Este dia está reservado para a tua viagem. Hoje não temos atividades planeadas, mas conforme a hora de tua chegada poderás dar uma volta por Ponta Delgada. O líder estará à tua espera no aeroporto.
Estadia: Azores Green Villas ou similar
O dia é dedicado à descoberta de um dos cenários mais icónicos dos Açores: as Lagoas das Sete Cidades. Entre tons de azul e verde, este lugar místico encanta com a sua beleza natural e as lendas que o envolvem. Exploramos as diversas lagoas da região, cada uma com a sua singularidade, desde a Lagoa de Santiago até à Lagoa Rasa, sempre rodeados por paisagens de cortar a respiração.
Visitamos o Miradouro da Grota do Inferno, um dos pontos mais impressionantes da ilha. Daqui, temos uma vista panorâmica deslumbrante sobre as lagoas e a imensidão da natureza, um momento perfeito para contemplar e registar memórias inesquecíveis.
Com vistas de ambos os lados, entre o oceano e as lagoas, percorremos a pé as Cumeeiras, caminho que nos leva pela crista da caldeira da Lagoa Azul e Verde.
Finalizamos o dia nos Mosteiros, com o mar a perder de vista e os icónicos rochedos a emergir das águas. Sem dúvida um momento que nos ajudará a gravar as memórias do dia.
Estadia: Azores Green Villas ou similar
Começamos a nossa viagem com uma visita ao Observatório Vulcanológico e Geotérmico onde aprendemos algumas curiosidades sobre a formação das ilhas, muito uteis para compreender a fisionomia de São Miguel.
Depois do Almoço brindamos à vida com uma prova de vinhos locais num Solar cheio de história. O Solar que hoje produz vinho, outrora foi local de produção de laranja, fruto que marcou a paisagem da ilha até ao final do século XIX.
Para terminar o dia com um toque tropical, visitamos a Herdade do Ananás, onde temos a oportunidade de conhecer o peculiar processo de cultivo deste fruto exótico. Como opção (não incluído) poderá ainda banhar-se num jacuzi no interior de uma estufa.
Estadia: Azores Green Villas ou similar
Começamos o dia com a visita à quinta do Sr. Eugénio onde temos a oportunidade de conhecer a cultura açoriana, ver como se vivia antigamente, contactar com vários animais da quinta, e até poderá ordenhar uma vaca. Conhecemos, também, as diferentes plantas e frutas, que eram a base do sustento das famílias açorianas. No final da visita teremos uma degustação de produtos regionais e a experiência de retirar pão quente do forno confecionado como antigamente. Saímos daqui bem almoçados (incluído no valor da viagem)
Neste dia temos também a experiência única de podermos mergulhar nas águas abertas do Oceano Atlântico a temperaturas que nunca experienciou. Na Ponta da Ferraria, nas horas de maré-baixa, uma fumarola aquece a água do mar de uma pequena baia. O único problema é que não vais querer sair daquele caldinho maravilhoso.
Estadia: Azores Green Villas ou similar
Hoje o dia é passado na montanha da Lagoa do Fogo, uma das mais imponentes e intocadas de São Miguel. Vistas do alto dos miradouros, águas cristalinas rodeadas por encostas cobertas de vegetação exuberante, serão o nosso cardápio.
A paisagem convida-nos a uma caminhada onde estaremos ao nível das águas da lagoa, local ideal para apreciar o silêncio e a serenidade deste santuário natural.
Após a caminhada, é hora de recuperar energias com um almoço piquenique (incluído no valor da viagem) ao ar livre, rodeados pela tranquilidade da natureza. Entre sabores regionais e momentos de descontração, aproveitamos para absorver a paz deste cenário único.
Para terminar o dia em grande, seguimos para a Caldeira Velha, onde nos espera um banho relaxante em águas termais naturais. Rodeados por vegetação e pelo vapor quente das piscinas férreas, este será o momento perfeito para revigorar o corpo e a mente antes de regressarmos com memórias inesquecíveis deste dia mágico em São Miguel.
Estadia: Azores Green Villas ou similar
Dia de visitar o Pedro, um agricultor de São Miguel com uma incrível história de vida além fronteiras, e um comunicador que nos cativa com as suas histórias.
A produção de café em São Miguel é ainda pouco conhecida, mas com grande potencial. Devido ao clima subtropical e às condições de solo vulcânico, a ilha proporciona um ambiente único para o cultivo do café. Para conhecermos todo o processo de produção, nada melhor que uma visita guiada pelo cafezal do Pedro.
De tarde continuaremos a vista, mas desta vez seremos recebidos na Casa da Mouca (não se esqueçam de perguntar a origem do nome, ok?), onde se situa o morangueiro do Pedro. Ao final do dia seremos brindados com um jantar de Caldeira de Bacalhau à moda de São Miguel, cozinhada pelo Pedro (incluído no valor da viagem).
Hoje mudamos de alojamento, e por isso é preciso fazer a mala/mochila antes de sairmos de casa.
Estadia: Quinta Atlantis ou similar
O dia nas Furnas começa de forma especial, com uma experiência única de “Banhos de Floresta”, uma terapia imersiva na natureza. Entre árvores centenárias, sons da floresta e ar puro, conectamo-nos com o ambiente à nossa volta, num momento de tranquilidade e equilíbrio interior.
Revigorados, partimos para uma caminhada em redor da Lagoa das Furnas, onde a paisagem combina vegetação luxuriante, vapores termais e pequenos recantos serenos. Pelo caminho, observamos as caldeiras fumarentas e sentimos o calor que brota do interior da terra.
Ao almoço terão a possibilidade de degustar o tradicional Cozido das Furnas (não incluído), lentamente cozinhado no solo vulcânico.
Após um passeio pela vila, visitaremos o magnífico Parque Terra Nostra, um dos jardins botânicos mais belos da Europa. Passeamos entre árvores exóticas, flores tropicais e lagos ornamentais, terminando com um mergulho nas famosas águas termais férreas, rodeados por um cenário verdejante.
Estadia: Quinta Atlantis ou similar
Hoje é dia de visitar o Nordeste, outrora chamado pelos mais velhos de 10ª Ilha por ficar tão isolada quando ainda não existiam boas estradas na ilha. Visitamos o encantador parque natural da Ribeira dos Caldeirões onde cascatas, moinhos de água e vegetação luxuriante compõem o ambiente. Pelo caminho visitamos o Farol do Arnel, o mais antigo dos Açores, e os miradouros da Ponta do Sossego e da Ponta da Madrugada, onde o oceano e as falésias se encontram num espetáculo de cor e grandeza.
À tarde, visitamos o Centro Ambiental do Priolo, dedicado à conservação desta ave endémica dos Açores. Aqui, aprendemos mais sobre os ecossistemas locais e partimos para o Tour Laurissilva através da floresta nativa repleta de espécies únicas.
Estadia: Quinta Atlantis ou similar
Chegamos ao último dia da nossa viagem mas ainda teremos um dia para criar magníficas memórias para mais tarde recordar.
Começamos o dia em Vila Franca do Campo, a primeira capital da ilha de São Miguel. Com as suas ruas pitorescas, o charme das casas brancas e vistas para o Ilhéu de Vila Franca.
Seguimos depois até à misteriosa e serena Lagoa do Congro, escondida entre densas árvores. Após uma curta caminhada por um trilho de terra batida, somos surpreendidos por um espelho de água verde-esmeralda, rodeado por vegetação luxuriante — um autêntico refúgio de paz e silêncio.
De tarde, visitamos a Fábrica de Chá da Gorreana, a mais antiga plantação de chá da Europa ainda em atividade. Entre campos ondulantes de plantações e o aroma inconfundível do chá, aprendemos sobre todo o processo de produção, desde a colheita até à embalagem. No final da tarde, teremos ainda tempo para uma pequena caminhada pelos corredores das plantações de chá.
Estadia: Quinta Atlantis ou similar
Passados nove dias repletos de novas memórias, chegou o dia do teu regresso. Espero que tenhas gostado de conhecer a ilha com a pronúncia mais díficil de entender de Portugal. Obrigado pela confiança depositada na 100 Rota e espero ver-te em breve.
9 noites de alojamento | Guesthouse e Quinta em quarto duplo/twin
Vôos internacionais | a partir de: 150€ (preço indicativo)
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites em alojamento a definir entre as partes. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exactas.
Os transferes estão incluídos e serão feitos pelo Líder da Viagem. Ser-te-á solicitado os voos de chegada e partida para que se possa organizar os transferes de forma a minimizar, dentro do possível, o tempo de espera.
A viagem será feita em carrinha privada de 9 lugares, conduzida pelo Lider da Viagem. Teremos liberdade para viajar ao ritmo do grupo, pelo que prevemos uma viagem bem tranquila!
Como sabes o vôo não está incluído no programa de viagem, dando-te assim possibilidade de ter maior flexibilidade na escolha de horários, datas e sítio onde compras. Hoje em dia existem ferramentas muito boas que te podem ajudar a fazer a melhor compra, a momondo ou a skyscanner. Se ainda assim tiveres dificuldades contacta-nos. Não te esqueças que só deverás comprar o teu vôo quando a viagem estiver confirmada do nosso lado.
Esta viagem a São Miguel não é uma viagem de Treking. No entanto faremos algumas caminhadas para sentir a força da natureza da ilha. A dificudade será adaptada às capacidades do grupo.
Vamos ficar em casas de Alojamento Local com pequeno almoço incluído. No sexto dia do programa trocamos de alojamento para minimizar as deslocações aos locais visitados. Os viajantes partilharão quartos duplos com outro viajante, em camas single. No caso de casais, há a possibilidade limitada do quarto ter cama de casal.
Os Açores são conhecidos por fazer as quarto estações no mesmo dia. Em qualquer mês do ano pode chover, por isso falar de meteorologia nos Açores é complicado.