Ahlan Wa Sahlan! Bem-vindo a Beirute! Bem-vindo ao Líbano!
Este é o dia reservado para a tua viagem ao Líbano. Vão ser oito dias a descobrir este pequeno, mas grandioso país, um autêntico caldeirão fervilhante de culturas e civilizações. Para quem chega cedo poderá aventurar-se a descobrir as ruas da resiliente Beirute, se chegares tarde faz o teu check-in e prepara-te para desbravar o Líbano no dia seguinte.
Estadia: Hotel Mayflower ou similar
Estás numa das cidades mais míticas da história do Médio Oriente, sempre com uma sequência de consecutivos sobressaltos culturais, religiosos, políticos e sociais, mas que luta ainda hoje por mudanças e a sede por um futuro melhor está presente em cada sorriso do hospitaleiro povo libanês.
Iniciamos a nossa demanda na polémica Downtown, uma parte da cidade completamente destruída nos anos 90 mas que que viu nos últimos anos ver crescer várias construções modernas e pouco consensuais entre os locais.
Por aqui visitamos a grande mesquita de Beirute e mesmo ao lado o famoso “ovo”.
Não terminamos o dia sem visitar aqueles que são considerados os bairros mais típicos da cidade, Gemmayze e Mar Mikhail recentemente atingidos pela explosão no porto da cidade em 2020.
Local ideal para procurar um lugar para jantar e esperar pela famosa noite de Beirute. Nos “entretantos” do dia prepara-te para algumas surpresas, que o nosso líder tem guardados só para ti.
Estadia: Hotel Mayflower ou similar
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Hoje sugerimos que nos acompanhes até à parte sul da cidade.
Começamos por sugerir uma visita ao Museu Nacional que alberga um espólio bem interessante e nos ajuda a contextualizar o país na sua longa história, mas também queremos ir além do óbvio.
Gostaria que me acompanhassem até aos antigos campos de refugiados Shatila onde ficamos com uma diferente perspetiva da dinâmica da cidade e percebemos um pouco melhor as tensões entre muçulmanos xiitas, sunitas e cristãos maronitas.
No meio de alguma falta de cor, de alguma decadência florescem histórias de resiliência, luta e muitos sorrisos. O final do dia chegará e assistir ao pôr do sol junto do Porto de Beirute será certamente uma aposta ganha.
Estadia: Hotel Mayflower ou similar
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Bem cedo rumamos a sul numa curta viagem até Saida ou Sidon, antigo porto de extrema importância para os fenícios, ofuscado mais tarde devido ao florescimento da sua “irmã” Tiro.
Em Saida deambulamos pelas ruas do Souk no seu muito bem conservado centro histórico e passeamos pela corniche onde visitamos uma fortaleza do século XIII com uma vista incrível para o mediterrâneo.
A tarde será passada em Tiro, antiga capital da Fenícia, Senhora dos mares para os fenícios e fundadora das colónias de Cartago e Cádiz. Segundo reza a lenda foi aqui onde se descobriu a cor púrpura! O seu papel na história só perdeu importância durante o fim das cruzadas. Aqui visitamos as importantes ruínas arqueológicas que datam principalmente da época romana.
Cansados, mas já cheios de histórias para partilhar regressamos a Beirute.
Estadia: Hotel Mayflower ou similar
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Saímos de Beirute em direção ao Vale de Bekka. A poucos quilómetros da fronteira com a Síria estão as ruínas Omíadas de Anjar, fundada pelo califa Walid I no princípio do século VIII. As ruínas constituem um testemunho muito importante do urbanismo Omíada.
Sem demoras, seguimos rumo às míticas ruínas de Balbeek.
O sítio, Património UNESCO, foi sede de culto religioso no período fenício. Sob o domínio romano conservou o seu carácter religioso, atraindo muitos peregrinos!
As colossais construções do período de apogeu da arquitetura imperial romana e o estado de conservação, sobretudo do Templo de Baco, irão prender-te, fazer-te apaixonar e perder por entre estas ruínas. Relaxa e grava para ti as imagens e memórias de Balbeek.
Estadia: Hotel Palmyra em Balbeek
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
A estrada sinuosa que atravessa as montanhas do interior libanês leva-nos até ao céu onde podemos contemplar os Cedros de Deus, árvore mítica, símbolo do Líbano.
A qualidade da sua madeira cedo deu nas vistas e foi aproveitada para muitos fins desde a construção à arte, por fenícios, israelitas, egípcios, assírios, persas, gregos, romanos e otomanos!
Daqui partimos em direção a Tripoli na estrada que cruzará todo o vale de Qadisha, a viagem será demorada, mas por boas razões, a paisagem!
Estadia: Hotel Azur & Suites ou similar
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Salam Aleikum! Estamos em Tripoli a maior cidade do norte do país, composta por larga maioria de residentes muçulmanos. O seu souk é o maior e quiçá o mais vibrante de todo o Líbano, pelo que procuramos conhecer todos os cantos e recantos, das suas ruelas e becos, e também contemplar as vistas desde o alto do castelo mandado construir por um antigo comandante cruzado. Antes de “descermos” até à costa partimos até ao bairro Bab al Tabbaneh e ficamos a conhecer um pouco da história turbulenta da cidade.
O final do dia não tardará e a nossa aventura também, pelo que antes do pôr do sol convido-te a visitares comigo o que resta do Centro Cultural Oscar Niemeyer, famoso arquiteto brasileiro.
Estadia: Hotel Azur & Suites ou similar
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Antes de avistarmos de novo Beirute, terás algum tempo livre para poderes comprar as tuas últimas lembranças no souk de Tripoli. Combinamos uma hora para regressar, antes fazemos uma paragem na antiga Byblos, onde passamos a tarde.
Byblos é uma das mais antigas cidades fenícias. Habitada desde o neolítico está ligada a lendas e histórias do mediterrâneo há séculos. Foi também daqui que se crê ter sido difundido o alfabeto fenício!
Ao fim do dia alcançamos Beirute, e procuramos um local para jantar e despedimo-nos, brindando a um futuro mais risonho para o Líbano.
Estadia: Hotel Mayflower ou similar
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Esperamos que esta viagem ao Líbano tenha ido ao encontro das tuas expectativas. É provável que o teu vôo saia de madrugada. Por isso resta-me desejar-te uma boa viagem de regresso e que estes dias tenham sido do teu inteiro agrado! Um abraço e obrigado pela confiança!
7 noites de alojamento em quarto duplo/twin (hotel e guesthouse)
Vôos internacionais a partir de: 300€ (preço indicativo)
Para viajantes portugueses o visto é atribuído gratuitamente à chegada ao aeroporto de Beirute. Não é permitido entrar no Líbano se no passaporte houver indícios de que já terás estado em Israel.
Uma viagem ao Líbano é uma experiência obrigatória para quem quer conhecer o Médio Oriente. Este pequeno país junto do mediterrâneo é um autêntico caldeirão fervilhante de cultura e religião.
A nossa proposta aborda e dá ênfase para te levar a conhecer a complexa política e geopolítica do Líbano e da região. Para isso e devido ao conhecimento profundo do líder do país terás acesso a bairros e zonas (Beirute e Trípoli) que por norma estão vedadas a visitas, mas muito importantes para ajudar a entender a dinâmica da sociedade libanesa nos anos mais recentes. No meio de tudo isto encontrarás histórias de amor e resiliência que vale a pena conhecer.
Óbvio que o Líbano também é a grandiosidade de Balbeek, a preciosa Tiro, a importante Byblos, os míticos Cedros, o bucólico vale de Qadisha e os maravilhosos souks de Saida e sim, tudo isso fará parte do nosso itinerário.
Teremos transporte próprio pelo que a liberdade de irmos ao nosso ritmo jogará a nosso favor para uma optimização do nosso tempo, e que nos fará concerteza ter o privilégio de ficar a conhecer lugares fora das habituais rotas.
Os transferes não estão incluídos, para que tenhas liberdade de escolher o vôo que te seja mais conveniente! Todavia, serão dadas todas as informações necessárias para que saibas como chegar ao hotel.
Se desejares que solicitemos um transfer basta informar-nos e poderemos tratar do teu transporte.
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exactas.
A viagem será feita em mini-bus conduzido por condutor local, o que nos dará uma grande liberdade de movimentos. O Líbano é um país de pequenas dimensões, a viagem mais extensa terá uma distância de cerca de 110km.
Esta não é uma viagem de trekking. Não estão previstas grandes distâncias ou caminhadas, apenas o essencial para fazermos as nossas visitas.
Damos prioridade à limpeza e localização dos alojamentos. Gostamos que se situem o mais perto possível dos lugares a visitar, e se possível evitamos grandes cadeias hoteleiras privilegiando o negócio e economia local. Os quartos serão twin (camas separadas) ou duplos (cama de casal) e também sempre que possível com casa de banho privativa. Dada a dimensão do país a maior parte das noites serão em Beirute, sendo que nas restantes pernoitaremos também em Balbeek e em Tripoli.
É seguro viajar no Líbano, as pessoas são simpáticas e hospitaleiras, ou não estivesses tu no Médio Oriente ! Verdade que nos últimos tempos o país tem estado sob uma grande pressão e crise económica e financeira que tem ocasionado protestos por parte da população. Contudo, são situações pontuais e localizadas em lugares específicos. No mais, resta teres os cuidados que sempre se tem no dia-a-dia.
No Verão o clima é semelhante ao de Portugal. Como o Líbano é um país montanhoso pode haver alguma variação de temperatura.
Não necessitarás de adaptador para as tomadas no Líbano sendo que são maioritariamente tipo C, usado na Europa continental. Na maior parte dos hotéis e restaurantes há wi-fi ainda que possa ser algo lenta em algum dos casos.
Se pretenderes estares sempre conectado poderás comprar um cartão SIM à chegada ao aeroporto, numa das operadoras locais, num processo bastante simples.
O Líbano é um dos países mais flexíveis e abertos do Médio Oriente. No entanto, nalguns bairros em Beirute, Balbeek e em Tripoli, fica bem não usar roupas que exponham demasiado braços e pernas do joelho para cima, é aconselhável que as mulheres não usem roupas muito decotadas ou que salientem as formas do corpo.
Ainda no caso das mulheres poderá ser útil o uso de um lenço para entrar em alguns locais religiosos.
A comida no Líbano é bastante variada e conhecida como uma das mais ricas do mundo! Desde os kebab’s, falaffel, manoukesh, vários tipos de arroz e grelhados, hoummous, baba ganoush, fateh, e saladas. Para os vegetarianos existem opções, e certamente encontrarás boas alternativas. O difícil vai ser não engordar !
Nas refeições que não estão incluídas o grupo por norma reúne-se e segue a sugestão do nosso líder que é conhecedor do local que considera mais adequado ao grupo no momento. Se te apetecer algo diferente o nosso líder no local ajudar-te-á a escolher a melhor opção.
Como sabes o vôo não está incluído no programa de viagem, dando-te assim possibilidade de ter maior flexibilidade na escolha de horários, datas e sítio onde compras. Hoje em dia existem ferramentas muito boas que te podem ajudar a fazer a melhor compra, a momondo ou a skyscanner. Se ainda assim tiveres dificuldades contacta-nos. Não te esqueças que só deverás comprar o teu vôo quando a viagem estiver confirmada!
O país não exige nenhum procedimento a nível de saúde. Se pretenderes uma consulta do viajante, recomendamos a Consulta do viajante online com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em medicina do viajante e blogger de viagens com a qual temos uma parceria. Deverás contactar pelo menos 2 meses antes do início da viagem. Contacta-nos para mais detalhes.