Este dia será dedicado a pequenas caminhadas para atingirmos vários pontos na zona mais alta de Portugal Continental.
Em ritmo relaxante e tranquilo apreciamos, sentimos e fotografamos: Vales Glaciares, Lagoas, Rochas, o cântaro magro, covões no Único Parque Natural de Portugal classificado como GEOPARK Mundial da Unesco desde Setembro 2019, e terminamos no Vale do Rossim e zona envolvente. Antes de descansarmos jantarmos num dos restaurantes da região!
Estadia: Alojamento local
Visitamos a famosa e bela Praia Fluvial de Loriga.
Iniciamos a caminhada na Vila de Loriga até à Aldeia de Montanha de Cabeça.
Um percurso inserido num vale, que acompanha a Ribeira de Loriga.
Uma paisagem marcada por bosques, matos e campos em socalcos acompanhando uma das mais extensas redes de levadas de rega. Neste trajeto acedemos a uma cascata, no Poço da Broca que nos faz recuar no tempo e perceber a otimização do lugar para benefício agrícola. Nos locais mais inacessíveis, persistem núcleos de azinheiras, azereiros e azevinhos, relíquias da vegetação natural deste vale.
Na aldeia de Cabeça, percorremos as suas ruelas e casario em xisto, rodeada de socalcos que hoje se encontram por cultivar.
É a primeira Aldeia LED de Portugal e lembrada muitas vezes no Natal (No mês de Dezembro as ruas da aldeia são enfeitadas pela população com o reaproveitamento de resíduos da floresta circundante).
No final da Caminhada já em carros próprios visitamos outra obra de arte- outro Poço da Broca, percorrendo um vale lindíssimo com uma vista magnifica para a Serra da Estrela e do Açor.
Distância: 10 Km | Dificuldade: Média
Alojamento em Residencial | Acompanhamento Guia oficial
Transportes de/para o ponto de encontro
Sim. Uma vez que as atividades têm início logo pela manhã do dia 1 podes chegar na véspera, basta para isso que nos contactes com antecedência e reservamos alojamento para ti.