Este será o dia da viagem até ao ponto de início da nossa aventura.
Neste nosso primeiro dia em solo brasileiro, partiremos de Palmas (Capital) em direção a São Félix do Tocantins. Visitaremos a nascente do Rio Peixinho e aproveitaremos o momento para ir a banhos. Passaremos pela Serra da Catedral, conhecida pela sua formação em arenito, onde teremos o nosso momento para fotos e contemplação. Na sequência, visitaremos o Fervedouro de Jatobá para terminar o dia.
Percurso estimado no veículo: 260 km. Estradas de asfalto e de terra.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pensão completa
O dia será passado em São Félix do Tocantins. Começaremos o dia com um pequeno trilho matinal de cerca de 5 km. Depois, seguiremos em direção à cascata das Araras para um banho bem merecido. Neste dia haverá a opção de descer o rio Soninho de rafting (atividade opcional).
Estadia: Hotel
Alimentação: Pensão completa
Neste dia, deixaremos São Félix de Tocantins em direção a Mateiros, mas o dia promete. Seguiremos viagem rumo a uma comunidade local, onde ficaremos a conhecer melhor o seu dia-a-dia. O Fervedouro Beija-flor espera-nos para mais uma experiência de flutuação. Os fervedouros são um dos ex-libris da região e serão sempre paragem obrigatória. Depois das águas cristalinas, partiremos à descoberta da Cascata dos Buritis. O dia terminará em grande, com o pôr-do-sol no Morro do Jacurutu.
Percurso estimado no veículo: 180 km. Estrada de terra.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pensão completa
O tempo passa e já estamos no quinto dia pelo Jalapão. Como não podia deixar de ser, começaremos o dia com mais um incrível fervedouro. Seguir-se-á uma caminhada até a Comunidade Quilombola do Mumbuca, onde teremos a oportunidade de almoçar e ter um contacto mais próximo com todo o trabalho efetuado com o Capim Dourado. O fim de tarde será passado no alojamento para desfrutar do por-do-Sol.
Percurso estimado no veículo: 180 km. Estrada de terra.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pensão completa
A nossa passagem por Mateiros ficou certamente na nossa memória, mas é tempo de seguir para a Ponte Alta. O dia vai começar cedinho, com uma pequena caminhada para admirar o nascer do sol na Serra do Espírito Santo. De seguida desceremos para admiração de outro dos ex-libris da região, as Dunas do Jalapão. Depois das dunas, não podíamos pedir melhor que um momento de descanso na Prainha do Rio Novo.
Percurso estimado no veículo: 170 km. Estrada de terra.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pensão completa
Partiremos de Ponte Alta em direção a Serras Gerais para caminhar e contemplar o Cânion Encantado. Mais um momento único desta viagem. No regresso, iremos ao Arco do Sol e, para terminar, faremos um pequeno tour por Ponte Alta.
Percurso estimado no veículo: 170 km. Estradas de terra e de asfalto.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pensão completa
Começaremos o dia com um trilho de 4 km, que nos levará por paisagens surpreendentes até a Cachoeira da Roncadeira. Posteriormente, conheceremos o incrível Vale do Vai Quem Quer, com mais uma incrível cascata para descobrir. Terminaremos com um momento de partilha, com uma quebradeira de Coco Babaçu.
Nesse dia, haverá opção de rapel ou tirolesa (atividade opcional).
Percurso estimado no veículo: 60 km. Estradas de terra e de asfalto.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pensão completa
Pois é, a nossa viagem está a terminar, mas neste último dia ainda teremos tempo de conhecer a capital do estado de Tocantins, a cidade de Palmas. Faremos um tour pelos principais cartões-postais: Praça dos Girassóis, Museu Memorial Coluna Preste e o Palacinho, que nos mostrarão a história recente da cidade. Visitaremos também a Orla da Graciosa e a Ponte Fernando Henrique Cardoso. Terminaremos no mercado mais emblemático de Palmas para compras e degustação de produtos locais.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pensão completa
Hoje é o dia em que nos despedimos. Esperamos que a viagem tenho ido ao encontro das tuas expetativas. Boa viagem e até já.
9 noites de alojamento | Hotel
Vôos internacionais | a partir de: 850€ (valor indicativo)
Não. Os portugueses para entrar no e Brasil só necessitam do passaporte válido.
No dia da chegada, teremos transfer para o hotel. No dia do voo de regresso, também teremos transfer para o aeroporto. O custo está incluído no preço da viagem, desde que dentro das datas do programa.
Sim, poderá reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exatas. Neste caso os tranfers não estarão incluídos, assim como as respectivas noites.
Veículos 4×4 no Jalapão. Em Palmas, automóveis de passeio, mas todos com ar condicionado e confortáveis.
As caminhadas são leves a moderadas. Qualquer pessoa com estado de saúde razoável e habituada a caminhar 3/4km está apta a fazê-lo.
Pousadas com quartos duplos, twins e single. Todos com casa de banho privativa e ar condicionado.
As grandes cidades brasileiras são aquelas que requerem mais cuidados de segurança. No entanto, Tocantins é um dos estados mais seguros do país.
Em Tocantins o sol brilha o ano inteiro. As chuvas vão de novembro a março e são o período ideal para trekking e caminhadas. De julho a outubro as temperaturas são mais altas e o ar quente e seco. Abril a junho são os melhores meses para visitar o Jalapão.
Eletricidade normal nos locais (220W – mas sugerimos sempre perguntar na hora). Rede no telemóvel só nas cidades. Não há telefones fixos. As pousadas têm wifi, embora instável.
Roupas de secagem rápida, leves e com proteção solar. Roupa de banho e seus acessórios. Calças, leggings e camisolas de manga comprida. Chapéu, óculos de sol, botas para caminhada ou ténis confortáveis que possam molhar e sujar.
Teremos pequenos-almoços regionais com fruta da época, bolos caseiros, pão, leite, café e queijos. Os almoços e jantares, serão confecionadas com base na gastronomia local (arroz, feijão, saladas, macarrão, carnes, frango, frutas etc.). Restrições alimentares serão consideradas.
Para viagens às regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, recomenda-se vacinação contra febre amarela. Deve ser feita, no mínimo, 10 dias antes da viagem, em postos de saúde.
Se pretenderes uma consulta do viajante, recomendamos a Consulta do viajante online com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em medicina do viajante e blogger de viagens com a qual temos uma parceria. Deverás contactar pelo menos 2 meses antes do início da viagem. Contacta-nos para mais detalhes.