O dia está reservado para a tua viagem ao Sul de Itália. Conforme a tua hora de chegada, combinamos uma hora para nos conhecermos e falarmos um pouco sobre os dias que se avizinham, porventura à mesa de um dos muitos e bons cafés de Nápoles!
Estadia: Hotel
«Vejam Nápoles, e depois sim, podem morrer» – foi com estas palavras que Goethe prestou homenagem à cidade do sol do Sul de Itália.
Aqui, Goethe terá descoberto o significado de um abraço, um sorriso e o calor humano de um estranho.
Começamos a nossa aventura caminhando ao longo da «Spaccanapoli» e o seu centro histórico. Tráfego turbulento, buzinas, napolitanos gritando em dialeto carregado, ruas cheias de roupa estendida, santuários de Nossa Senhora com néons, motas em contramão e a brisa soprando do mar – fica imediatamente claro qual é a força da cidade. A estimulação dos nossos sentidos! Caos magnífico em forma de cidade, vida.
Por aqui almoçaremos e de tarde continuaremos a descobrir os seus palácios, piazzas, catedrais e quiçá conhecer uma Nápoles menos conhecida.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
No terceiro dia da nossa viagem ao Sul de Itália apontamos as bússolas em direção a Herculano e Pompeia.
Antigas cidades romanas na região da Campânia, ficaram soterradas pelas cinzas da erupção do vulcão Vesúvio no ano 79. Pompeia é a mais conhecida das duas, todavia Herculano distingue-se pelos incríveis detalhes das suas ruínas, e por isso mesmo não queremos que venhas connosco sem visitar Herculano. Em Pompeia iremos demorar-nos pela tarde e esperamos pelo pôr do sol!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
A mesa está pronta. Chegamos a Positano!
Será difícil resistir à Costa Amalfitana na nossa passagem pelo sul de Itália, por isso convido-vos a fazermos uma pausa na sedutora Positano. Almoçamos por aqui depois de um passeio matinal contemplando as vistas e a arquitetura. Se houver tempo escapamo-nos até às montanhas no caminho dos Deuses e continuamos até Matera!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Era imperdoável uma viagem ao Sul de Itália sem visitar Matera. Cravada na rocha, cidade escolhida por vários realizadores cinematográficos como cenário de filmes, deixa-nos sempre intrigados e faz-nos recuar no tempo.
Património UNESCO, mas proscrita a mando do governo italiano nos anos 50 devido às condições de vida deploráveis dos seus habitantes. Aqui, dezenas de famílias, por vezes constituídas por dez ou mais pessoas viviam em grutas, as Sassi. Sem quaisquer condições mínimas de vida, sem água corrente, sem eletricidade. Muitas vezes sem ventilação e luz natural lado a lado com os seus burros porcos e galinhas.
Matera soube no entanto reerguer-se, e agora as suas cavernas foram reinventadas como espaços artísticos, bares e pitorescos alojamentos. Em 2019 foi eleita capital europeia da cultura e hoje está à tua espera para podermos calcorrear as suas ruas empedradas e descobrir os seus vários miradouros. Prepara o teu material fotográfico!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
A minha proposta de hoje passa por visitar Alberobello, a cidade dos Trulli!
Sem demoras e de pequeno almoço tomado vamos em tour conhecer um pouco da história da sua típica arquitetura. Totalmente construídos em pedra, os «Trulli» ou «Trulla» significam cúpula. Os símbolos nos telhados esperam trazer prosperidade aos seus proprietários e habitantes.
Durante a tarde rumamos a Sta Ágata di Puglia. A minha casa, o meu refúgio, as minhas raízes. Vamos conhecer a autenticidade das pessoas e entender o forte significado de «família » para os italianos.
O que restar do dia é para relaxar e exercitar os teus 5 sentidos, se te quiseres juntar a mim poderemos fazer uma caminhada e abrir o apetite para um jantar, ao som da montanha!
Estadia: Agroturismo
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Sta Ágata di Puglia está situada a 800 metros de altitude numa das montanhas dos Apeninos Dauno. A posição geográfica é tal que permite uma ampla observação desde o Gargano, ao Tavoliere, das montanhas de Basilicata às de Campânia e às suas inúmeras aldeias e vilas destas três regiões. Por tudo isto, Santa Ágata di Puglia é chamada de « La loggia delle Puglia » ou a espiã da Puglia.
A economia baseia-se na agricultura, nomeadamente o trigo, a vinha e a oliveira e concretamente os seus azeites foram reconhecidas pela excelente qualidade e fazem parte da rota dos melhores azeites de Itália exportados para todo o mundo!
Vamos poder explorar, e perder-nos nas suas ruas e ruelas. Mas já sabes, estamos numa montanha pelo que prepara-te para descer e subir. Como recompensa pelo esforço, não gostaria de partir sem que puséssemos a mãos na massa. Aprendemos a fazer a verdadeira «focaccia a la pugliese?»
Estadia: Agroturismo
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
A nossa viagem ao Sul de Itália está a chegar ao fim, acordamos hoje mais cedo do que o habitual. Nápoles está de novo aí à espreita e temos oportunidade de ficar a conhecer ainda melhor a cidade napolitana.
A minha sugestão, se as condições o permitirem, será visitar as catacumbas de São Gennaro, um cemitério subterrâneo esculpido na rocha. Diz a literatura oficial, que de acordo com as leis gregas e romanas, era proibido enterrar os mortos dentro das muralhas; razão pela qual as catacumbas começaram a ser escavadas na colina de Capodimonte. Atreves-te ? O resto do dia será livre para poderes explorar a cidade ao teu ritmo, e encontramo-nos para o nosso jantar de despedida, ciao Napoli!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Sabem aquele lugar que é lindo mas que por norma fica fora dos habituais roteiros ? Aqui esse lugar tem um nome: Procida.
Uma ilha a ser descoberta que nos fascina pela sua ainda autenticidade, pela sua calma, cores vivas e ruas pitorescas. A ilha inspirou os realizadores de alguns filmes e escritores e sabemos que ela também te vai inspirar e fazer suspirar!
Andando pelo centro histórico da vila, apreciaremos a vida a decorrer, subimos até à Torre Murata e desfrutamos de uma vista soberba para o Golfo de Nápoles. E o lugar ideal para dizer adeus e agradecer por termos tido o privilégio de visitar este lugar esquecido nos habituais roteiros. Sem pressa, ao final do dia regressamos de barco a Nápoles para a nossa despedida!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Hoje é o dia do teu regresso. Se o teu vôo for de tarde, poderás ainda fazer algumas compras de recordações de última hora.
Antes de nos despedirmos, quero deixar-te um grande obrigado pela tua companhia e espero que regresses com mais algumas histórias para contar.
Boa viagem e até já !
Acompanhamento líder 100 Rota
Vôos internacionais a partir de : 150€ (preço indicativo)
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exactas.
Nesta viagem, desenhámos um roteiro que mistura cultura, tradição, paisagem e gastronomia ! Desde a caótica e bela Nápoles, passando pela histórica Pompeia, as belas paisagens da costa amalfitana, a enigmática Matera, a pitoresca Alberobello e o “nosso segredo”, Santa Ágata di Puglia, a região da nossa líder.
Todo o percurso será feito em carrinha conduzida pelos nossos líderes, tendo assim uma maior liberdade para usufruirmos das paisagens, das histórias e do tempo que a região merece, acompanhados da nossa líder que aqui nasceu e viveu até emigrar para Portugal recentemente.
Quisemos assim oferecer uma viagem que nos dá a conhecer algumas das mais conhecidas pérolas do sul, como Alberobello e Pompeia, mas também descobrir alguns segredos como Matera, Santa Ágata di Puglia e a ilha de Procida.
Se há lugares ainda na europa que conserva uma forte identidade nas suas tradições e costumes, o sul da Itália é um deles, por isso mergulharemos a fundo na sua cultura e a abraçaremos com todas as nossas forças.
Os transferes não estão incluídos, para que tenhas liberdade de escolher o vôo que te seja mais conveniente! Todavia, serão dadas todas as informações necessárias para que saibas como chegar ao hotel.
Se desejares que solicitemos um transfer basta informar-nos e poderemos tratar do teu transporte.
A viagem será feita em carrinha de 9 lugares conduzida pelo próprio líder da viagem. Teremos liberdade para viajar ao ritmo de cada grupo, pelo que prevemos uma viagem bem tranquila!
Ficaremos em pequenos hotéis de preferência de cariz familiar, damos muita importância à localização e à higiene. Os quartos serão sempre Twin (2 camas) ou Duplos (cama de casal) caso o desejarem, sempre que possível com casa de banho privativa.
Esta viagem ao Sul de Itália é uma viagem generalista e não tem foco na caminhada. No entanto temos possibilidades de fazer pequenas caminhadas em muitos dos lugares que visitamos. Tudo será feito consoante a dinâmica do grupo.
A culinária italiana é uma das mais apreciadas no mundo. Pizza é universal e Nápoles é rainha. Mas Itália não é só pizza e nós vamos querer provar tudo !
Nápoles apesar de ter uma reputação nalguns aspectos ligada ao crime, desde os finais dos anos 90 que mudou bastante e é uma cidade segura que não difere de muitas cidades europeias de dimensão semelhante.
Para além dos cuidados que deves ter no dia a dia com os teus pertences, não há precauções adicionais a viajar pelo Sul de Itália !
Não necessitarás de adaptador para as tomadas. Na maior parte dos hotéis e restaurantes há boa rede wi-fi.
Como sabes o vôo não está incluído no programa de viagem, dando-te assim possibilidade de ter maior flexibilidade na escolha de horários, datas e sítio onde compras. Hoje em dia existem ferramentas muito boas que te podem ajudar a fazer a melhor compra, a momondo ou a skyscanner. Se ainda assim tiveres dificuldades contacta-nos. Não te esqueças que só deverás comprar o teu vôo quando a viagem estiver confirmada!