Viagem aos Balcãs
Com Francisco Agostinho
De Sarajevo a Tirana, à descoberta dos Balcãs!
04 Jun a 17 Jun 2023
14 dias | 1380€
Seguinte
Viagem aos Balcãs
1 / 1

Entrar em contacto connosco #Agendar Viagem

Preenche os campos
  • Formato da data:DD barra MM barra AAAA
  • Especificações

  • Contacto de Emergência

  • Dados de Faturação

  • A informação recolhida serve apenas para dar resposta via e-mail e/ou telefone. Não guardamos essa informação em nenhuma base de dados.
| Aventura
| Cultura
| Gastronomia
Dificuldade: 5/10
Conforto: 7/10
Cultural: 7/10
4-8 pessoas
Viagem aos Balcãs
04 Jun a 17 Jun 2023
14 dias | 1380€
A viagem
Há quem diga que se ainda hoje existisse Jugoslávia, esse seria um dos países mais bonitos da Europa!
Nós estamos muito de acordo por isso desenhámos esta viagem aos Balcãs, começando por países que compunham a ex-Jugoslávia e visitando também a Albânia, tanta vez esquecida nos mais variados roteiros turísticos, um país que te irá certamente surpreender não só pelas paisagens mas também pela hospitalidade do seu orgulhoso povo!

Percorreremos incríveis estradas de montanha, conheceremos cidades míticas como Sarajevo, Mostar e Tirana, seremos felizes nos Alpes Albaneses, navegaremos rodeados de uma paisagem imensa em Kotor e no Lago Koman, divertiremo-nos nas águas do Rio Tara e no final brindaremos a esta viagem que nos deu a conhecer uma das regiões mais interessantes, com uma singular diversidade cultural e paisagística, em plena Europa!
Percurso
  • Dia 1 | SARAJEVO (chegada)

    Este é o dia reservado para a tua viagem aos Balcãs. Dependendo da hora da tua chegada poderás já querer calcorrear as ruas desta cidade encaixada entre montanhas.

    Estadia: Pansion Stari Grad ou similar

  • Dia 2 | SARAJEVO

    Bem vindo à capital da Bósnia-Herzegovina!

    Uma cidade palco noutras épocas de intrigas, lutas, disputas e divisões. Vais descobrir que hoje em dia é uma cidade que fervilha vida, sede de viver em paz e contempladora dos tempos mais felizes que hoje atravessa. Sem demoras faremos de manhã um tour que nos irá situar e contextualizar historicamente o que é Sarajevo e o que é a Bósnia-Herzegovina.

    De tarde e se o tempo estiver de feição visitaremos as colinas que rodeiam a cidade e que serviram de base às tropas sérvias naquele que foi o maior cerco da história moderna a uma cidade, mas por outro lado, estas colinas guardam também boas memórias, local de alegria e convívio para onde muitas famílias fugiam do rebuliço da cidade para fazerem os seus pic-nics.

    Um dos momentos simbólicos que marca este corte com o passado, for a recente a inauguração em 2018 do antigo teleférico, destruído pela guerra. Ainda antes do pôr do sol podemos subir ao Forte amarelo e dizer um até já a esta cidade renascida das cinzas.

    Estadia: Pansion Stari Grad ou similar
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 3 | SARAJEVO-MOSTAR

    A viagem de hoje não será longa.  Os 130km que separam Sarajevo de Mostar vão te mostrar muito da beleza paisagística destas terras do leste europeu. Há quem diga que se ainda existisse Jugoslávia, esse seria o país mais bonito da Europa! Hoje pelo caminho, vamos poder ficar a conhecer um pouco da história de Tito, “pai da Jugoslávia”, prepara-te para uma entrada a fundo na Bósnia-Herzegovina!

    Chegaremos a Mostar pela tarde, e é a esta cidade que nos dedicaremos. Atravessaremos a célebre ponte “Stari Most”, Património UNESCO e símbolo da resistência e coragem bósnias, numa cidade para além de dividida pelo rio rio Neretva, é ainda dividida pela política e religião entre Croatas e Bósnios, exploraremos essa temática deambulando entre as duas margens de Mostar.

    Ao jantar convido te a sentar num dos bons restaurantes junto ao Neretva, e terminar com uma boa rakjia!

    Estadia: Guesthouse City Star ou similar
    Alimentação:
    Pequeno-almoço incluído

  • Dia 4 | MOSTAR, BLAGAJ E POCITLELJ

    Há três locais na região de Mostar que são incontornáveis. O mosteiro de Blagaj, a aldeia de Pocitelj e as cascatas de Kravice. Em Blagaj irás surpreender-te com a nascente do rio Buna, e que segundo contam os locais é a nascente com a água mais fria do mundo!

    Ainda pela manhã chegaremos a Pocitelj, uma aldeia belo exemplar da arquitetura de estilo otomano. Quem sabe poderemos ter dois dedos de conversa com os locais e provar o melhor café bósnio, ou será turco? Depois de almoço, que pode ser em modo pic-nic, gostaria que me acompanhassem até às cascatas de Kravice. Se estiver calor, o mergulho irá decerto ser refrescante, vais resistir?

    Ao final do dia regressaremos a Mostar, quiçá cansados mas com fome, escolheremos um restaurante e rimos junto à volta da mesa despedindo-nos de Mostar e da Bósnia-Herzegovina!

    Estadia: Guesthouse City Star ou similar
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 5 | MOSTAR-Dubrovnik (Croácia) E KOTOR (Montenegro)

    Até parece mentira o quanto mudou a paisagem desde o coração da Bósnia-Herzegovina até ao litoral. Cheira a mar, cheira a Adriático. Cheira a Dubrovnik, cheira à Croácia. Sairemos cedo e faremos uma curta paragem em Dubrovnik no nosso caminho que nos levará ate Kotor no Montenegro. Dubrovnik, cidade património UNESCO é um dos lugares mais visitados nesta região, passearemos pelas suas ruas empedradas, poderemos espreitar o azul imenso do adriático e se fores fã da famosa série Guerra dos Tronos poderás dar asas à tua imaginação e recordar esses fantásticos cenários cinematográficos!

    Hoje colocaremos o pé em 3 países, pelo que a hora é de seguir viagem e atravessar ainda uma fronteira, a segunda do dia e chegar ao Montenegro. Um dos países mais recentes da Europa!

    Kotor e a sua baía Património UNESCO aguarda-nos, e de certeza que iremos parar para muitas fotos, o mar e a montanha estão sempre no nosso horizonte e o convite ao deslumbramento é constante.

    Iremos chegar cansados e consoante a hora de chegada poderemos ter algum tempo livre de descanso, encontramo-nos ao jantar?

    Estadia: Hotel Marija ou Apartamentos
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 6 | KOTOR

    Convido-vos a um passeio matinal pelas estreitas ruas de Kotor, que te irão transportar diretamente para os tempos em que os venezianos eram que ditavam as regras! Se estiveres cheio de energia podes acordar mais cedo e subir as centenas de escadas que te darão direito a uma vista exclusiva sobre a baía.

    Depois de almoço subiremos pela estrada mais serpenteante da nossa viagem aos Balcãs. As vistas valerão a pena a subida e não irás querer sair daqui tão depressa, tens Kotor e a sua baía a teus pés, desfruta!

    Estadia: Hotel Marija ou Apartamentos
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 7 | KOTOR-ZABLJAK (Parque nacional Durmitor)

    Ver Kotor na sua acalmia da manhã, antes da chegada dos turistas é uma sugestão que te deixo, de seguida partimos para Zabljak e a estrada serpenteante montanha acima vai-te deixar Kotor e a sua baía a teus pés.

    Prepara-te para muita montanha, muitas curvas e paisagens imensas até alcançarmos o Parque Nacional de Durmitor, também considerado Património UNESCO.

    Se a hora de chegada e o tempo permitirem podemos caminhar um pouco pela vila da Zabljak situada a 1500 metros de altitude, e começar a respirar de novo o ar puro da montanha.

    Estadia: Guesthouse Apartmani Mila ou similar
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 8 | ZABLJAK

    A nossa sugestão para esta manhã é a de visitar um dos canyons mais incríveis da Europa, o Tara canyon e vamos fazê-lo –se as condições metereológicas o permitirem-  através do rafting, nas águas do Tara! Vais te sentir pequenino neste vale incrível rodeado da força da montanha. Caso não pretendas fazer rafting podemos sugerir-te uma alternativa.

    Já depois de almoço e retemperadas as forças rumamos a Curevac, e agora sim, avistaremos lá ao fundo o imenso Tara e o seu canyon!

    Estadia: Guesthouse Apartmani Mila ou similar
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 9 | ZABLJAK-Peja (Kosovo)-VALBONE (Albânia)

    A viagem neste dia é a mais longa mas também uma das mais diversas em paisagem de toda a viagem. Antes de alcançarmos a Albânia atravessaremos o Kosovo.

    Aqui, além da paragem para almoçar visitaremos o Mosteiro ortodoxo, outrora patriarcado de Pec, património UNESCO onde te podes deslumbrar com os seus frescos.

    Durante a tarde entramos naquele que é o único destes 5 países que não fez parte da antiga Jugoslávia.

    Não é muito comum numa viagem aos Balcãs juntar a Albânia aos países da ex-Jugoslávia. Até 1991 a Albânia foi um dos países mais fechados do mundo sofrendo as amarras de um dos regimes ditatoriais comunistas mais duros do mundo, no entanto poucos conhecem os detalhes do sofrimento a que o generoso povo albanês foi sujeito.

    Mas a hora é de contemplar a paisagem, aqui quem manda são as montanhas e irás ser rodeado da grandiosidade dos Alpes Albaneses e abraçado pela hospitalidade albanesa.

     

    Estadia: Guesthouse Arben Selimaj ou similar
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 10 | VALBONE

    Este dia é para ser feito sem pressas. Há que apreciar o silêncio e o que a montanha nos diz! Os sons do rebuliço das cidades vão se esfumando no bravo rio Valbona que aos poucos irá dominar os teus ouvidos. Deixa-te levar e exercitar os teus cinco sentidos! Se quiseres poderemos fazer uma das caminhadas possíveis por aqui e abrir o apetite para um jantar ao som da montanha noite dentro!

    Estadia: Guesthouse Arben Selimaj ou similar
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 11 | VALBONE-SHKODER

    Depois de um bom pequeno almoço rumaremos em direção ao Lago Koman, criado artificialmente devido à construção de uma barragem nos tempos do ditador Enver Hoxha. É este lago que através de um ferry nos irá levar até Shkoder. Durante o percurso irás perceber que ainda muitos albaneses vivem em aldeias isoladas nas montanhas, só acessíveis por barco. É uma experiência da qual irás certamente guardar na memória!

    Estadia: Hotel Kaduku ou similar
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 12 | SHKODER-TIRANA

    Shkoder é uma das cidades mais antigas da Albânia e da Europa! Nos tempos do regime foi um dos centros mais intensos de luta anti ditatorial e quiçá ligado a isso uma cidade com um cariz cultural diferenciado.

    Vamos conhecer a cidade mais importante do norte Albanês não só nas sua perspetiva mais negra visitando o Museu da antiga prisão, mas também do alto do castelo de Rozafa contemplando as montanhas de Valbona no horizonte, e o grandioso lago Shkoder à tua esquerda!

    Estadia: Guesthouse Garden B&B ou similar
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 13 | TIRANA

    Tirana. A capital da Albânia. É hora de ficarmos a perceber um pouco mais da história de um dos países mais pobres da europa e até aos anos 90 um dos países mais fechados do mundo.

    Hoje em Tirana percebemos que o país se quer reinventar. A restaurada Praça Skenderbeg é o coração da cidade e a partir daqui tudo acontece. Vamos directos ao encontro desta jovialidade e vivacidade incomuns nos países da europa ocidental. Inúmeros cafés, restaurantes, espaços verdes, igrejas, mesquitas, bizarras construções, bunker’s transformados em museus, irão com certeza fazer questionar te o porquê de ser um cidade que não te deixará indiferente.

    Bem vindo à capital, Tirana!

    Estadia: Guesthouse Garden B&B ou similar
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 14 | TIRANA (partida)

    Este é o dia do teu regresso. Espero que tenhas gostado desta aventura e ansiamos ver-te em breve! Obrigado pela tua companhia, confiança e um forte abraço de até já.

    Hvala, Falemenderit, Obrigado!

Detalhes
Incluído na viagem:

13 noites de alojamento | Hotel, Apartamento ou guesthouse em quarto duplo/twin (Hotel)

Todos os pequenos-almoços | 1 pic-nic Kravice | 1 almoço durante o Rafting
Acompanhamento do líder 100 Rota
Transportes (dentro do programa, excepto transfers)
Transportes (dentro do programa,
excepto transfers)
Actividades :
Entrada no Museu Túnel da Esperança em Sarajevo
Visita com guia local em Sarajevo (inglês)
Entrada no Parque das cascatas de Kravice
Tour de barco em Kotor
Entrada no Museu do testemunho e memória em Shkoder
Entrada no Castelo Rozafa em Shkoder
Bilhete do ferry Lago Koman-Fierze
Entrada no Mosteiro de Pec no Kosovo
Rafting no Rio Tara em Durmitor-Montenegro

Não incluído na viagem:

Vôos internacionais | a partir de: 300€ (valor indicativo)

Transfers de/para o aeroporto
Alimentação não especificada (cerca de 20€/dia)
Actividades não incluídas no roteiro
Despesas pessoais | Suplemento Quarto individual: 220€
Seguro pessoal | recomendamos IATI Seguros de viagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Perguntas frequentes
É um tudo incluído: guia, historiador, animador, motorista e companheiro!
Francisco C.
Viagem aos Balcãs
Basta um adjetivo, adorei!

Novembro 2021
Teresa C.
Viagem Omã
Acho que o Francisco representa aquilo que deve ser um líder de viagens. A viagem foi surpreendente.

Novembro 2021
Pedro R.
Viagem Omã
O Francisco com a sua serenidade transmite-nos segurança e tranquilidade. Sereno mas também divertido e profissional.

Novembro 2021
Adélia G.
Viagem Omã
A viagem ao Omã surpreendeu-me a todos os níveis. Nunca tinha feito este tipo de viagem e foi mesmo uma experiência a recordar pela positiva.
Obrigada Francisco.

Dezembro 2021
Farida S.
Viagem Omã
O Francisco revelou-se um líder que sabe como poucos aliar o profissionalismo ao companheirismo em viagem. É muito melhor quando assim é.

Junho 2021
Nuno M.
Viagem aos Balcãs
A viagem na minha opinião foi muito bem estruturada e planeada. Quero também agradecer a eficiência e o profissionalismo e amizade do líder. Certamente não ficaremos por aqui. Um bem-haja.

Maio 2021
José C.
Viagem Sul dos Balcãs
Testemunhos