O dia está reservado para a tua viagem a São Tomé e Príncipe.
Conforme a tua hora de chegada, um transfer irá levar-te ao nosso alojamento. Combinamos uma hora para nos conhecermos e falarmos um pouco dos dias que se avizinham. Caso haja oportunidade, neste dia aproveitamos para
trocar dinheiro e outras questões burocráticas que surjam.
Bem vindos ao país do «leve-leve»!
Estadia: Guesthouse
Neste dia rumamos a Norte. O nosso primeiro destino será a aldeia de Santa Catarina e, para tal, percorremos «A estrada mais bonita do mundo», que beija o mar e nos leva ao mítico túnel de São Tomé. Lá bem ao fundo encontramos Santa Catarina, aldeia piscatória onde teremos contacto com as gentes mais genuínas de São Tomé, e quem sabe ter a oportunidade de ver a os locais na sua labuta diária, nomeadamente na pesca.
Regressamos à estrada com paragem obrigatória em Anambó, onde está o Padrão dos Descobrimentos. Local onde desembarcaram, a 21 de Dezembro (dia de São Tomé) de 1470, os navegadores João de Santarém e Pêro Escobar.
Em Neves almoçamos, quiçá num dos restaurantes mais conhecidos da ilha. De tarde aproveitaremos para conhecer uma das principais atrações da zona norte, a Lagoa Azul
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Acordamos bem cedo para irmos a um dos locais mais carismáticos da Ilha – a comunidade de Morro Peixe, uma referência a nível nacional na Proteção e Conservação de Tartarugas Marinhas. Aqui visitamos o Museu do Mar e Pesca Artesanal. Esta visita é importante para percebermos toda a ligação do povo de São Tomé com o mar, e toda a arte usada na pesca artesanal. Depois do almoço a tarde começa na Roça Agostinho Neto, uma das roças mais emblemáticas de São Tomé. As roças são antigas estruturas coloniais de produção agrícola, que funcionaram durante os ciclos de cacau e café nos finais do séc. XVIII e inícios do século XX. Teremos uma visita guiada pela Roça. Deixa-te envolver pelo ambiente das roças, é algo que ficará na tua memória.
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Depois de um bom pequeno-almoço, partimos à descoberta da parte central da ilha de São Tomé. Foi aqui que começaram as plantações de café em São Tomé, e por isso, é um dos lugares mais marcantes para a história da ilha. Grande parte do nosso passeio será entre roças, plantações de cacau, café e floresta equatorial. Visitamos a Roça Monte Café e o seu Museu. De seguida partimos em direção à Roça Saudade, onde nasceu o escritor Almada Negreiros. Completamente restaurada e transformada em Casa-Museu, é sempre um local de visita obrigatória. Conforme as condições climatéricas visitaremos ou não a Cascata São Nicolau antes de seguirmos para a Roça Bombaim, que está inserida no meio da floresta tropical. No caminho de regresso à capital visitamos a cidade de Trindade.
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
É tempo de rumar a Sul. A primeira paragem será na tão bela e marcante Roça de Água Izé.
Uma das mais ativas, onde podemos encontrar um dos edifícios mais bonitos de todas as roças, o seu hospital. Aqui temos contato com algumas ações de voluntariado e de seguida partimos para a Boca do Inferno, um património geológico, cheio de misticismo. Reza a lenda que um cavaleiro entrava nesta boca com o seu cavalo e saía em Cascais! Depois do almoço ficamos a conhecer algumas das belas praias da região. A tarde será passada nas belas praias do centro da Ilha.
Estadia: Roça
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Neste dia de manhã aproveitaremos para conhecer melhor a Roça e a Vila de São João dos Angolares. Ao almoço, uma degustação com o Chefe João Carlos Silva (na Roça com os tachos), onde viveremos um momento gastronómico único em São Tomé e Príncipe.
Depois das experiências, continuamos a nossa viagem rumo a Sul. Com paisagens completamente diferentes das que encontramos no norte da ilha, passamos pela Cascata da Praia Pesqueira, pelo Pico do Cão Grande, a montanha mais alta de São Tomé, que irá cruzar-se connosco.
Estadia: Eco-lodge
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
O dia será passado no Ilhéu das Rolas. Acordamos cedo e apanhamos o Barco na aldeia de Porto Alegre em direção ao Ilhéu. A viagem terá a duração de meia hora aproximadamente. Ao chegar, iremos diretamente conhecer o Marco do Equador, um dos pontos altos da nossa viagem. Estar nos dois hemisférios da terra não é algo que se faça todos os dias. O almoço será servido com janela para o mar na praia café. O restante do dia será passado a conhecer o Ilhéu e a usufruir das maravilhosas praias. Regressamos ao final da tarde.
Estadia: Eco Lodge
Alimentação: Pequeno-almoço/Jantar
Depois de um tranquilo pequeno-almoço, andaremos pelas fantásticas praias do sul. Praia Jalé, Praia Inhame, Praia Piscina. Vamos deixar-nos levar pelas diferenças de cada uma e ficar por aqui até que o relógio nos diga que são horas de regressar.
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Hoje o dia será passado na capital, São Tomé. Pela manhã visitamos o Mercado Municipal. Aqui vivemos um São Tomé muito genuíno. O resto do dia será livre para descobrir os encantos e recantos da cidade, e eventualmente comprares alguns souvenirs, artesanato ou chocolates. Sabias que São Tomé produz dos melhores chocolates do mundo? Diz-se por aqui que, onde há cacaus felizes, há chocolates deliciosos!
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído, almoço
A nossa viagem a São Tomé e Príncipe está a chegar ao fim – é hora da tua partida, caso decidas não fazer a extensão à Ilha do Príncipe.
É momento de desfrutar do último dia por São Tomé. Dependendo dos horários dos voos, este será um dia livre ou a organizar. Resta-me desejar-te uma boa viagem e espero que tenha sido um apenas, até já!
Chegamos à Ilha do Príncipe pela manhã, num voo com 30 minutos. Neste primeiro dia na Ilha, começamos por conhecer a capital mais pequena do mundo, a cidade de Santo António, que tem uma arquitetura saída de um quadro do século XVIII. Aqui aproveitamos para passear nas ruas, descobrir as lojas, os mercados e ter um contato mais de perto com as gentes de Príncipe. Vai-te surpreender.
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
E que tal um tour pela ilha conhecendo roças, praias de sonho, miradouros e acabamos o dia com um por do Sol inesquecível?
Começamos pela Roça Paciência, onde temos a oportunidade de ver algumas plantações de café e cacau. Seguimos para o Miradouro da Praia Banana que tem uma vista privilegiada sobre a Praia Banana. E se não acreditas no que estás a ver, vais ter a possibilidade de sentir a areia nos pés e mergulhar naquela água cristalina!
Seguimos para a Roça Belo Monte, local ideal para fazermos uma pausa para um café antes de voltarmos ao nosso tour. Duvido que haja alguma praia tão bela
e selvagem. É um paraíso. A viagem é longa, mas o Terreiro Velho é visita obrigatória. Aqui é produzido o chocolate Claudio Corallo, e temos das vistas mais bonitas de toda a Ilha, onde podemos avistar o Boné do Jockey, uma das
montanhas mais conhecidas de Príncipe.
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Propomos hoje fazer um trilho no Parque Natural Ôbo, mas agora na ilha do Príncipe.
Criado com a intenção de proteger a biodiversidade do arquipélago, ocupa 85 Km2 da pequena ilha e será uma oportunidade única de nos embrenharmos na imensidão da flora e da fauna desta região do planeta.
Depois do todo o esforço da caminhada, é tempo de recuperar energias nas belas praias do Resort Bom Bom, e assistir a um belo pôr do sol… merecido.
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
A manhã vai demorar-nos. O ritmo «leve-leve» apoderou-se do nosso corpo e da nossa alma! Mas hoje é o dia de rumar a São Tomé, e a tarde já será passada na capital.
Consoante a hora do teu vôo poderás ainda despedir-te de São Tomé com um pequeno passeio pela cidade, ou simplesmente estar e recordar as boas histórias que levamos na bagagem.
Resta-me desejar-te uma boa viagem, agradecer a confiança depositada em nós e esperar que seja somente um até breve!
Marcelo Andrade
Líder de viagens 100 Rota e autor do blogue Ir em Viagem
Acompanhamento líder 100 Rota
EXTENSÃO AO PRÍNCIPE (opcional):
Acompanhamento líder 100 Rota
Vôos internacionais a partir de : 500€ (preço indicativo)
EXTENSÃO AO PRÍNCIPE (opcional):
Vôo doméstico ao Príncipe ida e volta ( a partir de 150€)
Se a viagem tiver menos de 15 dias, não é necessário visto para os cidadãos portugueses. Validade do Passaporte deverá exceder em pelo menos 12 meses a duração da entrada prevista.
Serão 8 horas de avião para chegarmos à ilha verde. Essas horas são o que nos separa, mas simultaneamente o que nos levará a descobrir roças abandonados, a colher e a comer cacau, mergulhar em águas cristalinas, conhecer praias de sonho, percorrer uma floresta tropical e virgem e receber sorrisos de gente muito genuína. Gente doce em mar salgado, que terá muito para vos oferecer.
O nosso roteiro será efectuado em Jipe 4×4 conduzido pelo nosso líder (caso seja grupo com número reduzido) ou acompanhado por condutor local.
Os transferes estão incluídos, se chegares nas datas do programa! Se chegares ou partires em datas diferentes e desejares transfer basta informar e poderemos tratar do teu transporte.
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exactas.
Jipe 4×4 e eventualmente motos na extensão ao Príncipe.
Os lugares que visitaremos não serão muito longe do local onde fica a viatura. Iremos percorrer as roças e a capital a pé, mas as distâncias não são significativas. O dia que pedirá mais esforço, será, o dia do trilho. O trilho é de dificuldade moderada.
Ficaremos alojados numa Guest House na Capital, numa Roça (para vivermos uma experiência diferente) e em Bungalows ao pé da praia no sul da ilha.
Nas refeições que não estão incluídas, por norma juntamo-nos e seguimos a sugestão do nosso líder que é conhecedor do local que considera mais adequado ao grupo no momento. No entanto se te apetecer algo diferente és livre de decidir e também o líder poderá aconselhar-te um lugar que vá de encontro aos teus desejos.
STP é um destino bastante seguro para o/a turista, mas os cuidados básicos são sempre importantes. Podemos circular por toda a ilha e andar a pé pela capital e por outras cidades sem qualquer problema. À noite as ruas são pouco iluminadas (além de falhar a eletricidade com regularidade), estão bastante degradadas e há muitos cães vadios, por isso, não se demore até muito tarde na rua. É aconselhável alguma prudência.
Estaremos numa das estações secas conhecida por Gravana – entre junho e setembro – com temperaturas que oscilam entre 21º e os 28º C. O céu está tendencialmente nublado, raramente chove. Neste período há menos mosquitos.(Não invalida o uso de replente)
Quanto ás comunicações, um dos primeiros passos a fazer numa viagem a São Tomé é comprar um cartão de uma operadora local para o telemóvel. Impossível utilizarmos as nossas operadoras, sem gastar uma pequena fortuna. Pode aceder ao wi-fi, nos restaurantes, hóteis. No caso da eletricidade é diferente. É comum haver cortes de eletricidade durante o dia e principalmente à noite (Com ou sem pré-aviso). Aconselhável levar Power bank para carregar os eqipamentos electrónicos. As tomadas são iguais às de Portugal.
Neste período as temperaturas são amenas, mesmo assim devemos levar o menos possível e mais leve: Um casaco fino, um impermeável, chinelos para a praia e ténis leves e confortavéis para o dia a dia. Para os trilhos, levar umas botas mais resistentes, mas não muito grandes e pesadas porque não há alta montanha em São Tomé.
A gastronomia são-tomense é uma mistura da gastronomia europeia/portuguesa e da africana (principalmente com a influência dos cabo-verdianos, moçambicanos e angolanos que vieram para as roças trabalhar)
A não perder: o peixe local e os seus acompanhamentos (fruta-pão, banana-pão, banana frita, batata-doce, matabala cozida, mandioca ou legumes); As ervas aromáticas e afrodisíacas, coco e cacau, azeite ou óleo de palma; O Calulu, que é prato tradicional de São Tomé; e a fruta (Sape-sape, jaca, maracujá (gigante), banana-maçã e banana-roxa, cajá-manga, papaia/mamão e o mangostão.
É aconselhável uma consulta do viajante. Se pretenderes uma consulta do viajante, recomendamos a Consulta do viajante online com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em medicina do viajante e blogger de viagens com a qual temos uma parceria. Deverás contactar a consulta de viagem online pelo menos 2 meses antes do início da viagem. Contacta-nos para mais detalhes.