últimos
lugares
Viva México! Especial dia dos mortos
Com Rosa Furtado
Da Cidade do México a Guanajuato | Cultura, pessoas, festa e gastronomia!
27 Out a 12 Nov 2025
17 dias | 1940€
Seguinte
Viva México! Especial dia dos mortos
1 / 1

Entrar em contacto connosco #Agendar Viagem

Preenche os campos
  • Formato da data:DD barra MM barra AAAA
  • Especificações

  • Contacto de Emergência

  • Dados de Faturação

  • A informação recolhida serve apenas para dar resposta via e-mail e/ou telefone. Não guardamos essa informação em nenhuma base de dados.
| Cultura
| Gastronomia
Dificuldade: 5/10
Conforto: 6/10
Cultural: 8/10
4-10 pessoas
Viva México! Especial dia dos mortos
27 Out a 12 Nov 2025
17 dias | 1940€
A viagem
Desafiamos-te a desfrutar da imensa riqueza cultural que o México tem para oferecer.
Começamos a nossa viagem ao México, pela imensa capital e percorremos 6 dos 31 estados federais deste país.
As cidades são imensas, cheias de vida, cor e de arte. Os sítios arqueológicos são o encanto dos amantes de história e as paisagens naturais são de cortar a respiração.
Como não podia deixar de ser, a nossa viagem vai ser também gastronómica, pois a culinária tradicional mexicana foi inscrita pela Unesco na lista do Património Cultural Intangível da Humanidade.

Especial Dia de los Muertos:
Acreditamos que ter a oportunidade de assistir a este cerimonial é um privilégio e oportunidade singular de mergulhar neste festival único na cidade de Oaxaca, e no México.
Misturam-se as tradições pré-hispânicas de homenagem às almas que partiram, com as festividades católicas do Dia de Todos os Santos. Ao contrário do que o nome sinistro pode sugerir, esta é uma das épocas mais alegres e coloridas no México e tão especial que também foi inscrita pela Unesco na lista do Património Cultural Intangível da Humanidade.
Se gostares de animação, vê o filme Coco da Disney para melhor perceberes a alma deste feriado.
Percurso
  • Dia 1 | Cidade do México (chegada)

    Este é o dia da tua chegada à Cidade do México. Aproveita para descansar e encher-te de energia para os próximos dias. O encontro do grupo com o líder da viagem será ao jantar, para que todos se possam conhecer, num belo repasto à volta da mesa.

    Decora a palavra Zócalo: na maioria das cidades mexicanas é o nome comum para a praça principal e o marco zero a partir da qual cada cidade se estende.

    Estadia: Hotel na Cidade do México

  • Dia 2 | Cidade do México

    Bem vindos! E nada como começar a nossa viagem ao México pela sua capital, a grandiosa Cidade do México.

    A manhã leva-nos ao centro histórico e andaremos pelo Zócalo, uma das maiores praças do mundo, onde visitamos a Catedral Metropolitana e imaginamos como se vivia na época colonial espanhola.

    Paramos para beber um café num rooftop com vista para as ruínas da antiga Tenochtitlán, a capital dos mexica, percorremos a rua pedonal mais concorrida do centro até ao Palácio das Bellas Artes.

    Caso ainda não tenhas pesos, a moeda oficial mexicana, aproveitamos para ir ao banco ou a uma casa de câmbios.

    Atravessamos a Alameda Central e vemos como os mexicanos usam as suas áreas verdes. Nesta zona, podes ainda visitar o Museu Mural Diego Rivera antes de almoço.

    Para que fiques com uma visão da história do México, o nosso destino desta tarde é a zona mais “in” da cidade, onde visitamos o imperdível Museu Nacional de Antropologia e passear no Bosque de Chapultepec.

    E que tal um jantar na zona de Polanco?

    Estadia: Hotel na cidade do México
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

     

  • Dia 3 | Teotihuacan e Cidade do México

    Começamos o dia por uma curta viagem até Teotihuacan (a cidade onde os deuses foram criados). Este é um dos mais espetaculares sítios arqueológicos do México e foi classificado como Património Mundial pela UNESCO.

    Podes ver as Pirâmides do Sol e da Lua, percorrer a calçada dos mortos e imaginar como seria a vida no local que chegou a ser uma das maiores cidades do mundo na sua época.

    Antes de regressarmos, repomos as energias, e as calorias acompanhados de pulque, a bebida milenar desta zona.

    Já de volta à capital, visitamos a Secretaria da Educação Pública onde estão pintados vários murais do Diego Rivera.

    Acabamos o dia com um jantar na icónica Casa de los Azulejos.

    Estadia: Hotel na Cidade do México
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

     

  • Dia 4 | Coyoacan, Frida Khalo e Cidade do México

    Coyacan é conhecida pelos seus mercados típicos e claro, pela Casa Azul, ou museu Frida Khalo, onde nasceu e morreu a pintora que se tornou um dos ícones do México.

    À tarde, regressamos ao centro histórico e caminhamos calmamente pelo centro. Há imensas opções: subida à Torre Latinoamericana, visita a mais um dos museus onde estão expostas obras dos grandes muralistas mexicanos (Bellas Artes e Colégio de San Ildefonso).

    Estadia: Hotel na Cidade do México
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

     

  • Dia 5 | Cidade do México-Puebla

    Despedimo-nos da cidade do México e apanhamos um autocarro para Puebla.

    No sopé do vulcão Popocatepetl, o centro histórico de Puebla faz parte do património universal da Unesco. Provamos o tradicional mole poblano e perdemo-nos na Calle de los Dulces.

    Acabamos o dia no Barrio del Artista, onde vários artistas expõem a sua arte e podemos degustar mais uns pratos de cozinha poblana enquanto ouvimos música ao vivo.

    Especial Dia de los Muertos: 1º dia das celebrações: durante estes dias, os locais acrediam que se abre um portal entre o nosso mundo e o mundo dos espíritos, e convidam os seus entes queridos que já partiram para as celebrações através de oferendas.

    Estadia: Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

     

     

  • Dia 6 | Puebla-Oaxaca

    Temos ainda a manhã no centro de Puebla para nós, uma cidade que certamente te cativou. O destino leva-nos depois até Oaxaca, onde chegamos à hora de jantar.

    O centro histórico de Oaxaca também faz parte do património universal da Unesco e aqui, o chocolate, o café e o mezcal são reis!

    É tempo de percorrer as ruas desta bonita cidade, sem rota definida, provando diversos petiscos e visitando os mercados locais. Para os mais corajosos, fica o desafio de comer umas populares chapulinas (grilos fritos temperados).

    Especial Dia de los Muertos: 2º dia das celebrações: as famílias juntam-se, incluindo os espíritos convidados, e celebram com comida, música e bebida. Aproveita para provar o pan de los muertos e outras iguarias especiais desta época. Junta-te à população, conhece a história da Catrina e bebe um mezcal. Podes vestir-te e pintar a cara a rigor (há vários locais no centro da cidade e nos mercados), mas lembra-te de respeitar as tradições, pois este não é um Halloween mexicano: nada de máscaras assustadoras ou sexy e nunca visites os cemitérios mascarado.
    Vamos até ao Zócalo procurar os panfletos das atividades previstas e juntamo-nos aos oaxaqueños na visita a um cemitério.

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

     

  • Dia 7 | Monte Albán-Oaxaca

    A nossa manhã começa pela visita ao sítio arqueológico Monte Albán, classificado como património universal pela Unesco. Este local é de extrema importância histórica, pois foi uma das primeiras grandes cidades da Mesoamérica, tendo sido habitada por uma sucessão de diversos povos. Construída num planalto, tem uma vista espetacular sobre o Vale de Oaxaca.

    Especial Dia de los Muertos: 3º e último dia das celebrações; este dia é mais calmo e vários sítios estão fechados para que as famílias tenham tempo para festejar com os seus espíritos e despedirem-se até ao próximo ano.

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 8 | Oaxaca-San Cristóbal de las casas

    Este dia estás por tua conta e podes descontraidamente usufruir do ambiente que se vive na cidade, seguindo as recomendações do nosso líder.

    À tarde, tens tempo para relaxar e preparar-te para a longa noite no autocarro que nos levará até ao estado de Chiapas. Encontramo-nos ao jantar.

    Estadia: Autocarro noturno
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

     

  • Dia 9 | San Cristóbal de las casas

    Chegamos a San Cristobal de las Casas de manhã bem cedo, depois de uma longa noite passada no autocarro. Podes descansar o resto da manhã para estares bem desperto para a beleza desta cidade, listada como um dos Pueblos Mágicos do México.

    Estaremos em zona montanhosa, a cerca de 2.200m de altitude, numa mescla de herança colonial espanhola com etnias indígenas, que representam uma percentagem significativa da população. Aqui, as casas e as igrejas são coloridas, bem como as roupas tradicionais que a mulheres usam.

    Sem pressa, passamos por igrejas, mercados e lojinhas, sem esquecer um dos pratos mais tradicionais: tamales com tzoltzil.

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 10 | Chamula, San Lorenzo e Zinancantán

    O sonho de ver o México das casas coloridas, das festividades, das pessoas está a ser cumprido, mas queremos mais.

    Queremos levar-te a visitar duas das aldeias de população maia tzotzil: San Juan Chamula e San Lorenzo Zinacantán.

    Aqui mantêm-se muitas tradições ancestrais, e os aldeões são maias antes de serem mexicanos. Visitamos a igreja de San Juan Chamula, que não é reconhecida pela Vaticano. Não podemos tirar fotos no interior e a população local leva este pedido muito a sério. Garantidamente, a experiência de estar neste local de culto, vai ficar gravada na memória apesar de não ficar gravada pela câmara fotográfica.

    Regressaremos a meio da tarde, pelo que calmamente irás gozar a beleza de San Cris. Resta-nos procurar um bom local para jantar e provar Pox, a bebida tradicional Maia.

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 11 | San Cristóbal de Las Casas-Palenque

    Este dia é passado em viagem até Palenque. Uma maravilha escondida na selva. Pelo caminho, teremos tempo para visitar as cascatas de Misol-Ha e Agua Azul onde podemos tomar uma banhoca e almoçar sem pressa.

    Desta vez, vamos instalar-nos relativamente perto da antiga cidade maia e vamos adormecer ao som da natureza. O dia seguinte amanhecerá com o imaginário maia à nossa frente.

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

     

  • Dia 12 | Palenque- Guadalajara (Tlaquepaque) (Vôo doméstico)

    Toda a manhã descobrimos uma das mais encantadoras antigas cidades maias.

    O sítio arqueológico de Palenque está também classificado como património universal pela Unesco e foi aqui que, no interior do Templo das Inscrições, foram descobertas tábuas de hieróglifos maias, essenciais ao estudo deste povo. Descobre também como os maias tinham conhecimentos avançados de matemática e de astronomia e como eram organizadas as cidades-estado.

    A tarde será passada em viagem (autocarro e voo interno). Deixamos para trás o estado de Chiapas e entramos no estado de Jalisco, a mais de 1.400km de distância.

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 13 | Guadalajara e Tlaquepaque, "o nosso cantinho"

    Acordamos já ambientados ao estado de Jalisco, terra da tequila que viu nascer os mariachi.

    De manhã, percorremos o centro histórico de Guadalajara, a capital cultural do México e do Charro mexicano, onde somos desafiados a descobrir as suas várias ruas pedonais e as suas charmosas arcadas que nos abrem caminho para velhas e escondidas plazas.

    O nosso dia termina com um belo repasto no nosso querido bairro de Tlaquepaque e podemos provar pozole e enchiladas tapatias.

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 14 | Tlaquepaque

    Passamos o dia a deambular por Tlaquepaque, paraíso das compras de artesanato.

    Este é um dos pueblos mágicos mais coloridos e é um gosto visitar as ruas do centro, bares, lojinhas e pequenos jardins.

    Sobra-nos a última noite no estado de Jalisco ao som dos mariachi, na maior cantina do mundo, embalados por um copo ou mais de tequila!

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

    
                
  • Dia 15 | De Guadalajara a Guanajuato, a mais bela do México ?

    De manhã cedo, apanhamos um autocarro até ao nosso último destino desta aventura: Guanajuato, considerada uma das cidades mais bonitas do México.

    Guanajuato faz parte do património universal da Unesco, viu nascer Diego Rivera e foi um dos mais importantes centros de mineração de prata do mundo.

    Vagueia pelo coloridíssimo centro histórico, descobre as ruas subterrâneas, a Boca del Inferno, herança do tempo dos mineiros. A nossa líder irá conduzir-te de forma a que te percas e que não consigas parar de captar imagens desta colorida cidade.

    Depois de jantar, quem sabe irás percorrer as ruas a cantar e a dançar!

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 16 | Guanajuato

    Acreditamos que já estejas apaixonado por Guanajuato. É uma cidade com um centro bastante compacto e por isso ideal para percorrer a pé, tudo recheado de bons cafés, bares, comida de rua, mercados e galerias de arte. Mais do que enumerar lugares a visitar, Guanajuato é o local ideal para nos perdermos e assim encontrarmos os seus segredos.

    Hoje deixamos-te a sugestão de percorreres Guanajuato ao teu ritmo. O dia é livre.

    Despedimo-nos desta aventura num jantar, brindando a toda a beleza que o México tem para nos oferecer.

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 17 | Guanajuato (partida)

    Após o pequeno almoço, arrumamos as malas para voltar para casa.

    O aeroporto que serve a cidade é o BJX (conhecido como Guanajuato, Silao ou Leon/Bajio)

    Quem desejar, pode estender a sua estadia para passar uns dias de praia na costa, conhecer outros pueblos ou descobrir mais recantos desta charmosa cidade.

    Adiós Mexico, nos vemos pronto!

Detalhes
Incluído na viagem:

15 noites de alojamento | Hotel ou guesthouse em quarto duplo/twin (Hotel) | 1 noite em autocarro noturno

Todos os pequenos-almoços
Acompanhamento do líder 100 Rota
Transportes (dentro do programa, vôo doméstico Villahermosa-Guadalajara | excepto transfers)
Entrada no Museu Frida Khalom e Museu Antropologia
Entrada e guia no Parque arqueológico Teotihuacan
Tour aldeias Maias
Entrada e guia local em Palenque
Entrada e guia local no Parque arqueológico de Monte Albán

 

 

Não incluído na viagem:

Vôos internacionais | a partir de: 700€ (valor indicativo)

Transfers de/para o aeroporto
Alimentação não especificada (cerca de 25€/dia)
Actividades não incluídas no roteiro | Quarto individual: 350€
Despesas pessoais
Seguro pessoal | recomendamos IATI Seguros de viagem

 

 

Perguntas frequentes