Este é o dia da tua chegada à Cidade do México. Aproveita para descansar e encher-te de energia para os próximos dias. O encontro do grupo com o líder da viagem será ao jantar, para que todos se possam conhecer, num belo repasto à volta da mesa.
Decora a palavra Zócalo: na maioria das cidades mexicanas é o nome comum para a praça principal e o marco zero a partir da qual cada cidade se estende.
Estadia: Guesthouse
Bem vindos! E nada como começar a nossa viagem ao México pela sua capital, a grandiosa cidade do México.
Para que fiques com uma visão da história do México, começamos pela zona mais “in” da cidade, onde vamos visitar o imperdível Museu Nacional de Antropologia e passear no Bosque de Chapultepec.
À tarde, voltamos para o centro histórico e andaremos pelo Zócalo, uma das maiores praças do mundo, onde visitamos a Catedral Metropolitana. Caso ainda não tenhas pesos, a moeda oficial mexicana, aproveitamos para ir ao banco ou a uma casa de câmbios.
Paramos para beber um café na Casa de los Azulejos e imaginar como se vivia na época colonial espanhola. Nesta zona, podes ainda visitar o Museu Mural Diego Rivera e o Palácio de Bellas Artes onde está exposto um conjunto de obras de grandes muralistas mexicanos.
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Começamos o dia por uma curta viagem até Teotihuacan (a cidade onde os deuses foram criados). Este é um dos mais espetaculares sítios arqueológicos do México e foi classificado como Património Mundial pela UNESCO.
Podes ver as Pirâmides do Sol e da Lua, percorrer a calçada dos mortos e imaginar como seria a vida no local que chegou a ser uma das maiores cidades do mundo na sua época.
Antes de regressarmos, repomos as energias, e as calorias acompanhados de pulque, a bebida milenar desta zona.
Já de volta à capital, visitamos a Secretaria da Educação Pública onde estão pintados vários murais do Diego Rivera.
Acabamos o dia com um jantar na icónica Casa de los Azulejos.
Estadia: Hotel na Cidade do México
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Coyacan é conhecida pelos seus mercados típicos e claro, pela Casa Azul, ou museu Frida Khalo, onde nasceu e morreu a pintora que se tornou um dos ícones do México.
À tarde, regressamos ao centro histórico e caminhamos calmamente pelo centro. Há imensas opções: subida à Torre Latinoamericana, visita a mais um dos museus onde estão expostas obras dos grandes muralistas mexicanos (Bellas Artes e Colégio de San Ildefonso).
Estadia: Hotel na Cidade do México
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Despedimo-nos da cidade do México e apanhamos um autocarro para Puebla.
No sopé do vulcão Popocatepetl, o centro histórico de Puebla faz parte do património universal da Unesco. Provamos o tradicional mole poblano e perdemo-nos na Calle de los Dulces.
Acabamos o dia no Barrio del Artista, onde vários artistas expõem a sua arte e podemos degustar mais uns pratos de cozinha poblana enquanto ouvimos música ao vivo.
Especial Dia de los Muertos: 1º dia das celebrações: durante estes dias, os locais acrediam que se abre um portal entre o nosso mundo e o mundo dos espíritos, e convidam os seus entes queridos que já partiram para as celebrações através de oferendas.
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Temos ainda a manhã no centro de Puebla para nós, uma cidade que certamente te cativou. O destino leva-nos depois até Oaxaca, onde chegamos à hora de jantar.
O centro histórico de Oaxaca também faz parte do património universal da Unesco e aqui, o chocolate, o café e o mezcal são reis!
É tempo de percorrer as ruas desta bonita cidade, sem rota definida, provando diversos petiscos e visitando os mercados locais. Para os mais corajosos, fica o desafio de comer umas populares chapulinas (grilos fritos temperados).
Especial Dia de los Muertos: 2º dia das celebrações: as famílias juntam-se, incluindo os espíritos convidados, e celebram com comida, música e bebida. Aproveita para provar o pan de los muertos e outras iguarias especiais desta época. Junta-te à população, conhece a história da Catrina e bebe um mezcal. Podes vestir-te e pintar a cara a rigor (há vários locais no centro da cidade e nos mercados), mas lembra-te de respeitar as tradições, pois este não é um Halloween mexicano: nada de máscaras assustadoras ou sexy e nunca visites os cemitérios mascarado.
Vamos até ao Zócalo procurar os panfletos das atividades previstas e juntamo-nos aos oaxaqueños na visita a um cemitério.
Estadia: Hotel/Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
A nossa manhã começa pela visita ao sítio arqueológico Monte Albán, classificado como património universal pela Unesco. Este local é de extrema importância histórica, pois foi uma das primeiras grandes cidades da Mesoamérica, tendo sido habitada por uma sucessão de diversos povos. Construída num planalto, tem uma vista espetacular sobre o Vale de Oaxaca.
Especial Dia de los Muertos: 3º e último dia das celebrações; este dia é mais calmo e vários sítios estão fechados para que as famílias tenham tempo para festejar com os seus espíritos e despedirem-se até ao próximo ano.
Estadia: Hotel/Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Este dia estás por tua conta e podes descontraidamente usufruir do ambiente que se vive na cidade, seguindo as recomendações do nosso líder.
À tarde, tens tempo para relaxar e preparar-te para a longa noite no autocarro que nos levará até ao estado de Chiapas. Encontramo-nos ao jantar.
Estadia: Autocarro noturno
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Chegamos a San Cristobal de las Casas de manhã bem cedo, depois de uma longa noite passada no autocarro. Podes descansar o resto da manhã para estares bem desperto para a beleza desta cidade, listada como um dos Pueblos Mágicos do México.
Estaremos em zona montanhosa, a cerca de 2.200m de altitude, numa mescla de herança colonial espanhola com etnias indígenas, que representam uma percentagem significativa da população. Aqui, as casas e as igrejas são coloridas, bem como as roupas tradicionais que a mulheres usam.
Sem pressa, passamos por igrejas, mercados e lojinhas, sem esquecer um dos pratos mais tradicionais: tamales com tzoltzil.
Estadia: Hotel/Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
O sonho de ver o México das casas coloridas, das festividades, das pessoas está a ser cumprido, mas queremos mais.
Queremos levar-te a visitar duas das aldeias de população maia tzotzil: San Juan Chamula e San Lorenzo Zinacantán.
Aqui mantêm-se muitas tradições ancestrais, e os aldeões são maias antes de serem mexicanos. Visitamos a igreja de San Juan Chamula, que não é reconhecida pela Vaticano. Não podemos tirar fotos no interior e a população local leva este pedido muito a sério. Garantidamente, a experiência de estar neste local de culto, vai ficar gravada na memória apesar de não ficar gravada pela câmara fotográfica.
Regressaremos a meio da tarde, pelo que calmamente irás gozar a beleza de San Cris. Resta-nos procurar um bom local para jantar e provar Pox, a bebida tradicional Maia.
Estadia: Hotel/Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Este dia é passado em viagem até Palenque. Uma maravilha escondida na selva. Pelo caminho, teremos tempo para visitar as cascatas de Misol-Ha e Agua Azul onde podemos tomar uma banhoca e almoçar sem pressa.
Desta vez, vamos instalar-nos relativamente perto da antiga cidade maia e vamos adormecer ao som da natureza. O dia seguinte amanhecerá com o imaginário maia à nossa frente.
Estadia: Hotel/Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Toda a manhã descobrimos uma das mais encantadoras antigas cidades maias.
O sítio arqueológico de Palenque está também classificado como património universal pela Unesco e foi aqui que, no interior do Templo das Inscrições, foram descobertas tábuas de hieróglifos maias, essenciais ao estudo deste povo. Descobre também como os maias tinham conhecimentos avançados de matemática e de astronomia e como eram organizadas as cidades-estado.
A tarde será passada em viagem (autocarro e voo interno). Deixamos para trás o estado de Chiapas e entramos no estado de Jalisco, a mais de 1.400km de distância.
Estadia: Hotel/Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Acordamos já ambientados ao estado de Jalisco, terra da tequila que viu nascer os mariachi.
De manhã, percorremos o centro histórico de Guadalajara, a capital cultural do México e do Charro mexicano, onde somos desafiados a descobrir as suas várias ruas pedonais e as suas charmosas arcadas que nos abrem caminho para velhas e escondidas plazas.
O nosso dia termina com um belo repasto no nosso querido bairro de Tlaquepaque e podemos provar pozole e enchiladas tapatias.
Estadia: Hotel/Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Passamos o dia a deambular por Tlaquepaque, paraíso das compras de artesanato.
Este é um dos pueblos mágicos mais coloridos e é um gosto visitar as ruas do centro, bares, lojinhas e pequenos jardins.
Sobra-nos a última noite no estado de Jalisco ao som dos mariachi, na maior cantina do mundo, embalados por um copo ou mais de tequila!
Estadia: Hotel/Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
De manhã cedo, apanhamos um autocarro até ao nosso último destino desta aventura: Guanajuato, considerada uma das cidades mais bonitas do México.
Guanajuato faz parte do património universal da Unesco, viu nascer Diego Rivera e foi um dos mais importantes centros de mineração de prata do mundo.
Vagueia pelo coloridíssimo centro histórico, descobre as ruas subterrâneas, a Boca del Inferno, herança do tempo dos mineiros. A nossa líder irá conduzir-te de forma a que te percas e que não consigas parar de captar imagens desta colorida cidade.
Depois de jantar, quem sabe irás percorrer as ruas a cantar e a dançar!
Estadia: Hotel/Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Acreditamos que já estejas apaixonado por Guanajuato. É uma cidade com um centro bastante compacto e por isso ideal para percorrer a pé, tudo recheado de bons cafés, bares, comida de rua, mercados e galerias de arte. Mais do que enumerar lugares a visitar, Guanajuato é o local ideal para nos perdermos e assim encontrarmos os seus segredos.
Hoje deixamos-te a sugestão de percorreres Guanajuato ao teu ritmo. O dia é livre.
Despedimo-nos desta aventura num jantar, brindando a toda a beleza que o México tem para nos oferecer.
Estadia: Hotel/Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Após o pequeno almoço, arrumamos as malas para voltar para casa.
O aeroporto que serve a cidade é o BJX (conhecido como Guanajuato, Silao ou Leon/Bajio)
Quem desejar, pode estender a sua estadia para passar uns dias de praia na costa, conhecer outros pueblos ou descobrir mais recantos desta charmosa cidade.
Adiós Mexico, nos vemos pronto!
15 noites de alojamento | Hotel ou guesthouse em quarto duplo/twin (Hotel) | 1 noite em autocarro noturno
Vôos internacionais | a partir de: 600€ (valor indicativo)
Não é necessário visto para viagem ao México em turismo de cidadãos portugueses. Para viajar para o México é necessário apresentar um passaporte português com validade superior a seis meses à data de saída do México e o bilhete de avião de ida e regresso (preferencialmente impresso)
Os transferes não estão incluídos, para que tenhas liberdade de escolher o vôo que te seja mais conveniente. Todavia, serão dadas todas as informações necessárias para que saibas como chegar ao hotel.
Se desejares que solicitemos um transfer basta informar-nos e poderemos tratar do teu transporte.
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exactas.
A viagem será feita em transportes públicos, sobretudo autocarro e táxi.
Damos prioridade à limpeza e localização dos alojamentos. Gostamos que se situem o mais perto possível dos lugares a visitar, e se possível evitamos grandes cadeias hoteleiras privilegiando o negócio e economia local. Os quartos serão twin (camas separadas) ou duplos (cama de casal) e também sempre que possível com casa de banho privativa.
De uma forma geral, a maioria dos lugares no México são tão seguros como qualquer cidade da Europa ou da América do norte.
É nas maiores cidades, e lugares com muita gente que o cuidado com os pertences deve ser reforçado, devido à existência do pequeno crime de oportunidade.
A melhor época para visitar o México, de uma forma geral, é entre Outubro e Abril, todavia existe uma variação regional. Por norma a época das chuvas e das tempestades ocorre entre Maio e Outubro.
A culinária mexicana é um símbolo da identidade do país. É o ato de celebrar a amizade, e de concretizar negócios e por isto tudo foi inscrita pela Unesco como Património Cultural.
Terá por isso um papel fulcral na nossa viagem apreciar toda a variedade da comida mexicana. As famosas tortillas, os chillis são a base para uma panóplia de misturas; tacos, burritos, enchiladas, tostadas, sopes e quesadillas. Crocante, com molho, ácido, doce, amargo, picante. Aproveita!
Nas refeições que não estão incluídas, por norma juntamo-nos e seguimos a sugestão do nosso líder que é conhecedor do local que considera mais adequado ao grupo no momento. No entanto se te apetecer algo diferente és livre de decidir e também o líder poderá aconselhar-te um lugar que vá de encontro aos teus desejos.
Como sabes o vôo não está incluído no programa de viagem, dando-te assim possibilidade de ter maior flexibilidade na escolha de horários, datas e sítio onde compras. Hoje em dia existem ferramentas muito boas que te podem ajudar a fazer a melhor compra, a momondo ou a skyscanner. Se ainda assim tiveres dificuldades contacta-nos. Não te esqueças que só deverás comprar o teu vôo quando a viagem estiver confirmada!
Não é aconselhável beber água da torneira. É recomendável fazer consulta do viajante para o México. Se pretenderes uma consulta do viajante, recomendamos a Consulta do viajante online com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em medicina do viajante e blogger de viagens com a qual temos uma parceria. Deverás contactar a Consulta do viajante pelo menos 2 meses antes do início da viagem.
É necessário adaptador de 3 pins de 110V tipo americano para as tomadas no México.