Sul dos Balcãs
Com Francisco Agostinho
Albânia, Grécia e Macedónia do Norte
02 Jul a 16 Jul 2022
15 dias | 1350€
Seguinte
Sul dos Balcãs
1 / 1

Entrar em contacto connosco #Agendar Viagem

Preenche os campos
  • Formato da data:DD barra MM barra AAAA
  • Especificações

  • Contacto de Emergência

  • Dados de Faturação

  • A informação recolhida serve apenas para dar resposta via e-mail e/ou telefone. Não guardamos essa informação em nenhuma base de dados.
| Aventura
| Cultura
| Gastronomia
Dificuldade: 4/10
Conforto: 7/10
Cultural: 6/10
4-8 pessoas
Sul dos Balcãs
02 Jul a 16 Jul 2022
15 dias | 1350€
A viagem
A região dos Balcãs oferece-nos um infindável rol de possibilidades de viagem. Decidimos propor-vos este roteiro que passa em três países e que tem como protagonista principal a Albânia.
É o coração desta viagem.
Com um misto de lazer nas suas praias, conhecimento através da cultura nas cidades de Berat, Gjirokaster e Tirana e aventura nas montanhas, vamos perceber que a Albânia é um país com um potencial enorme e que somos certamente privilegiados em poder explorá-lo.

Vendo a região como um todo foi fácil e sem hesitações que decidimos incluir no roteiro os incríveis Mosteiros de Meteora na Grécia e o idílico Lago Ohrid na Macedónia do Norte.
Sem esquecer que neste percurso todo visitaremos nada mais nada menos do que cinco lugares Património UNESCO e outros que com certeza não tardarão muito a fazer parte! Tudo ao ritmo da liberdade que uma road-trip te oferece!
Percurso
  • Dia 1 | TIRANA (chegada)

    Olá Balcãs, olá Albânia, olá Tirana!
    O dia está reservado para a tua viagem. Conforme a tua hora de chegada, previamente combinaremos uma hora para nos conhecermos e falarmos um pouco sobre os dias que se avizinham, porventura à mesa de um dos muitos e bons cafés de Tirana!

    Estadia: Hotel

  • Dia 2 | TIRANA

    Tirana, a capital da Albânia. É hora de ficarmos a perceber melhor a história de um dos países mais pobres e mais fechados do mundo até aos anos 90!

    Hoje, em Tirana, percebemos que o país luta por se reinventar e poderemos
    confirmar isso a cada esquina da cidade albanesa.
    A restaurada Praça Skanderbeg é o coração da cidade e a partir daqui tudo acontece. Vamos diretos ao encontro desta «movida» e vivacidade incomuns aos olhos dos países da Europa ocidental. Inúmeros cafés, restaurantes, espaços verdes, igrejas, mesquitas, construções mais ou menos bizarras e bunker’s transformados em museus.

    Tudo isto está à nossa espera e tenho a certeza que te irá surpreender e não te deixará indiferente à partida.
    Bem vindo a Tirana!

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 3 | TIRANA-BERAT

    No terceiro dia da nossa viagem seguimos para Sul em direção à «cidade das mil janelas», Berat. Cidade integrante da lista Património UNESCO. A viagem não será longa, após o check-in subimos em direção ao castelo de Berat, um dos maiores de toda a região dos Balcãs!

    O apetite vai crescer pelo que é hora de almoçar num dos seus típicos restaurantes. De tarde percorremos as suas ruas empedradas e ficamos a perceber melhor o impressionante legado arquitetónico de origem otomana.
    Antes do dia terminar, atravessamos o Rio Osumi na sua balançante ponte e perdemo-nos no bairro de Gorica.

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 4 | BERAT-OSUMI CANYON-BERAT

    Na certeza de que o jantar do dia anterior terá sido farto, esta manhã será dedicada a percorrer uma das mais inesperadas paisagens albanesas. O vale do rio Osumi, o mesmo rio que nos dá as boas vindas em Berat. Seja parte a pé, seja na nossa viatura, não vamos querer perder pitada desta paisagem!

    Pela tarde regressamos a Berat e, ao fim do dia cansados, vamos querer comer um gelado e caminhar na «Boulevard Republika», à boa moda
    albanesa!

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 5 | BERAT-DHERMI

    Os cerca de 150km que separam a simpática Berat de Dhermi não intimidam. Mas a paisagem irá transformar-se assim que atravessarmos o interior do Parque Nacional de Llogora.
    Bem-vindos à Riviera Albanesa! Bem-vindos ao Mar Adriático! Depois de tiradas todas as fotos, lá bem do alto da montanha de Llogora, instalamo-nos na vila de origem grega, Dhermi. Se tivermos tempo procuramos uma praia e descansamos, quiçá após uma pequena caminhada…

    Estadia: Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 6 | DHERMI

    E porque «Riviera Albanesa» é sinónimo de praia, hoje, a minha proposta é ir em busca das mais belas e escondidas praias albanesas. Fora dos radares do turismo ocidental europeu, a costa alberga pequenos segredos que valem bem a pena serem explorados!

    Estadia: Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 7 | DHERMI-KSAMIL

    Sem pressas apontamos as bússolas em direção a sul. Espera-nos Ksamil, um antigo segredo deste cantinho da europa. Antigo segredo, antigo paraíso. Antigo porque esse segredo foi desvendado e começou a ser destruído pela construção desenfreada de hotéis e casas de hóspedes. Vendo as coisas como forma de aprendizagem, e à margem disto, é ainda possível contemplar as fantásticas águas das praias de Ksamil. Uma oportunidade de aprender – “o que se não deve fazer quando o turismo cresce”.
    Antes de nos instalarmos, convido-vos a visitar o Parque Nacional de Butrint, Património da UNESCO, habitado desde os tempos pré-históricos, gregos, romanos, bizantinos e venezianos, abandonado apenas nos finais da época medieval. É um sítio de grande interesse histórico, rodeado de uma frondosa floresta que vale a pena explorar.

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 8 | KSAMIL-GJIROKASTER

    Está na hora de dizermos adeus à costa albanesa. Hoje voltamos ao interior e Gjirokaster é o destino que em conjunto com Berat, faz parte do Património UNESCO, devido ao seu excecional portfolio em arquitetura otomana. Gjirokaster é um autêntico museu a céu aberto!
    Mas prepara-te, aqui nenhuma rua é plana e o castelo fica lá no alto!

    Estadia: Casa museu
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 9 | GJROKASTER-PERMET-GJROKASTER

    Reservei esta manhã para um tour fora da cidade, numa viagem de cerca de uma hora. Nas nossas viagens anteriores descobrimos que a Albânia é uma caixinha de surpresas, pela sua diversidade. Acompanham-me num percurso pelo interior do país, no meio das montanhas, descobrindo antigas pontes otomanas, águas termais, canyons e mosteiros abandonados ?
    De tarde já de regresso a Gjirokaster, poderemos visitar a antiga casa da família onde nasceu o famigerado ditador Enver Hoxha, ou simplesmente estar à conversa com os simpáticos albaneses numa das suas praças.

    Entretanto será hora de jantar e lugares interessantes não faltam, afinal é hora da despedida da Albânia…por agora.

    Estadia: Casa museu
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 10 | GJiROKASTER-METEORA (Grécia)

    A noite deverá ter sido de descanso merecido. A viagem de hoje é um pouco mais demorada, são cerca de 200km que nos separam do nosso destino mágico, Meteora e os seus mosteiros!
    Acredito que só pelo caminho já te irás surpreender pela imponência das montanhas e beleza das imensas florestas de carvalhos desta região da Grécia.
    Após o check-in, e já instalados, aproveitamos o jantar para mergulhar a fundo na simples, mas deliciosa gastronomia grega num dos bons restaurantes de Kalambaka, a vila que nos servirá de base de visita aos míticos mosteiros de Meteora !

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 11 | METEORA

    Meteora. Foi aqui nestas autênticas «colunas até ao céu» onde se começaram a estabelecer monges eremitas no século XI.
    Com a disseminação do ideal do isolamento, paz e alcance supremo da sabedoria e encontro com o seu Deus, no século XV, começaram a edificar estes 24 mosteiros, pese embora as incríveis dificuldades de construção que enfrentaram.

    Neste dia, e depois de um primeiro encontro com Meteora no dia anterior, teremos o dia inteiro para explorar os mosteiros visitáveis. Os horários de cada um divergem bastante, pelo que a sua visita depende do dia e hora em que aqui estaremos, todavia ofereço-te uma visita guiada com alguém que conhece o lugar como poucos, Meteora merece!
    Ao fim do dia, a liberdade leva-nos até um dos miradouros de Meteora e o pôr do sol espera-nos.

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 12 | METEORA-OHRID (Macedónia do Norte)

    É a viagem mais longa e demorada da nossa aventura pelos Balcãs. Temos a liberdade do transporte a nosso favor, se a paisagem interessar paramos para captares a imensidão e a tranquilidade das paisagens!

    Consoante a hora de chegada poderemos desentorpecer as pernas num passeio à beira do lago e dizer olá à Macedónia do Norte.

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 13 | OHRID

    É inegável, estamos no destino turístico número um da Macedónia do norte. Ohrid, o seu lago, e todo o seu entorno fazem parte do Património Natural e Cultural da UNESCO desde 1979, apesar de crescer o risco da sua saída desta nomeação em virtude da poluição industrial e do aumento da pesca.

    Tudo acontece em volta do lago, o lago é o coração desta terra, em seu redor, além de mosteiros, igrejas e o bazar vamos encontrar uma típica vila macedónia, bem simpática e hospitaleira. Do alto do seu castelo temos boas vistas, mas espera até descer à Igreja de São João. Se queres uma foto de postal está aqui a tua oportunidade!

    Quando a fome apertar poderemos experimentar um dos muitos restaurantes à beira do lago, com um passeio de barco para ajudar à digestão.
    Se sobrar tempo, gostaria de vos convidar a uma escapadinha nas montanhas nos arredores de Ohrid, quem sabe encontrar antigas aldeias macedónias esquecidas e Ohrid ficará lá ao longe, bem pequenina.

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 14 | OHRID-TIRANA

    Aproxima-se a etapa final da nossa aventura! A Albânia está e esteve sempre ao nosso alcance e é à Albânia que regressamos. A capital esquecida por muitos viajantes volta a estar no nosso radar. Chegaremos ao final da tarde pelo que o melhor será sentarmos num restaurante e dizermos adeus à jovem capital albanesa!

    Estadia: Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 15 | TIRANA (partida)

    Hoje é o dia da tua partida. Esperamos que carregues contigo uma mala cheia de boas memórias. Resta-me agradecer a tua confiança e desejar-te uma boa viagem de regresso!

    Obrigado e até já!

Detalhes
Incluído na viagem:

14 noites de alojamento em quarto duplo/twin ( hotel, guesthouse e casa museu )

Todos os pequenos-almoços
Acompanhamento do líder 100 Rota
Transportes (dentro do programa, excepto transfers)
Entradas, Visitas e Actividades:
Entrada no Museu etnográfico de Berat
Entrada no Castelo de Berat
Visita guiada no Parque Nacional de Butrint
Entrada no Parque Nacional de Butrint
Entrada Castelo Gjrokaster
Entrada no Castelo de Ohrid
Guia Meteora
Entrada Bunker em Tirana
Visita guiada em Tirana (inglês)

Não incluído na viagem:

Vôos internacionais | a partir de: 350€ (preço indicativo)

Transfers de/para o aeroporto
Alimentação não especificada (cerca de 25€/dia)
Actividades não incluídas no roteiro
Despesas pessoais
Seguro pessoal | recomendamos IATI Seguros de viagem

Perguntas frequentes
A viagem na minha opinião foi muito bem estruturada e planeada. Quero também agradecer a eficiência e o profissionalismo e amizade do líder. Certamente não ficaremos por aqui. Um bem-haja.

Maio 2021
José C.
Sul dos Balcãs
Testemunhos