Depois de uma longa viagem chegaremos à incrível Índia. Em princípio ao fim da tarde ou início de noite já estarás a apurar todos os teus sentidos neste país cheio de vida. Previamente combinaremos uma hora para nos encontrarmos e conhecermo-nos melhor, aproveitaremos também para te dar algumas indicações e detalhes sobre a grande viagem que em breve vai começar.
Estadia: Hotel
Olá Índia, olá Deli!
Chegámos à caótica capital. É gente por todos o lado, bazares, templos, buzinas, é a Índia já a testar-te! Para além de vários templos que podemos visitar, o intenso centro histórico de Deli convida-nos a mergulhar a fundo e é o local ideal para começar a nossa aventura. Vamos!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Depois do primeiro banho de Índia, bem cedo, seguimos em direção a Pushkar, onde chegaremos ao fim do dia.
O seu rio e a crença criada em seu redor deixa-nos deslumbrados. Vamos fazer parte de uma pequena celebração e agradecer? É talvez a cidade menos frenética da nossa viagem, por isso vamos ter oportunidade de percorrer os bazares a um ritmo mais calmo, como o Mercado de Sadar.
Brindaremos ao final do dia, com um pôr do sol sobre o lago com as dezenas de Ghats que nos guiam até à água. O cenário torna-se incrível com a possibilidade de assistir a uma cerimónia em torno do rio e, já imbuídos de Índia vamos agradecer e adormecer felizes.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
O nascer do sol no Templo de Savitri, bem no topo da montanha será um convite irresistível. Para isso, teremos de subir alguns degraus, mas valerá a pena. A vista sobre a cidade irá fazer-nos parecer levitar e a luz será soberba.
De volta à cidade poderemos contemplar o Templo Brahma, o mais importante da cidade, e um dos mais importantes na religião hindu. A cidade de Pushkar é relativamente pequena e fácil de percorrer, pelo que poderás fazê-lo ao teu ritmo e passear no bazar e no centro histórico, o que sobrar do dia. Encontrar-nos-emos para jantar e partiremos para Jodphur em autocarro.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Será pela madrugada que chegaremos a Jodhpur, a segunda maior cidade do Rajastão! A manhã será lenta para restabelecer forças.
Lá no alto o Forte de Mehrangarh parece chamar-nos para uma visita e nós vamos responder que sim, demoraremos por lá o tempo que for necessário para contemplar as vistas. Pela tarde embrenhar-nos-emos na parte antiga da cidade Ghanta Ghar, conheceremos a torre do relógio e o seu mercado bastante frequentado pelos locais. Ao lado, encontraremos outro bazar, o bazar de Sardar, uma explosão de especiarias,
pulseiras e joias. Será que vais resistir?
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
De manhã dirigimo-nos ao enorme Toori Ka Jhalva Bavdi, um poço com um conjunto de degraus até alcançar o nível de água. O resto da manhã vamo-nos apaixonar pela cidade azul, rodeada de muralhas. Não iremos dar pelo tempo passar.
Já estarás mais confiante e experiente na Índia. Por isso que tal acompanhares-me numa caminhada sobre a confusão de Jodhpur e respirar tudo o que a Índia nos dá? Como a fome vai apertar sei de um lugar especial, vens?
Ao fim do dia partiremos para Udaipur.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Udaipur, a romântica cidade dos lagos e das verdes montanhas! Começaremos a nossa estadia em Udaipur por visitar o conhecido Templo de Jagdish, dedicado ao deus Vishnu, com a sua inconfundível fachada branca. A Índia também transpira arquitetura.
Em frente ao rio e com a sua imponência refletida no lago está o Palácio da cidade, o maior do Rajastão. Poderemos visitá-lo e subir ao terraço para te deliciares com a vista.
Depois de almoço subimos até às montanhas! Contemplar o pôr do sol e ver Udaipur, lá em baixo. Antes de terminarmos o dia, e como na Índia tudo acontece espera-nos um espetáculo que não vais querer perder!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Não queria sair de Udaipur sem vos mostrar a Haveli Bghore Ki e ver as exposições no seu interior. As Havelis são consideradas mansões ou casa tradicionais indianas. Esta, construída no século XVIII.
Atravessando uma ponte, vamos conseguir ver através da Hanuman Ghat e da Ambrai Ghat o lado oposto da cidade A vista da Ambrai é de tirar o fôlego! No resto dia exploraremos a parte mais antiga da cidade. O difícil vai ser não ter o impulso de comprar alguma coisa.
Ao fim do dia rumamos a Kota e posteriormente para o nosso próximo destino, Bundi!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Bem vindos a Bundi. Uma pérola a descobrir no Rajastão.
Uma cidade com um charme encantador, Bundi é repleta de ruas estreitas, casas caiadas de azul, aldeias rurais intocadas, bazares movimentados, o melhor chai da Índia e pessoas extremamente amigáveis.
Erguendo-se nas suas colinas está a sua principal atração, o Palácio Garh um dos maiores da Índia e um lugar que te vai levar ao imaginário do Indiana Jones. As pinturas nas suas paredes vão te encantar!
O resto do dia será para desfrutar de Bundi e do facto de ser uma cidade que por norma está fora dos habituais roteiros. Percorreremos as ruas, ruelas, esquinas, becos e “chocaremos” de frente com os sorrisos dos seus habitantes!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Temos a manhã para poder visitar os poços de Bundi. Começaremos no Nagar Sagar Kund, bem no centro da cidade e avançaremos para o Kani Ki Baori, que talvez seja o «rei» dos poços por aqui. Depois de percorrer calmamente o centro da cidade a pé, visitaremos o cenotáfio de 84 pilares, um memorial fúnebre assente precisamente… em 84 pilares! A estrutura é pequena, mas deslumbrante e merece uma visita. Ao início da tarde despedimo-nos de Bundi.
Até já Jaipur!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Jaipur, a capital e maior cidade do Rajastão. Dá-nos as boas vindas a New Gate, aqui começa a cidade rosa.
Estamos perto do Bapu Bazar, talvez seja o melhor mercado da cidade e por aqui começaremos a explorar Jaipur. A cidade rosa tem mercados por todo o lado, aproveitemos pois para observar toda a agitação e vida a acontecer.
Quem sabe se este caos organizado nos empurre até ao minarete Iswari Minar Swarga Sal, daqui temos uma vista de 360º. Vamos subir?
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
No segundo dia saímos de Jaipur e visitaremos a zona de Amer, a cerca de 13 km. O Forte de Amer, construído no século XVI é, indiscutivelmente, um dos cartões de visita não só do Rajastão, como da Índia. Mais a norte está o Templo Jagat Shiromani, um templo esculpido em mármore branco e pedra preta, com esculturas salientes. A arquitetura do Rajastão não te deixará indiferente!
Percorreremos as ruas envolventes da localidade de Amer e durante a tarde regressaremos ao centro de Jaipur, descansamos no topo de uma colina e contaremos algumas histórias que já transportamos na nossa bagagem.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Antes de partirmos para Agra, sugerimos que nesta manhã possas deambular ao teu ritmo. Podes visitar o Indira Bazar, passar pela Tripolia Gate, uma das entradas para o Palácio da Cidade e o Jantar Mahal.
Combinaremos uma hora e, consoante o tempo, exploraremos o Forte de Mahargar, no cume de uma colina sobre a cidade onde podes obter a foto das fotos da tua viagem! Se houver disponibilidade, terminaremos no Templo dos Macacos-Galta Ji, um centro de peregrinação da região e dizemos adeus à capital do Rajastão.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Dizer que vamos a Agra é sinónimo de dizer que vamos ao Taj Mahal, verdade? Acordaremos bem cedo, e depressa perceberemos o porquê de ser umas maravilhas deste mundo. A perfeição da obra que nos liga a uma bonita e intensa história de amor. Mas como em todas as histórias de amor há algo que fica por contar e isso poderemos saber junto do Forte vermelho. Do outro lado do rio, será curioso também visitar um esboço do grandioso Taj Mahal ou «baby Taj». E ver o Taj Mahal de uma outra perspetiva? Nunca é demais!
Mas Agra também existe para além do Taj Mahal. Vamos percorrer as ruas da cidade e sentir-lhe o pulso. A 40 km temos Fatehpur Sikiri, uma cidade abandonada, Património UNESCO, que sem dúvida merece aqui uma visita guiada.
A nossa aventura está a chegar ao fim, mas não podemos sair da Índia sem fazer uma viagem de comboio noturno. Saímos de madrugada para Varanasi!
Estadia: Comboio noturno
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Começamos a nossa visita a Varanasi, a cidade sagrada, durante a tarde, a cidade sagrada! Se quisermos misticidade, paz e confusão estamos no sítio certo. Vamos a isto!
Damos as boas vindas à cidade mágica, no mercado de Desaswamedh Gali, esta rua dará ao sagrado Rio Ganges e à tão esperada linha de Ghats. Desta vez percorreremos a Vishwanath Gli, uma das ruas mais antigas da cidade que nos liga ao Templo Sri Vishwanath.
O fim da tarde reserva-nos a cerimónia Ganga Aarti, carregada de simbolismo e devoção, de frente para o rio agradece-se pela vida. Varanasi é devoção.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
A energia transmitida por Varanasi fará que nos levantemos bem cedo e nos façamos ao rio sagrado num passeio de barco. Ver o despertar da cidade, quando tudo recomeça. Em seguida podemos caminhar pelas suas ruas ou descobrir as Ghats e interiorizamos o quão especial é este lugar.
Retemperadas as forças seguiremos até ao Forte Ramnagar ou de tuk-tuk ou a pé consoante o vento! De volta ao centro de Varanasi acompanha-me até ao Mercado Thatheri. Se ainda não provámos Lassi aqui é o lugar ideal. Ou será Bhang Lassi? Quando estivermos juntos decidiremos.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
A nossa aventura pela mãe-índia está a chegar ao fim. Não obstante hoje ser o dia da tua partida poderás ter tempo para um último adeus, visitando alguns pontos da cidade sagrada. Por exemplo a zona de Sarnath ou Dharmek Stupa, onde Buda terá pregado o primeiro sermão aos seus seguidores.
Consoante a hora do teu vôo nos despedimo-nos, carregados de emoções e histórias. Resta-me desejar-te uma boa viagem de regresso e agradecer pela confiança!
Até já!
Acompanhamento líder 100 Rota
Vôos internacionais | a partir de: 500€ (valor indicativo)
Sim, precisamos de visto para a viagem. O mais simples e prático é o E-Visa, visa online.
E-Tourist Visa: Duração de 30 dias e dupla entrada. Devemos solicitar este visto online no mínimo 8 dias antes da partida e ter 2 páginas em branco no passaporte.
Preço: 25 USD / 50 USD
O passaporte tem de ter validade mínima de 6 meses.
Os transfers são por conta de cada viajante. Podemos, se assim o desejares solicitar um através do nosso hotel, para isso terás de o solicitar junto da 100rota pelos canais disponíveis, aí nessa fase serão dados todos os detalhes de que necessitas. O metro de Deli é bastante organizado e simples de utilizar, todavia poderá não ser o mais confortável na tua primeira viagem à índia.
A Índia é uma caixinha de surpresas, por isso vamos estar abertos a todas as sugestões que ela nos vai proporcionando. Nesta viagem vamos utilizar o autocarro local, bem como o turístico, o famoso rickshaw | tuk-tuk e o comboio.
Acreditamos que, para viver este maravilhoso pais temos de vivenciar e experimentar tudo o que ele tem para nos oferecer.
Nada melhor que percorrer as ruas a pé para nos deliciarmos com a envolvência de um local. Mas a viagem não é de trekking pelo que se o cansaço apertar à sempre um tuk-tuk à mão para apanhar.
Damos prioridade à limpeza e localização dos alojamentos. Gostamos que se situem o mais perto possível dos lugares a visitar, e se possível evitamos grandes cadeias hoteleiras privilegiando o negócio e economia local. Os quartos serão twin (camas separadas) ou duplos (cama de casal) e também sempre que possível com casa de banho privativa. Mas não nos esqueçamos, estamos na Índia e a imprevisibilidade é uma palavra que nos acompanhará sempre.
Sim, é seguro viajar na incrível Índia. Se tivermos os cuidados normais, como qualquer viajante tem em qualquer país, está tudo certo. Basta prestarmos atenção aos nossos pertences e corre sempre tudo bem.
O vestuário para viajar na Índia é um tema importante. Vamos visitar locais de culto onde não nos é permitido mostrar os ombros e as pernas, pois é considerado falta de respeito.
O nosso conselho para estas ocasiões, visto que é um país quente, seria andar sempre com um lenço na mochila, assim podemos cobrir sobretudo os ombros quando necessário.
As senhoras devem levar saias compridas e/ou calças. Os senhores calças e calções pelo joelho.
A Índia é um país frenético, pode deixar-nos cansados só de observar o seu ritmo. Vamos percorrer algumas cidades e saltar de zona em zona. Como é um país bastante grande algumas viagens tendem em demorar algumas horas e podem também ser cansativas. Mas vamos ter tempo para tudo, faremos o nosso próprio ritmo. Se no final da viagem te sentires cansado fisicamente, é bom sinal, é sinal que viveste a Índia !
Não é aconselhável beber água da torneira. O país não exige nenhum procedimento a nível de saúde. Se pretenderes uma consulta do viajante, recomendamos a Consulta do viajante online com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em medicina do viajante e blogger de viagens com a qual temos uma parceria. Deverás contactar pelo menos 2 meses antes do início da viagem.
Nas refeições que não estão incluídas, por norma juntamo-nos e seguimos a sugestão do nosso líder que é conhecedor do local que considera mais adequado ao grupo no momento. No entanto se te apetecer algo diferente és livre de decidir e também o líder poderá aconselhar-te um lugar que vá de encontro aos teus desejos.
Frenética ! Temos de estar preparados para um rol de variedades de diferentes sabores, olfactos e sensações. Nesta região do país a comida tem tendência a ser mais picante, e utilizar muitas frituras. O pão é delicioso, assim como o arroz, as frutas e os sumos ! O teu estômago irá sair deliciosamente fortalecido depois de “comeres a Índia”.
Como sabes o vôo não está incluído no programa de viagem, dando-te assim possibilidade de ter maior flexibilidade na escolha de horários, datas e sítio onde compras. Hoje em dia existem ferramentas muito boas que te podem ajudar a fazer a melhor compra, a momondo ou a skyscanner. Se ainda assim tiveres dificuldades contacta-nos. Não te esqueças que só deverás comprar o teu vôo quando a viagem estiver confirmada!
Não necessitarás de adaptador para as tomadas na Índia sendo que são maioritariamente tipo C, usado na Europa continental e algumas do tipo ingês. Na maior parte dos hotéis e restaurantes há wi-fi ainda que possa ser algo lenta em algum dos casos.
Se pretenderes estares sempre conectado poderás comprar um cartão SIM à chegada ao aeroporto, numa das operadoras locais, todavia o processo á ainda algo complexo.
É recomendável fazer a consulta do viajante para a viagem à Índia.
Recomendamos a Consulta do viajante online com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em medicina do viajante e blogger de viagens com a qual temos uma parceria. Deverás contactar pelo menos 2 meses antes do início da viagem. Contacta-nos para mais detalhes.