Olá Balcãs, olá Albânia, olá Tirana!
O dia está reservado para a tua viagem. Conforme a tua hora de chegada, previamente combinaremos uma hora para nos conhecermos e falarmos um pouco sobre os dias que se avizinham, porventura à mesa de um dos muitos e bons cafés de Tirana!
Estadia: Garden B&B ou similar
Shkoder é uma das cidades mais antigas da Albânia e da Europa! Nos tempos do regime foi um dos centros mais intensos de luta anti ditatorial e quiçá ligado a isso uma cidade com um cariz cultural diferenciado.
Vamos conhecer a cidade mais importante do norte Albanês não só nas sua perspetiva mais negra visitando o Museu da antiga prisão, mas também do alto do castelo de Rozafa contemplando as montanhas de Valbona no horizonte, e o grandioso lago Shkoder à tua esquerda!
Estadia: Guesthouse Garden B&B ou similar
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Tirana. A capital da Albânia. É hora de ficarmos a perceber um pouco mais da história de um dos países mais pobres da europa e até aos anos 90 um dos países mais fechados do mundo.
Hoje em Tirana percebemos que o país se quer reinventar. A restaurada Praça Skenderbeg é o coração da cidade e a partir daqui tudo acontece. Vamos directos ao encontro desta jovialidade e vivacidade incomuns nos países da europa ocidental. Inúmeros cafés, restaurantes, espaços verdes, igrejas, mesquitas, bizarras construções, bunker’s transformados em museus, irão com certeza fazer questionar te o porquê de ser um cidade que não te deixará indiferente.
Bem vindo à capital, Tirana!
Estadia: Guesthouse Garden B&B ou similar
Alimentação: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Este é o dia do teu regresso. Espero que tenhas gostado desta aventura e ansiamos ver-te em breve! Obrigado pela tua companhia, confiança e um forte abraço de até já.
Falemenderit, Obrigado!
Acompanhamento líder 100 Rota
Vôos internacionais | a partir de: 300€ (valor indicativo)
Não é exigido conhecimento técnico de escalada ou alpinismo pelo que qualquer pessoa em boa condição física estará apta para realizar as caminhadas propostas.
Uma caminhada que não sendo técnica, será certamente mais exigente do ponto de vista físico a pessoas com menor preparação física. Razão pela qual é preponderante uma boa condição física para encarar a caminhada com a segurança e confiança necessárias.
Pessoas destreinadas, mas sem limitações físicas, poderão começar a treinar com antecedência a fim de estarem aptas com a condição física necessária à data da viagem, se quiserem sentir menos dificuldade.
O treino poderá incidir sobretudo na capacidade de resistência, para tal a corrida, caminhada, bicicleta ou a natação, 2/3 vezes por semana durante 40/60 minutos contínuos, são exemplos de boas opções de treino.
Os dias em que caminhamos não têm um grau de exigência que exijam conhecimentos técnicos. Podemos dizer que está ao alcance de todos os que gostam de andar a pé e estar em conexão directa com a paisagem. Nos dias em que caminhamos poderás transportar apenas o essencial às costas, como água e alguns snacks para comer. Poderás sentir-te mais cansado, e em alguns momentos ter mais dificuldade, mas isso faz parte do desafio e a recompensa no fim faz esquecer tudo !
Sim. O ritmo é sempre ajustado às necessidades do grupo, com muitas paragens ao longo do percurso. Não é nenhuma competição e o que queremos é usufruir do momento, há sempre flexibilidade para ajustar o andamento.
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exactas
Os transferes não estão incluídos, para que tenhas liberdade de escolher o vôo que te seja mais conveniente! Todavia, serão dadas todas as informações necessárias para que saibas como chegar ao hotel.
Se desejares que solicitemos um transfer basta informar-nos e poderemos tratar do teu transporte.
Não é necessário visto para nenhum dos países que fazem parte da viagem. O cartão do cidadão português é suficiente para a viagem, no entanto, aconselhamos que leves o passaporte e o guardes num local distinto do cartão de cidadão.
Em Tirana e em Shkoder ficamos em alojamentos no centro da cidade de forma a estar perto das principais atrações, são pequenos hotéis familiares com quartos em cama dupla/twin com casa de banho privativa.
Durante as caminhadas pernoitaremos em guesthouses de montanha em que as casas de banho serão partilhadas.