erg Admer, uma paisagem quase lunar, até ao Wadi Taffassasset.
Estadia: Campismo selvagem
Alimentação: Peq.almoço, almoço e jantar
Seguimos pelo vale do Egharghar em direção a Djanet. No caminho, visitamos a gravura da Vaca que Chora, uma das mais famosas do Tassili. Chegada a Djanet onde vamos tomar o melhor banho das nossas vidas! Celebramos a nossa viagem com um último jantar e noite no deserto!
Estadia: Acampamento em Djanet (com casa de banho partilhada)
Alimentação: Peq.almoço, almoço e jantar
Transfer para o aeroporto. Despedimo-nos da hospitalidade Tuareg, e voltamos a casa depois de uma aventura inesquecível!
Alojamento em quarto duplo/twin | 1 noite em quarto quádruplo em Constantine
Incluído na Viagem Sul:
Acompanhamento líder 100 Rota e equipa local
Vôos internacionais a partir de: 200€ (valor indicativo)
Não Incluído na Viagem Sul:
Vôos internacionais a partir de: 200€ (valor indicativo)
Na realidade são duas viagens diferentes, por isso damos a possibilidade de embarcares apenas na Viagem às profundezas do Sahara.
A prioridade de ingresso será dada todavia a quem se inscreva no programa base.
Todas as tuas dúvidas são bem-vindas. Algumas das quais cremos estão respondidas abaixo nas FAQ.
Caso formalizes a tua inscrição serão fornecidas, entre 30 a 60 dias ANTES do início do programa o que chamamos de DICAS DE VIAGEM.
Aqui respondemos a questões mais concretas e com uma atualização mais aproximada como por exemplo;
Vistos, comportamento em viagem, clima, código de vestuário, tipo de bagagem aconselhada, dinheiro a levar, alojamentos (nomes), transportes, comunicação e eletricidade.
Não obstante, para uma ideia geral exortamos a que leias as FAQ abaixo
Sim. O visto tem que ser feito junto da embaixada de Lisboa. O custo atual é de cerca de 90€.
Toda a informação e documentação necessária neste site: https://www.emb-argelia.pt/vistos/
NOTA: PARA QUEM OPTA PELE EXTENSÃO
Recentemente, o governo argelino numa forma de promover o turismo no sul do país dá a possibilidade de obter o visto gratuito à chegada em Argel.
Para tal é necessário uma carta convite que será fornecida por nós através do parceiro local.
Qualquer pessoa num estado razoável de saúde, mente aberta e gosto pela aventura, está apta para fazer esta viagem. Há dias em que faremos muitos quilómetros a pé, mas tentaremos adaptar ao ritmo do grupo.
Há a possibilidade de sermos escoltados pela polícia ou militares entre cidades.
NA EXTENSÃO:
Se optaste em fazer a extensão terás de ter a noção que:
Não há internet
Não há casas de banho
Não há eletricidade
Irás acampar de forma selvagem. Isso significa ter de abdicar dos confortos a que estamos habituados e dado como garantidos durante esta semana. Há que encará-lo como um desafio.
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exactas.
Os transfers nesta viagem estão incluídos no preço (se dentro das datas do programa).
Fora das datas do programa, os transfers são por conta de cada viajante. Podemos, se assim o desejares solicitar um através do nosso hotel, para isso terás de o requerer junto da 100rota pelos canais disponíveis, aí nessa fase serão dados todos os detalhes de que necessitas.
Metro, em Argel, de van e carro particulares e de jipe.
Ficamos em pequenos hotéis, nas cidades e em guesthouses no deserto.
Damos prioridade à limpeza e localização dos alojamentos. Gostamos que se situem o mais perto possível dos lugares a visitar, e se possível evitamos grandes cadeias hoteleiras privilegiando o negócio e a economia local. Os quartos serão twin (camas separadas) ou duplos (cama de casal) e também sempre que possível com casa de banho privativa.
É possível que possas ter de ficar em quartos triplos ou quádruplos num dos alojamentos.
A Argélia não é um país muito turístico, mas é um país muito seguro! Há bastante controlo pela parte do governo sobre quem entra e para onde vai, mas é tudo para garantir a segurança dos turistas.
Vamos percorrer mais de 2000 quilómetros nesta viagem, por isso o clima pode variar bastante. O Norte da Argélia tem um clima mediterrâneo, semelhante ao de Portugal. Por isso, podemos esperar um Outono morno.
No deserto, o clima é muito seco e quente. É importante levar protector solar e chapéu. As temperaturas podem chegar aos 30 ou 35 graus.
A comida na Argélia é deliciosa! Os ingredientes e sabores são-nos familiares. Muitos guisados, couscous, sopas e ingredientes frescos. Também há uma grande prevalência de pastelarias francesas, o que é sempre é sempre positivo!
Não há álcool disponível, a não ser em bares e hotéis em Argel.
Nesta viagem optámos por incluir as refeições (pequeno almoço, almoço e jantar) desde o 2º dia do programa ao 9º dia (excepto dia de chegada e dia de partida e excepto bebidas alcoólicas).
Na extensão as refeições estão também incluídas (peq. almoço, almoço e jantar) desde o dia 11 da extensão ao dia 17 (excepto o dia de chegada à extensão e o dia da partida)
A Argélia é um país muito grande que alberga muitas culturas. Durante a viagem vamos passar por zonas mais conservadoras. Não é comum ver-se homens de calções e estes não são permitidos nas mesquitas. Aconselhamos levar calças leves e frescas e porventura calções para os dias de estrada ou em zonas mais liberais.
No caso das mulheres, calções e saias curtas não são recomendados. O melhor será levar calças largas e leves, que funcionam em todas as ocasiões. Em geral, também será melhor evitar blusas ou tops que revelem os ombros ou com decotes. As cidades do norte são mais liberais, quase como na Europa. É aconselhável levar um lenço para cobrir o cabelo para visitar as mesquitas.
Como sabes o vôo não está incluído no programa de viagem, dando-te assim possibilidade de ter maior flexibilidade na escolha de horários, datas e sítio onde compras. Hoje em dia existem ferramentas muito boas que te podem ajudar a fazer a melhor compra, a momondo ou a skyscanner. Se ainda assim tiveres dificuldades contacta-nos. Não te esqueças que só deverás comprar o teu vôo quando a viagem estiver confirmada!
Em princípio teremos acesso à electricidade em todos os alojamentos e em geral haverá cobertura telefónica e acesso à internet. A wifi poderá não ser a melhor, por isso se a ligação à internet for importante, recomendamos a compra de um eSIM ou SIM.
Para aconselhamento médico, medicação e eventuais vacinas, recomendamos a Consulta do Viajante Online® com médicos com formação em medicina do viajante e eles próprios viajantes frequentes.
Deverás ter a tua consulta 4 a 6 semanas antes da data da partida.
O código 100ROTA dar-te-á 3€ de desconto directo quando aplicado no checkout, em www.consultadoviajanteonline.pt