Benvenuti a Siena!
O nosso ponto de encontro será cerca das 9h no lobby daquele que será o nosso alojamento por estes dias. Hoje iniciamos as atividades previstas no nosso programa, pelo que deverás estar já em Siena neste dia. Poderás deixar a tua bagagem guardada e partimos assim à descoberta da “minha” cidade!
A minha sugestão é começar pelo Palazzo Pubblico e a Torre del Mangia. Visitamos o interior do palácio, com destaque para a capela dos Nove, Maestà di Simone Martini na Sala del Mapamondo e a joia da coroa: os frescos do Bom e do Mau Governo.
Ainda antes do almoço fazemos uma visita à varanda da parte de trás virada para a Piazza del Mercato, o campo toscano e subimos à Torre del Mangia.
Ao almoço fazemos como os locais, compramos uns panini e contemplamos o Orto dei Tolomei, jardim com uma belíssima vista para a cidade.
A tarde chegará e caso haja tempo e energia rumamos ao complexo de Santa Maria della Scala, antigo hospital, onde trabalhou Santa Catarina de Siena e que alberga também o Museu Arqueológico da cidade.
Estadia: Hotel Moderno em Siena ou similar em Siena
Começamos a mergulhar no espírito do Palio. Iniciamos o dia com a visita ao museu de uma contrada (bairro), para conheceremos tradições, História e mecânicas da comunidade.
A seguir espera-nos a que, para mim, é a catedral mais bonita de Itália, o Duomo de Siena, cujo interior esconde tesouros artísticos e arquitetónicos assombrosos. Prepara-te para seres deslumbrado!
Retemperadas as forças, teremos o nosso primeiro banho paliesco. Ao fim da tarde, rumaremos à Piazza del Campo para ver a Prova Geral, um ensaio para a grande corrida de amanhã. Oportunidade ainda para apreciar as contradas que se encaminham para a Piazza e entoam os seus cânticos.
O dia será coroado com o jantar numa contrada, onde podermos conviver com a comunidade.
Estadia: Hotel Moderno ou similar em Siena
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Eis que chegou o grande dia: corre-se o Palio!
Prepara-te: será um dia muito intenso, cheio de cor, bandeiras a voar e tambores a rufar. Assistiremos aos 3 passos mais importantes para cada contrada: a bênção do cavalo, o Cortejo Histórico e… o Palio! Que vença a melhor contrada!
Lembra-te: Não é só uma corrida de cavalos que dura 90 segundos; para as gentes de Siena, o Palio é vida!
Estadia: Hotel Moderno ou similar em Siena
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Passada a euforia do Palio, está na hora de sair de Siena e ir descobrir a Toscana.
Para hoje, proponho uma visita a San Gimignano, cidade medieval famosa pelas suas várias torres ainda intactas. Entre as ruelas de calçada, visitamos o Duomo e o Palazzo Comunale, onde subiremos à torre para contemplar a paisagem campestre.
Seguimos para Volterra, o “borgo” mais antigo da Toscana com o seu característico aspeto medieval. Após uma breve visita ao Duomo, sugiro que vás à descoberta e te deixes perder pelas ruelas.
Ainda teremos tempo para San Galgano, abadia de que hoje só restam as paredes, como que suspensa no tempo no meio de campos dourados. Lembras-te do Rei Artur que arrancou a espada a rocha? Pois é, aqui há uma espada cravada na rocha que ninguém ainda conseguiu arrancar. Também a iremos espreitar.
Estadia: Hotel Moderno ou similar em Siena
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Hoje acolhe-nos a Val d’Orcia, com as suas paisagens de sonho, entre colinas douradas ondulantes e alamedas de ciprestes. O dia será panorâmico, a proposta é visitar várias vilazinhas características da Toscana, passear pelas ruas e descobrir recantos.
Começaremos por San Quirico d’Orcia, passamos por Bagni Vignoni, localidade termal das mais antigas da região. Parece saído de uma fábula com os seus edifícios antigos e, no centro, a grande piscina de água.
Continuaremos para Pienza, projetada na época do Renascimento pelo papa Pio II para ser a cidade ideal. E terminaremos em Montepulciano, terra do vinho Nobile, que provaremos numa adega local.
4 noites de alojamento em quarto duplo/twin ou Triplo em Siena
Vôos internacionais a partir de: 150€ (preço indicativo)
O Palio de Siena corre-se a 2 de julho e a 16 de agosto. Caso chova no dia do Palio e a terra fique impraticável, o Palio é cancelado e passa para o dia seguinte. Em 2025 correu-se a 3 de julho (e não a 2), em 2024 correu-se a 4 de julho (e não a 2) e a 17 de agosto (e não a 16).
Pode assim o programa ter de sofrer alterações de última hora.
Costuma ser um dia de muito calor e passa-se muitas horas ao sol. Na Piazza está-se em pé e não há casas de banho. A partir de certa hora, fecham-se as portas e mais ninguém entra. Há alguma confusão, mas é controlada.
A seguir à corrida, pode-se ir com a contrada vencedora à igreja onde vai “oferecer” o Palio – é muita gente, muito aperto, mas é fazível e vale a pena.
O Palio de Siena é uma manifestação popular que é parte integrante da vida dos seneses, ditando protocolos de convivência, rivalidades e etiqueta entre bairros. Neste sentido, é importante estar muito atento às indicações da líder de viagem, para não se cometer nenhuma “gaffe”. Pormenores à parte, é uma festa deslumbrante para viver intensamente!
De notar que, se chover no dia do Palio, este é anulado e adiado para o dia seguinte, pelo que o programa poderá sofrer alterações.
O aeroporto mais próximo de Siena é o de FLORENÇA, cidade que podes aproveitar para visitar antes da nossa proposta. Outras propostas, até com vôos mais em conta são ROMA e BOLONHA.
Os transferes não estão incluídos, para que tenhas liberdade de escolher o vôo que te seja mais conveniente. Todavia, serão dadas todas as informações necessárias para que saibas como chegar ao hotel.
Os dois dias de passeio fora de Siena serão feitos numa carrinha privada.
Para aconselhamento médico, medicação e eventuais vacinas, recomendamos a Consulta do Viajante Online® com médicos com formação em medicina do viajante e eles próprios viajantes frequentes.
Deverás ter a tua consulta 4 a 6 semanas antes da data da partida.
O código 100ROTA dar-te-á 3€ de desconto directo quando aplicado no checkout, em www.consultadoviajanteonline.pt
Damos prioridade à limpeza e localização dos alojamentos. Gostamos que se situem o mais perto possível dos lugares a visitar, e se possível evitamos grandes cadeias hoteleiras privilegiando o negócio e economia local. Os quartos serão twin (camas separadas) duplos (cama de casal) ou triplos (3 camas) e também sempre que possível com casa de banho privativa.
Os verões costumam ser bem quentes na Toscana. Será de esperar temperaturas bastante altas, em situação normal sempre acima dos 30º, pelo que é muito importante munir-se de proteções, como chapéu, protetor solar, e beber muita água. Deve-se ter especial cuidado no dia do Palio, pois passaremos toda a tarde ao sol.
Predominam as massas sobretudo com carne e trufa, enchidos, queijos e vinho tinto da região.
Em Itália há boa conexão de rede e wi-fi e tomadas estilo europeu.
Roupa leve e fresca.
Como sabes o vôo não está incluído no programa de viagem, dando-te assim possibilidade de ter maior flexibilidade na escolha de horários, datas e sítio onde compras. Hoje em dia existem ferramentas muito boas que te podem ajudar a fazer a melhor compra, a momondo ou a skyscanner. Se ainda assim tiveres dificuldades contacta-nos. Não te esqueças que só deverás comprar o teu vôo quando a viagem estiver confirmada!
Para cidadãos com passaporte ou cartão de cidadão português não é necessário visto. Passaporte ou cartão de cidadão são válidos para entrar na Itália.