Viva México! Especial dia dos mortos
Com Rosa Furtado
Cultura, pessoas, festa e gastronomia!
27 Out a 12 Nov 2022
17 dias | 1680€
Seguinte
Viva México! Especial dia dos mortos
1 / 1

Entrar em contacto connosco #Agendar Viagem

Preenche os campos
  • Formato da data:DD barra MM barra AAAA
  • Especificações

  • Contacto de Emergência

  • Dados de Faturação

  • A informação recolhida serve apenas para dar resposta via e-mail e/ou telefone. Não guardamos essa informação em nenhuma base de dados.
| Cultura
| Gastronomia
Dificuldade: 5/10
Conforto: 6/10
Cultural: 8/10
4-10 pessoas
Viva México! Especial dia dos mortos
27 Out a 12 Nov 2022
17 dias | 1680€
A viagem
Desafiamos-te a desfrutar da imensa riqueza cultural que o México tem para oferecer.
Começamos pela fabulosa Cidade do México e percorremos 6 dos 31 estados federais deste país.
As cidades são imensas, cheias de vida, cor e de arte. Os sítios arqueológicos são o encanto dos amantes de história e as paisagens naturais são de cortar a respiração.
Como não podia deixar de ser, a nossa viagem vai ser também gastronómica, pois a culinária tradicional mexicana foi inscrita pela Unesco na lista do Património Cultural Intangível da Humanidade.

Especial Dia de los Muertos:
Acreditamos que ter a oportunidade de assistir a este cerimonial é um privilégio e oportunidade singular de mergulhar neste festival único na cidade de Oaxaca, e no México.
Misturam-se as tradições pré-hispânicas de homenagem às almas que partiram, com as festividades católicas do Dia de Todos os Santos. Ao contrário do que o nome sinistro pode sugerir, esta é uma das épocas mais alegres e coloridas no México e tão especial que também foi inscrita pela Unesco na lista do Património Cultural Intangível da Humanidade.
Se gostares de animação, vê o filme Coco da Disney para melhor perceberes a alma deste feriado.
Percurso
  • Dia 1 | Cidade do México (chegada)

    Este é o dia da tua chegada à Cidade do México. Aproveita para descansar e encher-te de energia para os próximos dias. O encontro do grupo com o líder da viagem será ao jantar, para que todos se possam conhecer, num belo repasto à volta da mesa.

    Decora a palavra Zócalo: na maioria das cidades mexicanas é o nome comum para a praça principal e o marco zero a partir da qual cada cidade se estende.

    Estadia: Guesthouse

  • Dia 2 | Cidade do México

    Bem vindos ao México! E nada como começar pela sua capital, a grandiosa cidade do México.

    Para que fiques com uma visão da história do México, começamos pela zona mais “in” da cidade, onde vamos visitar o imperdível Museu Nacional de Antropologia e passear no Bosque de Chapultepec.

    À tarde, voltamos para o centro histórico e andaremos pelo Zócalo, uma das maiores praças do mundo, onde visitamos a Catedral Metropolitana. Caso ainda não tenhas pesos, a moeda oficial mexicana, aproveitamos para ir ao banco ou a uma casa de câmbios.

    Paramos para beber um café na Casa de los Azulejos e imaginar como se vivia na época colonial espanhola. Nesta zona, podes ainda visitar o Museu Mural Diego Rivera e o Palácio de Bellas Artes onde está exposto um conjunto de obras de grandes muralistas mexicanos.

    Estadia: Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 3 | Teotihuacan-Cidade do México

    Começamos o dia por uma curta viagem até Teotihuacan (a cidade onde os deuses foram criados). Este é um dos mais espetaculares sítios arqueológicos do México e foi classificado como Património Mundial pela UNESCO.

    Podes ver as Pirâmides do Sol e da Lua, percorrer a calçada dos mortos e imaginar como seria a vida no local que chegou a ser uma das maiores cidades do mundo na sua época.

    Antes de regressarmos, procuramos uma taqueria típica para repor as calorias e um local para provar pulque, a bebida milenar desta zona.

    Já de volta à capital, vamos até à zona de Coyacan, conhecida pelos seus mercados típicos e aqui podes visitar a Casa Azul (museu Frida Kahlo), onde nasceu e morreu a pintora que se tornou um dos ícones do México.

    Estadia: Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 4 | Cidade do México-Puebla

    Despedimo-nos da cidade do México e apanhamos um autocarro para Puebla.

    No sopé do vulcão Popocatepetl, o centro histórico de Puebla faz parte do património universal da Unesco. Vamos provar o tradicional mole poblano e perder-nos na Calle de los Dulces.

    Acabamos o dia no Barrio del Artista, onde vários artistas expõem a sua arte e podemos degustar mais uns pratos de cozinha poblana enquanto ouvimos música ao vivo

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 5 | Puebla-Oaxaca

    De manhã, deambulamos ainda pelo centro de Puebla, uma cidade que certamente te cativou. O destino leva-nos depois até Oaxaca, onde chegamos à hora de jantar.

    O centro histórico de Oaxaca também faz parte do património universal da Unesco e aqui, o chocolate, o café e o mezcal são reis!

    É tempo de percorrer as ruas desta bonita cidade, sem rota definida, provando diversos petiscos e visitando os mercados locais. Para os mais corajosos, fica o desafio de comer umas populares chapulinas (grilos fritos e temperados).

     

    Especial Dia de los Muertos: 1º dia das celebrações: durante estes dias, os locais acreditam que se abre um portal entre o nosso mundo e o mundo dos espíritos, e convidam os seus entes queridos que já partiram para as celebrações através de oferendas. Vamos até ao Zócalo procurar os panfletos das atividades previstas e juntamo-nos aos oaxaqueños na visita a um cemitério.

    Estadia: Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 6 | Monte Albán-Oaxaca

    A nossa manhã começa pela visita ao sítio arqueológico Monte Albán, classificado como património universal pela Unesco. Este local é de extrema importância histórica, pois foi uma das primeiras grandes cidades da Mesoamérica, tendo sido habitada por uma sucessão de diversos povos. Construída num planalto, tem uma vista espetacular sobre o Vale de Oaxaca.

    Especial Dia de los Muertos:  2º dia das celebrações: as famílias juntam-se, incluindo os espíritos convidados, e celebram com comida, música e bebida. Aproveita para provar o pan de los muertos e outras iguarias especiais desta época. Junta-te à população, conhece a história da Catrina e bebe um mezcal. Podes vestir-te e pintar a cara a rigor (há vários locais no centro da cidade e nos mercados), mas lembra-te de respeitar as tradições, pois este não é um Halloween mexicano: nada de máscaras assustadoras ou sexy e nunca visites os cemitérios mascarado.

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 7 | Oaxaca-San Cristóbal de las casas

    Este dia estás por tua conta e podes descontraidamente usufruir do ambiente que se vive na cidade, seguindo as recomendações do nosso líder.

    À tarde, tens tempo para relaxar e preparar-te para a longa noite no autocarro que nos levará até ao estado de Chiapas. Encontramo-nos ao jantar.

    Especial Dia de los Muertos: 3º e último dia das celebrações; este dia é mais calmo e vários sítios estão fechados para que as famílias tenham tempo para festejar com os seus espíritos e despedirem-se até ao próximo ano.

    Estadia: Autocarro
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 8 | San Cristóbal de las casas

    Chegamos a San Cristobal de las Casas de manhã bem cedo, depois de uma longa noite passada no autocarro. Podes descansar o resto da manhã para estares bem desperto para a beleza desta cidade, listada como um dos Pueblos Mágicos do México.

    Estaremos em zona montanhosa, a cerca de 2.200m de altitude, numa mescla de herança colonial espanhola com etnias indígenas, que representam uma percentagem significativa da população. Aqui, as casas e as igrejas são coloridas, bem como as roupas tradicionais que a mulheres usam.

    Sem pressa, passamos por igrejas, mercados e lojinhas, sem esquecer um dos pratos mais tradicionais: tamales com tzoltzil.

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

     

  • Dia 9 | San Cristóbal de las casas

    O sonho de ver o México das casas coloridas, das festividades, das pessoas está a ser cumprido, mas queremos mais.

    Queremos levar-te a visitar duas das aldeias de população maia tzotzil: San Juan Chamula e San Lorenzo Zinacantán.

    Aqui mantêm-se muitas tradições ancestrais, e os aldeões são maias antes de serem mexicanos. Visitamos a igreja de San Juan Chamula, que não é reconhecida pela Vaticano. Não podemos tirar fotos no interior e a população local leva este pedido muito a sério. Garantidamente, a experiência de estar neste local de culto, vai ficar gravada na memória apesar de não ficar gravada pela câmara fotográfica.

    Regressaremos a meio da tarde, pelo que calmamente irás gozar a beleza de San Cris. Resta-nos procurar um bom local para jantar e provar Pox, a bebida tradicional Maia.

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 10 | San Cristóbal de las Casas-Palenque

    Este dia é passado em viagem até Palenque. Uma maravilha escondida na selva. Pelo caminho, teremos tempo para visitar as cascatas de Misol-Ha e Agua Azul onde podemos tomar uma banhoca e almoçar sem pressa.

    Desta vez, vamos instalar-nos relativamente perto da antiga cidade maia e vamos adormecer ao som da natureza. O dia seguinte amanhecerá com o imaginário maia à nossa frente.

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 11 | Palenque-Guadalajara

    Toda a manhã descobrimos uma das mais encantadoras antigas cidades maias.

    O sítio arqueológico de Palenque está também classificado como património universal pela Unesco e foi aqui que, no interior do Templo das Inscrições, foram descobertas tábuas de hieróglifos maias, essenciais ao estudo deste povo. Descobre também como os maias tinham conhecimentos avançados de matemática e de astronomia e como eram organizadas as cidades-estado.

    A tarde será passada em viagem (autocarro e voo interno). Deixamos para trás o estado de Chiapas e entramos no estado de Jalisco, a mais de 1.400km de distância.

    O nosso dia termina com um belo repasto na maior cantina do mundo; vamos provar pozole e enchiladas tapatias e a bela tequila, ou não fora Guadalajara a sua capital.

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 12 | Tlaquepaque e Tequila

    Acordamos já ambientados ao estado de Jalisco, terra da tequila que viu nascer os mariachi.

    Passamos a manhã a deambular por Tlaquepaque, paraíso das compras de artesanato. Não podíamos deixar Jalisco sem visitar uma herdade produtora de tequila, onde passamos a tarde.

    Sobra-nos a última noite em Guadalajara ao som dos mariachi, embalados por um copo, ou mais de tequila!

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 13 | Guadalajara-Guanajuato

    De manhã, percorremos o centro histórico de Guadalajara, a capital cultural do México e do Charro mexicano, onde somos desafiados a descobrir as suas várias ruas pedonais e as suas charmosas arcadas que nos abrem caminho para velhas e escondidas plazas.

    Já de tarde, apanhamos um autocarro até ao nosso último destino desta aventura: Guanajuato, considerada uma das cidades mais bonitas do México.

    Chegamos já pela noite dentro, procuramos sítio para jantar e descansamos com Guanajuato já no nosso pensamento.

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 14 | Guanajuato

    Guanajuato faz parte do património universal da Unesco, viu nascer Diego Rivera e foi um dos mais importantes centros de mineração de prata do mundo.

    Vagueia pelo coloridíssimo centro histórico, descobre as ruas subterrâneas, a Boca del Inferno, herança do tempo dos mineiros. A nossa líder irá conduzir-te de forma a que te percas e que não consigas parar de captar imagens desta colorida cidade.

    Depois de jantar, quem sabe irás percorrer as ruas a cantar e a dançar!

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

    
                
  • Dia 15 | Guanajuato

    Acreditamos que já estejas apaixonado por Guanajuato. É uma cidade com um centro bastante compacto e por isso ideal para percorrer a pé, tudo recheado de bons cafés, bares, comida de rua, mercados e galerias de arte. Mais do que enumerar lugares a visitar, Guanajuato é o local ideal para nos perdermos e assim encontrarmos os seus segredos.

    Hoje deixamos-te a sugestão de percorreres Guanajuato ao teu ritmo. O dia é livre.

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 16 | Guanajuato-Cidade do México

    De manhã, regressamos à capital mexicana. Só chegaremos à Cidade do México ao início da tarde, pelo que deverás ir prevenido com um farnel.

    Aproveita a tarde caminhando pelo centro histórico. Descobre o Mercado de Artesanías La Ciudadela, a Torre Latinoamericana ou o Antigo Colégio de San Ildefonso.

    Despedimo-nos desta aventura num jantar, brindando a toda a beleza que o México tem para nos oferecer.

    Estadia: Hotel/Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 17 | Cidade do México (partida)

    Após o pequeno almoço, arrumamos as malas para voltar para casa.

    Quem desejar, pode estender a sua estadia para passar uns dias de praia na costa, conhecer outros pueblos ou descobrir mais recantos da charmosa Cidade do México.

    Adiós Mexico, nos vemos pronto!

Detalhes
Incluído na viagem:

15 noites de alojamento | Hotel ou guesthouse em quarto duplo/twin (Hotel) | 1 noite em autocarro noturno

Todos os pequenos-almoços
Acompanhamento do líder 100 Rota
Transportes (dentro do programa, vôo doméstico Villahermosa-Guadalajara | excepto transfers)
Entrada no Museu Frida Khalom e Museu Antropologia
Entrada e guia no Parque arqueológico Teotihuacan
Tour aldeias Maias
Entrada e guia local em Palenque
Entrada e guia local no Parque arqueológico de Monte Albán

 

 

Não incluído na viagem:

Vôos internacionais | a partir de: 600€ (valor indicativo)

Transfers de/para o aeroporto
Alimentação não especificada (cerca de 20€/dia)
Actividades não incluídas no roteiro | Quarto individual
Despesas pessoais
Seguro pessoal | recomendamos IATI Seguros de viagem

 

 

Perguntas frequentes
A Rosa mostrou-se sempre preocupada com as nossas necessidades e procurou resolver todas as questões o melhor possível.

Novembro 2021
Victor C.
Viva México! Especial dia dos mortos
A Rosa é mais do que uma líder, é uma amiga, alguém em quem se pode confiar e sempre disposta a colocar o viajante me primeiro lugar. Além disto, é muito divertida e induz um ambiente de bem estar e boa energia.

Novembro 2021
Filipa T.
Viva México!
A Rosa é entusiasta, dedicada e tem uma energia incrível. É extremamente competente, estando sempre preocupada com o grupo e também com as necessidades individuais. Voltava a viajar com ela, sem dúvida!
Ângela S.
Viva México!
Testemunhos