O dia está reservado para a tua viagem. Deverás chegar já na madrugada do dia 2 da viagem. É hora de fazer o check in e descansar.
Estadia: Venrus hotel em Teerão ou similar
O plano para o dia de hoje é que possamos caminhar tranquilamente pelas ruas de Teerão durante maior parte do dia.
Sugiro que façamos uma primeira visita matinal (caso esteja aberto) ao Museu “Den of Espionage”, outrora Embaixada dos Estados Unidos da América.
Daqui saímos em direção ao Bazar e mergulhamos a fundo nas suas ruelas e no simpático povo iraniano que nos irá brindar concerteza com muitos sorrisos.
Depois de almoço, calmamente regressamos ao hotel e estamos livres até às 16/17h, hora em que partimos para a Estação de comboios de Teerão e embarcamos no mítico comboio noturno que nos leva até Mashad.
Estadia: Comboio noturno
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Ao início do dia, caso não haja atrasos estamos em Mashad. O plano é colocar as bagagens no Hotel e rumar até ao Consulado Afegão, a cerca de 500m do nosso alojamento. O processo ocupará grande parte da manhã.
Ao entardecer, contemplamos o incrível Santuário do Imam Reza já com as cores da sua iluminação artificial ligadas.
Estadia: Khorshid Taban Hotel ou similar em Mashad
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Hoje é o grande dia! Já em viaturas afegãs, cerca das 3/4h da manhã partimos em direção a Herat, uma das mais importantes cidades do país, e património UNESCO, onde prevemos chegar entre as 14/15h. Resta-nos fazer o check-in e antes do fim do dia caminhar no parque em redor do hotel e começar a tomar o pulso à sociedade afegã.
Estadia: Sadaf Hotel ou similar em Herat
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Hoje, já carregados de energia, botamos o pé na rua e começamos por visitar o agitado bazar de Herat. Vamos demorar-nos, pelo que a hora de almoço chegará e daqui saímos para a cidadela.
A cidade, capturada por Alexandre, o Grande em 330 a.c cresceu e assim foi construída uma cidadela/fortaleza. O local manteve a sua importância para os seguintes impérios, mesmo antes de se tornar o bastião abássida já no século VIII d.c.
Antes de regressarmos ao alojamento surpreendemo-nos com os Minaretes do antigo complexo de Musallah, grande parte destruído pelos britânicos no século XIX.
Estadia: Sadaf Hotel ou similar em Herat
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
O dia reserva-nos uma viagem de 10/12 horas de Herat a Kandahar, passANDO pelas províncias de Helmand e Farah.
Paramos para fotos, almoçar e saborear frutas frescas no caminho. Chegamos a Kandahar ao fim do dia recheados de boas imagens e já preparados para conhecer Kandahar, a cidade e região mais conservadoras do Afeganistão.
Estadia: Hotel em Kandahar
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Bem-vindos a Kandahar. Uma cidade com bastante importância histórica na região, sobretudo devido à sua localização geográfica. Grande centro de comércio e agricultura, viu aqui nascer o movimento Talibã.
Começamos o nosso tour visitando a Mesquita do Manto do Profeta Maomé e o Mausoléu de Ahmed Shah Durrani. Não esquecemos o túmulo de Mirwais Khan Hotak e o Chilzina (Quarenta Passos).
O resto do dia caminhamos pelo seu antigo bazar (bazar Sarpush) e respiramos o ar pashtun da região.
Estadia: Hotel em Kandahar
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Partimos cedo para Bamyan, viajando pelas fascinantes, mas muito difíceis estradas afegãs, com paragens em pitorescas áreas de descanso para nos refrescarmos e tirar fotos inesquecíveis. Chegamos a Bamyan já depois do fim do dia, prontos para um bom jantar local. Uma das refeições locais mais populares no Afeganistão.
Estadia: Noor Band Qala hotel ou similar em Bamyam
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Depois de vários dias a acordar de madrugada, hoje “deixamos-te” dormir mais um pouco.
A tranquilidade de Bamyam assim nos convida.
Podemos começar por visitar as comunidades de refugiados que vivem em cavernas perto dos famosos Budas de Bamyan, tomamos chá quiçá e compartilhamos histórias e experiências.
De seguida e mesmo ali ao lado os míticos Budas De Bamyan, ou o que resta deles.
Estadia: Noor Band Qala hotel ou similar em Bamyam
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Hoje, uma aventura épica espera-nos. De manhã seguimos até aos míticos lagos Band-e-Amir situados a 3.000 metros de altitude. Para além da beleza da paisagem, este lugar dá-nos uma visão do turismo doméstico no Afeganistão.
Estadia: Noor Band Qala hotel ou similar em Bamyam
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
A tranquilidade de Bamyam ajudou-nos a carregar baterias, prepara-te, este dia vai ser longo, mas intenso de paisagens avassaladoras.
Partimos de Bamyan ao início da manhã para uma viagem de 16/18 horas em direção a Mazar-e-Sharif, numa estrada bastante danificada, sobretudo depois das inundações no início de 2024.
Atravessamos as montanhas Hindukush através de Salang, um túnel de 2,67 km de extensão, 3.200m acima do nível do mar, que já foi o túnel mais alto do mundo. Passamos pelas províncias de Parwan, Baghlan e Samangan.
O pequeno almoço é já no caminho e para o almoço muita fruta fresca. Prepara a tua máquina fotográfica, as paisagens não lhe vão dar descanso.
Chegamos a Mazar-I-Sharif já após o sol posto.
Estadia: Hotel em Mazar I Sharif
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Após o pequeno almoço, fazemos a inscrição no departamento de segurança da região. Visitamos o lugar histórico mais emblemático do norte do Afeganistão: a Mesquita Azul.
NOTA: Recentemente o governo Talibã tem imposto severas restrições para a visita desta Mesquita, iremos dar o nosso melhor para que seja possível.
A uma curta distância de carro em direção ao distrito de Balkh, está supostamente a cidade mais antiga da história, aqui visitamos as ruínas da Casa Rumi, Tumba de Rabia, Haj Piada (Templo de Zoroastro) e Bala Hesar (ruínas da enorme cidadela construída por Alexandre, o Grande). Conhecemos pessoas e vivenciamos seu quotidiano. O jantar será servido e agradecemos.
Estadia: Hotel em Mazar I Sharif
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
A viagem de hoje é de avião que nos levará de Mazar-e-Sharif com destino a Cabul.
Após a chegada, fazemos check-in e o registo no Departamento de Turismo do Afeganistão.
Consoante a hora de chegada podemos já começar a explorar o centro da capital afegã.
Estadia: Khyber hotel em Cabul ou similar
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Após o pequeno almoço, levamos-te ao topo da colina BiBi Mahroo para ter uma vista panorâmica da cidade de Cabul. Continuamos com um passeio pelo animado bazar e uma visita ao famoso Mercado das Aves. Visitar o mercado de pássaros em Cabul é uma experiência, pois não é apenas um mercado de pássaros, mas uma visão incrível da rotina dos afegãos – encontramos ferreiros, vendedores ambulantes, talhos, padarias, lojas antigas e muitos frutos secos – tudo o que os locais precisam está aqui no bazar Mandawi.
Antes de terminarmos o dia visitamos o Santuário de Sakhi, inicialmente construído na época de Ahmad Shah Baba, fundador do Império Durrani no século XVIII. Está associado ao local para onde foi trazido o manto do profeta islâmico Maomé, portanto, este é um local sagrado. O pôr do sol poderá ser lá do alto com vista sobre a Capital.
Estadia: Khyber hotel em Cabul ou similar
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
O dia está reservado para a tua partida. Resta-me desejar um obrigado pela companhia e esperar que seja um até breve!
14 noites de alojamento | Hotel e Comboio noturno Teerão-Mashad
Vôos internacionais | a partir de: 1000€ (valor indicativo)
Sim. É necessário visto para cidadãos portugueses para entrar no Irão e no Afeganistão.
Para o Irão o visto poderá ser pedido online, no sítio: https://evisa.mfa.ir/en/. Notem que é concedida apenas uma autorização de entrada que só é confirmada aquando da chegada ao aeroporto de chegada.
Para o Afeganistão, o visto será pedido ou na Embaixada do país em Teerão OU no consulado em Mashad, em ambos os locais é facultado no próprio dia. Para o efeito é necessário 2 fotos tipo pass, carta convite (que será fornecida por nós) e 120USD.
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exactas.
No Afeganistão se quiseres regressar fora das datas do programa, basta que nos informes da tua intenção de forma a podermos solicitar a respetiva autorização junto das autoridades afegãs.
Os transfers nesta viagem estão incluídos no preço (se dentro das datas do programa).
Fora das datas do programa, os transfers são por conta de cada viajante. Podemos, se assim o desejares solicitar um através do nosso hotel, para isso terás de o requerer junto da 100rota pelos canais disponíveis, aí nessa fase serão dados todos os detalhes de que necessitas.
O Afeganistão, desde a tomada de poder pelo novo regime em 2021 viu aumentar consideravelmente a sua segurança.
Não obstante, é verdade que o país está a viver uma mutação algo brusca na sua sociedade, e sim, não se prevê para breve uma situação de estabilidade. Todavia, os locais acordam que neste momento vive-se a época mais segura dos últimos 20 anos, devido ao forte controlo das autoridades nesta área.
Estaremos sempre informados acerca de possíveis alterações com a devida antecedência em caso disso.
Pequeno crime como furto, roubo é praticamente inexistente, mesmo com a pobreza imensa com que o país se depara.
Qualquer pessoa num estado razoável de saúde, mente aberta e gosto pela aventura, está apta para fazer esta viagem. Terás sempre de ter bem presente que o choque cultural, o estado do país e a situação política são um constante desafio.
Tem em atenção que no Afeganistão, os requisitos administrativos e checkpoints podem ser alterados da noite para o dia. As autoridades podem exigir requisitos adicionais que poderão afetar o itinerário.
Viajar no Afeganistão requer uma abordagem flexível, e estar ciente de que o itinerário pode mudar e alterar assim o local das paragens noturnas.
As estradas estão em muitos lugares em muito mau estado, e não são em asfalto.
Para além disto podem ocorrer questões de segurança que nos podem obrigar também a alterar o percurso.
Nesta viagem utilizaremos transporte privado, mini-bus ou viaturas mais pequenas conduzidas pelos nossos parceiros locais.
Damos prioridade à limpeza e localização dos alojamentos. Gostamos que se situem o mais perto possível dos lugares a visitar.
Os quartos serão twin (camas separadas) ou duplos (cama de casal) e também sempre que possível com casa de banho privativa.
Toma em atenção que o turismo no Afeganistão é sobretudo impulsionado pelos locais, o que pode significar que as condições hoteleiras não sejam as que estamos habituados na europa de uma forma geral.
No país, um 4 estrelas é equivalente por exemplo a um 3 estrelas razoável para os nossos padrões.
Em Maio considera-se por aqui o fim da primavera e o início do verão. Cabul será a cidade menos quente, e as temperaturas podem rondar os 30/35º de máxima e 12/15º.
Kandahar será o oposto com temperaturas podendo atingir já os 40º, as noites em maio tendem ainda a ser relativamente frescas, entre os 15/20º.
A comida baseia-se na carne, em forma de kebab acompanhada de arroz. Depois, há lentilhas, feijão estufado e alguns vegetais. É famoso o polao cabulsi, arroz com passas, que pode ser acompanhado de carne ou não.
Aos homens é exigido que tapem as pernas, com uso de calças, e o tronco com pelo menos uso de T-shirts. É recomendável e mais confortável o uso de roupas mais largas.
Às mulheres é exigido o uso de roupas largas, sem decotes e apenas as mãos, face e pés podem estar expostos. É confortável e recomendado que usem abaya.
Como sabes o vôo não está incluído no programa de viagem, dando-te assim possibilidade de ter maior flexibilidade na escolha de horários, datas e sítio onde compras. Hoje em dia existem ferramentas muito boas que te podem ajudar a fazer a melhor compra, a momondo ou a skyscanner. Se ainda assim tiveres dificuldades contacta-nos. Não te esqueças que só deverás comprar o teu vôo quando a viagem estiver confirmada!
Na maior parte dos hotéis há wi-fi ainda que possa ser algo lenta em algum dos casos. Alguns sites são bloqueados pelo governo por isso poderá ser útil descarregares um VPN antes de chegares ao país.
Se pretenderes estares sempre conectado poderás comprar um cartão SIM mas apenas na cidade, não é aconselhável fazê-lo no aeroporto.
Terás de fornecer os dados do teu passaporte e por vezes o visto.
Não é necessário adaptador.
O país não exige nenhum procedimento a nível de saúde. Se pretenderes uma consulta do viajante, recomendamos a Consulta do viajante online com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em medicina do viajante e blogger de viagens com a qual temos uma parceria. Deverás contactar pelo menos 2 meses antes do início da viagem. Contacta-nos para mais detalhes.