Beirute no Líbano é a nossa porta de entrada para a viagem à Síria. Consoante a hora de chegada poderás também ficar a conhecer um pouco desta fervilhante capital.
Alojamento: Mayflower ou similar
Manhã cedo rumamos à Síria, em transporte privado. Damascus será o nosso destino e após todas as formalidades de entrada no país fazemos check-in no nosso alojamento e sem perdermos tempo botamos o pé na cidade velha.
Alojamento: Antique Khan Hotel ou similar em Damscus
O dia está reservado para palmilhar todo o centro histórico desta mítica cidade. Irás demorar-te com os sorrisos no bazar, contemplar a sua grande mesquita, e irás surpreender-te com a vida fervilhante e cheia de esperança da capital da Síria.
Temos também oportunidade de visitar o palácio Azem, um perfeito exemplar de uma casa tradicional, a grande mesquita omíada, local de culto desde o primeiro milénio A.C e onde São Paulo terá sido convertido.
Alojamento: Antique Khan Hotel ou similar em Damscus
Após o pequeno almoço dirigimo-nos à vila de Maaloula, onde o aramaico ainda é falado, para visitar o famoso Mosteiro do Santo Tecla. Por aqui, passamos parte da manhã antes de alcançarmos o grandioso castelo de Krak de Chevaliers, um dos mais bem preservados castelos medievais do mundo.
Terminamos o dia junto de Mishtaya e visitamos o Mosteiro de St. Georgios.
Alojamento: Hotel Villa Rosa ou similar em Mishtaya
Uma das primeiras conclusões que tiramos após uma viagem à Síria é que o país tem uma diversidade cultural imensa. Hoje, ainda pela manhã a caminho da costa, visitamos a Torre Safita, construída pelos Templários, durante as cruzadas. Do seu topo a vista alcança o mediterrâneo até às montanhas cobertas de neve do Líbano.
É para a costa que vamos, e quiçá passamos o resto do dia a deambular na ilha piscatória de Arwad.
Alojamento: Royal Palace Hotel ou similar em Lattakia
Lattakia é a principal cidade portuária da Síria. A cerca de 30km encontramos a fortaleza de Saladino, inscrita na lista Património UNESCO desde 2006. Apesar de parcialmente em ruínas, representa um exemplo espectacular deste tipo de fortificações, tanto em qualidade de construção, bem como a possibilidade de verificar todos os passos da evolução histórica do monumento. Mantém características dos bizantinos, mostra a transformação francófona do século XII e fortificações adicionadas pela dinastia dos Abássidas.
Do que sobrar do nosso tempo visitamos Ugarit, lugar histórico descoberto por acaso no início do século XX.
Alojamento: Royal Palace Hotel ou similar em Lattakia
Depois de um bom pequeno almoço, seguimos para Apamea, antiga cidade greco-romana, fundada em 300 A.C. Visitamos Hama e as suas noras, provamos a sua fantástica comida local explorando a cidade.
Alojamento: Laressa Hotel ou similar em Hama
Aleppo é a segunda maior cidade da Síria, e uma das mais antigas continuamente habitadas do mundo. A Aleppo dedicamos um dia completo, visitando a cidade antiga, a cidadela e a sua gastronomia extraordinária. Entre 2012 e 2016 foi fortemente afetada pela guerra, todavia nos últimos anos tem sido paulatinamente reconstruída, graças à resiliência do povo sírio em fazer renascer das cinzas uma das cidades historicamente mais importantes da região.
Alojamento: Laurus Hotel ou similar em Aleppo
A manhã está ainda reservada para Aleppo. Cedo calcorreamos as ruas de uma das mais antigas cidades da região mas na sua parte mais moderna.
Ainda pela manhã rumamos a Homs onde visitamos a Igreja de Maria e ao lado testemunhamos a destruição causada pela última guerra.
Alojamento: Louis Hotel ou similar em Homs
Hoje o dia irá acordar-te bem cedo. Palmyra é o nosso destino, um oásis no deserto sírio. Uma grande cidade, e um dos mais importantes centros culturais do mundo antigo. Podemos também testemunhar o efeito devastador deixado pelas forças do ISIS que apagaram fisicamente, para sempre a glória de Palmyra.
Após este banho de História, rumamos a Homs, e o almoço estará à espera junto de uma família local.
Alojamento: Louis Hotel ou similar em Homs
Hoje visitamos o incrível Mosteiro de Moisés, o abissínio, nos arredores de Damascus em Nabk.
Regressamos a Damascus onde pernoitamos.
Alojamento: Antique Khan Hotel ou similar em Damascus
Hoje o sul é o sentido da nossa marcha. Visitamos Bosra, cidade capital da província romana da Arábia, e um dos mais importantes pontos de paragem nas rotas das caravanas para Mecca. Contempla o grandioso teatro romano, do século II, as suas ruínas cristãs e mesquitas.
Regressamos à capital no fim do dia e despedimo-nos ao “som” da mágica culinária do levante.
Alojamento: Antique Khan Hotel ou similar em Damascus
É dia de regresso a casa. O regresso a Beirute far-se-á durante o dia, conforme as horas de partida dos vôos de regresso em Beirute.
Esperamos que a viagem tenha ido de encontro às tuas expetativas e contamos ver-te de novo.
Até já!
13 noites de alojamento em quarto duplo/twin | Hotel ou guesthouse
Vôos internacionais | a partir de: 400€ (preço indicativo)
Para viajantes portugueses o visto é atribuído gratuitamente à chegada ao aeroporto de Beirute.
Para a Síria o visto será obtido na fronteira e terá um custo de 60€.
Não é permitido entrar no Líbano e na Síria se no passaporte houver indícios de que já terás estado em Israel.
Uma viagem ao Líbano é uma experiência obrigatória para quem quer conhecer o Médio Oriente. Este pequeno país junto do mediterrâneo é um autêntico caldeirão fervilhante de cultura e religião.
O nosso roteiro está pensado de forma a que possas não só conhecer a imensa história do país , mas ao mesmo tempo perceber como pode funcionar este país, acabado de sair de uma guerra com uma diversidade cultural fora do comum. Teremos transporte próprio pelo que a liberdade de irmos ao nosso ritmo jogará a nosso favor para uma otimização do nosso tempo. Na Síria por lei somos obrigados a deslocar-nos sempre com um guia local, o que será uma preciosa ajuda na eficácia da viagem.
Para tudo isto contamos ainda com a ajuda do nosso líder, conhecedor de vários países da região e do co-líder João Sousa residente no vizinho Líbano e profundo conhecedor das dinâmicas da complexa sociedade da região.
Os transferes não estão incluídos, para que tenhas liberdade de escolher o vôo que te seja mais conveniente! Todavia, serão dadas todas as informações necessárias para que saibas como chegar ao hotel.
Se desejares que solicitemos um transfer basta informar-nos e poderemos tratar do teu transporte.
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exactas.
A viagem será feita em mini-bus conduzido por condutor local, acompanhado de guia local e líder da 100 Rota, o que nos dará uma grande liberdade de movimentos.
Esta não é uma viagem de trekking. Não estão previstas grandes distâncias ou caminhadas, apenas o essencial para fazermos as nossas visitas.
Damos prioridade à limpeza e localização dos alojamentos. Gostamos que se situem o mais perto possível dos lugares a visitar, e se possível evitamos grandes cadeias hoteleiras privilegiando o negócio e economia local. Os quartos serão twin (camas separadas) ou duplos (cama de casal) e também sempre que possível com casa de banho privativa.
Os hotéis estão mencionados no programa, todavia por motivos que nos são alheios poderá ter de se optar por alternativas similares disponíveis.
É seguro viajar na Síria. O país está a recuperar paulatinamente da guerra, nos últimos anos a situação melhorou bastante e as imagens da guerra estão a ser substituídas por imagens de reconstrução, paz e sorrisos.
A organização local governamental do turismo sírio está a fazer um esforço tremendo para limpar a imagem do país, e o nosso percurso abrange áreas completamente seguras de quaisquer ameaças.
As áreas menos seguras encontram-se no nordeste do país, e ainda assim, são situações pontuais e localizadas em lugares específicos. No mais, resta teres os cuidados que sempre se tem no dia-a-dia, e abraçares a hospitalidade comum a estes países do médio oriente!
Na primavera o clima será muito semelhante ao de Portugal no início da primavera. Prevê-se temperaturas amenas entre os 10º e os 25º graus.
Não necessitarás de adaptador para as tomadas, sendo que são maioritariamente tipo C, usado na Europa continental. Na maior parte dos hotéis e restaurantes há wi-fi ainda que possa ser algo lenta em algum dos casos.
A Síria é um dos países mais multiculturais e abertos do Médio Oriente. No entanto, fica bem não usar roupas que exponham demasiado braços e pernas do joelho para cima, é aconselhável que as mulheres não usem roupas muito decotadas ou que salientem as formas do corpo.
Ainda no caso das mulheres poderá ser útil o uso de um lenço para entrar em alguns locais religiosos.
A comida na Síria é bastante variada e conhecida como uma das mais ricas desta região do Levante.
Desde os kebab’s, falaffel, manoukesh, vários tipos de arroz e grelhados, hoummous, baba ganoush, fateh, e saladas. Para os vegetarianos existem opções, e certamente encontrarás boas alternativas. O difícil vai ser não engordar !
Nas refeições que não estão incluídas o grupo por norma reúne-se e segue a sugestão do nosso líder que é conhecedor do local que considera mais adequado ao grupo no momento. Se te apetecer algo diferente o nosso líder no local ajudar-te-á a escolher a melhor opção!
Como sabes o vôo não está incluído no programa de viagem, dando-te assim possibilidade de ter maior flexibilidade na escolha de horários, datas e sítio onde compras. Hoje em dia existem ferramentas muito boas que te podem ajudar a fazer a melhor compra, a momondo ou a skyscanner. Se ainda assim tiveres dificuldades contacta-nos. Não te esqueças que só deverás comprar o teu vôo quando a viagem estiver confirmada!
O país não exige nenhum procedimento a nível de saúde. Se pretenderes uma consulta do viajante, recomendamos a Consulta do viajante online com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em medicina do viajante e blogger de viagens com a qual temos uma parceria. Deverás contactar pelo menos 2 meses antes do início da viagem. Contacta-nos para mais detalhes.