Olá Balcãs, olá Albânia, olá Tirana!
O dia está reservado para a tua viagem. Conforme a tua hora de chegada, previamente combinaremos uma hora para nos conhecermos e falarmos um pouco sobre os dias que se avizinham, porventura à mesa de um dos muitos e bons cafés de Tirana!
Estadia: Garden B&B ou similar em Tirana
Tirana, a capital da Albânia. É hora de ficarmos a perceber melhor a história de um dos países mais pobres e mais fechados do mundo até aos anos 90!
Hoje, em Tirana, percebemos que o país luta por se reinventar e poderemos confirmar isso a cada esquina da cidade albanesa.
A restaurada Praça Skanderbeg é o coração da cidade e a partir daqui tudo acontece. Vamos diretos ao encontro desta «movida» e vivacidade incomuns aos olhos dos países da Europa ocidental. Inúmeros cafés, restaurantes, espaços verdes, igrejas, mesquitas, construções mais ou menos bizarras e bunker’s transformados em museus.
Tudo isto está à nossa espera e tenho a certeza que te irá surpreender e não te deixará indiferente à partida.
Bem vindo a Tirana!
Estadia: Garden B&B ou similar em Tirana
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Hoje dizemos adeus à capital albanesa quando a manhã ainda estiver a acordar. Rumamos em direção à costa albanesa. Estamos em modo road-trip e temos a liberdade toda do nosso lado faremos a viagem pelo caminho mais longo podendo assim contemplar a paisagem da riviera albanesa, e parar quando a paisagem ou o momento assim o exija.
Se o tempo ajudar podemos dar um mergulho!
Estadia: Hotel Kolagji ou similar em Himare
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
No dia anterior acordámos cedo, hoje podemos espreguiçar e tranquilamente rumar ao Parque Nacional de Butrint, um parque arqueológico onde se pode contemplar ruínas representativas dos períodos grego, romano, bizantino e veneziano, para além da história, irás adorar o entorno e a tranquilidade do lugar.
Antes de subirmos a montanha em direcção a Gjirokaster, quem sabe um mergulho nas águas mais azuis da Albânia?
Estadia: Guesthouse Hotel Museé ou similar em Gjirokaster
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Reservei esta manhã para visitar Gjirokaster num tour que te irá ajudar a compreender um pouco melhor a história desta cidade que em conjunto com Berat faz parte do Património UNESCO devido sobretudo à excecional conservação da sua arquitetura de origem otomana. Gjiorokaster é um museu a céu aberto. Mas prepara-te, aqui nenhuma rua é plana e o castelo fica lá no alto!
De tarde e depois de um bom almoço poderemos visitar a antiga casa da família de onde nasceu o famigerado ditador comunista Enver Hoxha, e a Skenduli House, uma casa museu que nos conta em todos os detalhes as tradições e herança deixada pelos otomanos.
Entretanto será hora de jantar e lugares interessantes para degustar a gastronomia local não faltam.
Estadia: Guesthouse Hotel Museé ou similar em Gjirokaster
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
No quinto dia do nosso programa partimos em busca da cidade das “mil janelas”, Berat.
Cidade integrante da lista Património UNESCO. Pelo caminho descobrimos paisagens, aldeias e atrações desconhecidas de muitos viajantes, como a área de Permet, e as suas águas termais.
No que restar do dia caminharemos no interior do seu castelo altaneiro, um dos maiores dos Balcãs.
O apetite vai apertar pelo que é hora de jantar num dos seus típicos restaurantes. Antes de descansar percorreremos as suas empedradas ruas e apreciaremos o seu legado arquitetónico de origens Otomanas, atravessaremos o Rio Osumi, na sua balanceante ponte e perdemo-nos no rústico bairro de Gorica.
Estadia: Guesthouse Residenca Aurel ou similar em Berat
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Na certeza de que o jantar no dia anterior terá sido farto, esta manhã será dedicada a percorrer uma das mais inesperadas paisagens albanesas. O vale do Rio Osumi, o mesmo rio que nos dá as boas vindas em Berat. Seja parte a pé, seja na nossa viatura, não vamos querer perder pitada deste canyon!
Depois de almoço, regressamos a Berat, e ao fim da tarde cansados, vamos querer comer um gelado e caminhar na “Boulevard Republika”, num passeio à boa moda albanesa.
Estadia: Guesthouse Residenca Aurel ou similar em Berat
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
É hora de nos despedirmos da Albânia e dizer olá à Macedónia do Norte. Os países são diferentes mas a Macedónia tem uma vasta comunidade de etnia albanesa, pelo que se avistares muitas bandeiras albanesas já em terras macedónias não te surpreendas. O nosso destino é Ohrid, o lugar mais conhecido da Macedónia do Norte e à chegada perceberemos porquê.
Estadia: Hotel Boutique Villa Art ou similar em Ohrid
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
É inegável, estamos no destino turístico número um da Macedónia do norte. Ohrid, o seu lago, e todo o seu entorno fazem parte do Património Natural e cultural da UNESCO desde 1979. Mas está em risco devido á crescente poluição das águas e construção ilegal. Além de mosteiros, igrejas e o bazar vamos encontrar uma típica vila macedónia bem simpática e hospitaleira. Do alto do seu castelo temos boas vistas, mas espera até descer à Igreja de São João. Se queres uma foto de postal está aqui a tua oportunidade.
Quando a fome apertar poderemos experimentar um dos muitos restaurantes à beira do lago, com um passeio de barco para ajudar à digestão.
Se sobrar tempo, gostaria de vos convidar a uma escapadinha nas montanhas nos arredores de Ohrid, quem sabe encontrar antigas aldeias macedónias esquecidas, e Ohrid ficará lá ao longe, bem pequenina!
Estadia: Hotel Boutique Villa Art ou similar em Ohrid
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Hoje temos o dia todo em viagem até Kratovo, no noroeste do país onde prevemos chegar já ao final do dia.
A caminho, e a apenas a 1h30m de distância fazemos uma paragem em Bitola, a segunda maior cidade da Macedónia, sem demoras buscamos o seu centro e sentimos o seu ambiente jovem e vibrante na sua artéria principal pedonal, a rua Shirok. Antes de voltarmos à estrada, fazemos uma paragem nas de Heraclea Lyncestis (fundada por Filipe II da Macedónia no século IV a.C.) estão entre os principais sítios arqueológicos da Macedónia. Floresceu durante o domínio romano como uma importante paragem na rota da Via Egnatia e mais tarde tornou-se sede episcopal. Admiramos os coloridos mosaicos do chão e partimos até Kratovo. Consoante a hora almoçamos ainda em Bitola ou a caminho de Kratovo.
Estadia: Hotel/Guesthouse em Kratovo
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Ainda que situada apenas a cerca de 100km da capital Kratovo e a região não costumam figurar nos roteiros.
Outrora um dos maiores centros mineiros da europa otomana, hoje é uma pequena cidade adormecida nas encostas das suas belas montanhas.
Kratovo convida-nos a caminhar devagar pelas suas ruelas, conhecer uma Macedónia mais rural e fora das rotas. O almoço, se o tempo estiver de feição, pode ser em modo pic-nic junto de umas curiosas formações rochosas.
Pela tarde tentamos encontrar as 17 torres medievais que fazem da localidade um caso singular na Macedónia, todavia muitas foram destruídas na revolta contra os otomanos, a revolta de karposh no século XVII.
A noite chegará, enche o teu copo de raki e brindemos à Macedónia!
Estadia: Hotel/Guesthouse em Kratovo
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Para que possamos aproveitar bem o dia é aconselhável que nos façamos à estrada cedo.
Seguimos diretos a visitar e a calcorrear as ruas da capital, Skopje e faremos um tour para que possamos melhor entender a dinâmica e do significado do que é «ser macedónio».
Skopje é ainda uma das capitais menos visitadas da Europa. É motivo de orgulho dos Macedónios, é ela que os faz recordar a sua identidade, independência, e isso nota-se nas suas ruas. Controversa e intrigante, desde os inícios dos anos 2000 que o governo empreende uma série de iniciativas para a sua renovação, acreditando contribuir para a solidificação da identidade nacional.
Parte da tarde poderá ser passada à sombra do Matka Canyon, a 30min da cidade, e o resto do dia será para despedirmo-nos de Skopje no coração do seu interessante bazar.
Estadia: Hotel Premium ou similar em Skopje
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Hoje a manhã poderá acordar-te bem devagar. O dia anterior serviu para que possas já ter uma noção dos ritmos e orientação da cidade, posto isto, hoje é o dia perfeito para poderes passear ao teu ritmo. Podes comprar “aquela” lembrança, sentar “naquela” esplanada, fotografar “aquele” lugar, visitar “aquele” museu. Ou então ficares simplesmente a descansar.
Encontramo-nos por volta das 16h e seguimos até ao Matka Canyon rodeados de sombra, montanhas e águas.
Estadia: Hotel Premium ou similar em Skopje
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Se no dia anterior “deixei-te” descansar, hoje é aconselhável que nos façamos à estrada bem cedo. O destino leva-nos até Valbona já na Albânia.
Antes, conhecemos um pouco o Kosovo, um dos países mais jovens do mundo, contudo ainda não reconhecido por alguns aliados sérvios.
A cidade de Prizren é a nossa porta de entrada, e é para muitos viajantes considerada a cidade mais bonita do pequeno país dos balcãs, e ao mesmo tempo uma espécie de capital cultural.
A maioria da população é de etnia albanesa e a cidade está fortemente ligada ao país. Foi aqui que nasceu a “Liga de Prizren”, percursora da autonomia albanesa no seio do império otomano em pleno século XIX.
Para além da história, a cidade convida-nos a passear ao longo do rio, visitar as suas mesquitas, castelo, sentar nas suas muitas esplanadas e acenar aos kosovares e contemplando a jovialidade que a cidade nos oferece. Quando sentirmos que absorvemos o espírito kosovar, sem demoras partimos em direcção aos alpes…albaneses.
Estadia: Guesthouse em Valbone
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Este dia é para ser feito sem pressas. Há que apreciar o silêncio e o que a montanha nos diz.
Os sons do rebuliço das cidades vão se esfumando no bravo rio Valbona que aos poucos irá dominar os teus ouvidos. Deixa-te levar e exercitar os teus cinco sentidos. Se quiseres poderemos fazer uma das caminhadas possíveis por aqui e abrir o apetite para um jantar ao som da montanha noite dentro.
Estadia: Guesthouse em Valbone
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Cedo partimos em direção ao Lago Koman, criado artificialmente devido à construção de uma barragem nos tempos do ditador Enver Hoxha. É este lago que através de um ferry nos irá levar até ao coração dos Alpes Albaneses, o vale de Valbona. Durante o percurso irás perceber que ainda muitos albaneses vivem em aldeias isoladas nas montanhas, só acessíveis por barco. É uma experiência da qual irás certamente guardar na memória.
Iremos alcançar Shkoder a meio da tarde, aqui visitamos o “Museu Memória” e ganhamos melhor consciência dos negros anos da ditadura comunista. Antes de continuarmos a nossa jornada rumamos até ao Castelo Rozafa e descobrimos a sua lenda.
Tirana está a duas horas, chegamos já ao fim do dia, resta-nos fazer o check-in e prepararmo-nos para o nosso glorioso jantar de despedida.
Estadia: Garden B&B ou similar em Tirana
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Hoje é o dia da tua partida. Desejo-te uma excelente viagem de regresso e que a viagem tenha ido ao encontro das tuas melhores expetativas.
Até já!
16 noites de alojamento em quarto duplo/twin (hotel, guesthouse e casa museu)
Vôos internacionais | a partir de: 300€ (preço indicativo)
Não é necessário visto para nenhum dos países que fazem parte da viagem. O cartão do cidadão português é suficiente para a viagem, no entanto, aconselhamos que leves o passaporte pois devido ao grande fluxo de refugiados nos últimos anos, as autoridades albanesas e gregas fazem um controlo mais rigoroso nas fronteiras.
A região dos Balcãs oferece-nos um infindável rol de possibilidades de itinerários. Após alguns anos com conhecimento da região decidimos propor-vos este roteiro que passa em três países mas que tem como protagonistas a Macedónia do Norte e Albânia.
Para uma melhor eficiência nesta viagem utilizamos transporte conduzido pelo nosso próprio líder.
Uma curiosidade nesta viagem é que visitamos nada mais nada menos que: 5 lugares inscritos na lista de Património mundial UNESCO !
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exatas.
Os transferes não estão incluídos, para que tenhas liberdade de escolher o vôo que te seja mais conveniente! Todavia, serão dadas todas as informações necessárias para que saibas como chegar ao hotel.
Se desejares que solicitemos um transfer basta informar-nos e poderemos tratar do teu transporte.
A viagem será feita em carrinha de 9 lugares conduzida pelo próprio líder da viagem. Teremos liberdade para viajar ao ritmo de cada grupo, pelo que prevemos uma viagem bem tranquila.
Ficaremos em pequenos hotéis de preferência de cariz familiar, damos muita importância à localização e à higiene. Os quartos serão sempre Twin (2 camas) ou Duplos (cama de casal) caso o desejarem, sempre que possível com casa de banho privativa.
Esta viagem aos Balcãs é uma viagem generalista e não tem foco na caminhada. No entanto temos possibilidades de fazer pequenas caminhadas em muitos dos lugares que visitamos. Tudo será feito consoante a dinâmica do grupo.
A comida nos Balcãs, é bastante apreciada. Na Albânia e Macedónia do Norte é similar e tem muitas influências mediterrânicas, sobretudo de Itália. Há algumas opções para vegetarianos. A culinária é conhecida pela sua simplicidade, muito queijo tipo feta, saladas. Um misto de culinária grega e italiana, com um toque oriental deixado pelos otomanos.
Para além dos cuidados que deves ter no dia a dia com os teus pertences, não há precauções adicionais a viajar por estes países da Europa!
Não necessitarás de adaptador para as tomadas. Na maior parte dos hotéis e restaurantes há boa rede wi-fi.
Como sabes o vôo não está incluído no programa de viagem, dando-te assim possibilidade de ter maior flexibilidade na escolha de horários, datas e sítio onde compras. Hoje em dia existem ferramentas muito boas que te podem ajudar a fazer a melhor compra, a momondo ou a skyscanner. Se ainda assim tiveres dificuldades contacta-nos. Não te esqueças que só deverás comprar o teu vôo quando a viagem estiver confirmada!
Não é aconselhável beber água da torneira na Albânia e na Macedónia do Norte. Os países não exigem nenhum procedimento a nível de saúde. Se pretenderes uma consulta do viajante, recomendamos a Consulta do viajante online com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em medicina do viajante e blogger de viagens com a qual temos uma parceria. Contacta-nos para mais detalhes.