14 noites de alojamento | Hotel e Comboio noturno Teerão-Mashad
Vôos internacionais | a partir de: 1000€ (valor indicativo)
Sim. É necessário visto para cidadãos portugueses para entrar no Irão e no Afeganistão.
Para o Irão o visto poderá ser pedido online, no sítio: https://evisa.mfa.ir/en/. Notem que é concedida apenas uma autorização de entrada que só é confirmada aquando da chegada ao aeroporto de chegada.
Para o Afeganistão, o visto será pedido ou na Embaixada do país em Teerão OU no consulado em Mashad, em ambos os locais é facultado no próprio dia. Para o efeito é necessário 2 fotos tipo pass, carta convite (que será fornecida por nós) e 120USD.
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exactas.
No Afeganistão se quiseres regressar fora das datas do programa, basta que nos informes da tua intenção de forma a podermos solicitar a respetiva autorização junto das autoridades afegãs.
Os transfers nesta viagem estão incluídos no preço (se dentro das datas do programa).
Fora das datas do programa, os transfers são por conta de cada viajante. Podemos, se assim o desejares solicitar um através do nosso hotel, para isso terás de o requerer junto da 100rota pelos canais disponíveis, aí nessa fase serão dados todos os detalhes de que necessitas.
O Afeganistão, desde a tomada de poder pelo novo regime em 2021 viu aumentar consideravelmente a sua segurança.
Não obstante, é verdade que o país está a viver uma mutação algo brusca na sua sociedade, e sim, não se prevê para breve uma situação de estabilidade. Todavia, os locais acordam que neste momento vive-se a época mais segura dos últimos 20 anos, devido ao forte controlo das autoridades nesta área.
Estaremos sempre informados acerca de possíveis alterações com a devida antecedência em caso disso.
Pequeno crime como furto, roubo é praticamente inexistente, mesmo com a pobreza imensa com que o país se depara.
Qualquer pessoa num estado razoável de saúde, mente aberta e gosto pela aventura, está apta para fazer esta viagem. Terás sempre de ter bem presente que o choque cultural, o estado do país e a situação política são um constante desafio.
Tem em atenção que no Afeganistão, os requisitos administrativos e checkpoints podem ser alterados da noite para o dia. As autoridades podem exigir requisitos adicionais que poderão afetar o itinerário.
Viajar no Afeganistão requer uma abordagem flexível, e estar ciente de que o itinerário pode mudar e alterar assim o local das paragens noturnas.
As estradas estão em muitos lugares em muito mau estado, e não são em asfalto.
Para além disto podem ocorrer questões de segurança que nos podem obrigar também a alterar o percurso.
Nesta viagem utilizaremos transporte privado, mini-bus ou viaturas mais pequenas conduzidas pelos nossos parceiros locais.
Damos prioridade à limpeza e localização dos alojamentos. Gostamos que se situem o mais perto possível dos lugares a visitar.
Os quartos serão twin (camas separadas) ou duplos (cama de casal) e também sempre que possível com casa de banho privativa.
Toma em atenção que o turismo no Afeganistão é sobretudo impulsionado pelos locais, o que pode significar que as condições hoteleiras não sejam as que estamos habituados na europa de uma forma geral.
No país, um 4 estrelas é equivalente por exemplo a um 3 estrelas razoável para os nossos padrões.
Em Maio considera-se por aqui o fim da primavera e o início do verão. Cabul será a cidade menos quente, e as temperaturas podem rondar os 30/35º de máxima e 12/15º.
Kandahar será o oposto com temperaturas podendo atingir já os 40º, as noites em maio tendem ainda a ser relativamente frescas, entre os 15/20º.
A comida baseia-se na carne, em forma de kebab acompanhada de arroz. Depois, há lentilhas, feijão estufado e alguns vegetais. É famoso o polao cabulsi, arroz com passas, que pode ser acompanhado de carne ou não.
Aos homens é exigido que tapem as pernas, com uso de calças, e o tronco com pelo menos uso de T-shirts. É recomendável e mais confortável o uso de roupas mais largas.
Às mulheres é exigido o uso de roupas largas, sem decotes e apenas as mãos, face e pés podem estar expostos. É confortável e recomendado que usem abaya.
Como sabes o vôo não está incluído no programa de viagem, dando-te assim possibilidade de ter maior flexibilidade na escolha de horários, datas e sítio onde compras. Hoje em dia existem ferramentas muito boas que te podem ajudar a fazer a melhor compra, a momondo ou a skyscanner. Se ainda assim tiveres dificuldades contacta-nos. Não te esqueças que só deverás comprar o teu vôo quando a viagem estiver confirmada!
Na maior parte dos hotéis há wi-fi ainda que possa ser algo lenta em algum dos casos. Alguns sites são bloqueados pelo governo por isso poderá ser útil descarregares um VPN antes de chegares ao país.
Se pretenderes estares sempre conectado poderás comprar um cartão SIM mas apenas na cidade, não é aconselhável fazê-lo no aeroporto.
Terás de fornecer os dados do teu passaporte e por vezes o visto.
Não é necessário adaptador.
O país não exige nenhum procedimento a nível de saúde. Se pretenderes uma consulta do viajante, recomendamos a Consulta do viajante online com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em medicina do viajante e blogger de viagens com a qual temos uma parceria. Deverás contactar pelo menos 2 meses antes do início da viagem. Contacta-nos para mais detalhes.