Kalimera! Este é o dia da tua chegada a Atenas.
O encontro do grupo com o líder da viagem será ao jantar, para que todos se possam conhecer da melhor maneira num belo repasto à volta da mesa, onde brindaremos ao início desta aventura com um tradicional ouzo.
Aproveita para descansar e encher-te de energia para os próximos dias.
O centro histórico de Atenas é relativamente compacto e podemos descobrir os seus recantos sempre a pé.
Pela manhã, rumamos calmamente até à Acrópole, património mundial da Unesco, e começamos a desvendar a história e mitologia gregas. Há muito para explorar e sugerimos uma visita ao Museu da Acrópole para que possas ver bem de perto algumas obras extraídas do local.
Procuramos um restaurante para degustar mais algumas delícias da cozinha grega, quiçá uma bela moussaka.
Depois de almoço, passeamos pelos bairros de Plaka e Monastiraki, onde os vários monumentos históricos convivem com a vida moderna, pelas praças e ruas cheias de esplanadas e charmosas lojinhas.
Jantamos no bairro de Psyri, o mais boémio de Atenas, ao som de música tradicional grega.
Começamos o dia por uma visita ao Mercado Central de Atenas e dirigimo-nos depois à Praça Sintagma, onde não podemos perder o render da guarda e admirar os movimentos dos soldados Evzones na sua farda de saia e pompons nos sapatos.
Visitamos depois o bairro de Kolonaki, o mais “in” de Atenas e subimos até ao Monte Licabeto de funicular. Com 277 metros de altitude, o seu cume é o ponto mais elevado de Atenas e aqui podemos ter a melhor vista da cidade.
No que restar do dia, poderás ficar ao teu ritmo deambulando pela caótica, mas bela Atenas.
Encontramo-nos ao final da tarde, para apanharmos o transporte que nos levará até ao Porto do Pireu, o porto principal da Grécia. Aqui embarcamos no ferry noturno que nos vai levar à ilha de Creta.
Durante a manhã estaremos a tocar o chão de Chania, o chão da maior ilha grega, Creta. A nossa primeira cidade na ilha é Chania, onde se encontram muitos vestígios de arquitetura Veneziana e Turca. Uma das cidades mais importantes da ilha, segundo Homero.
Chania é uma cidade animada que se estende em torno da romântica baía veneziana e é aqui que vamos passar o nosso dia.
Ainda de manhã, o Farol de Chania irá dar-nos uma perspectiva e um enquadramento de toda a cidade.
Nos arredores, sugerimos que visites o Museu Neorio Moro, dedicado à construção de navios tradicionais. Paramos para almoçar peixe fresco e marisco, uma das maravilhas gastronómicas de Creta. Já adaptados ao ritmo cretense, passeamos calmamente até à ponta oeste da baía e visitamos a Fortaleza Firkas.
À noite, o bairro Splantzia convida-nos para jantar e bebemos um copo brindando à boa vida cretense.
Hoje dedicamos o dia à zona mais antiga e interior de Chania.
Visitamos o Museu Arqueológico e descobrimos que esta ilha foi habitada e dominada por muitos povos ao longo de vários séculos: minoicos, micénicos, romanos, árabes, bizantinos, venezianos e turcos (pelo menos!).
Posteriormente à visita do museu, caminhamos até à Ágora (mercado central) em busca de souvenirs e produtos locais. É dia de provar o fast-food local: gyros e bougatsas serão as delícias do almoço.
O pôr do sol merece uma atenção e até lá sentamo-nos a contemplar as vistas, a ver a vida passar e a contemplar o mar azul que se estende para lá do horizonte. Estamos na maior ilha grega, na terra de Venizelos, para muitos o pai da Grécia contemporânea.
Juntamo-nos para jantar num mezedhopoleio, tipo de restaurante especializado em mezedhes (tapas/petiscos); esperemos que os dolmadhes estejam no menu, pois são um dos favoritos da nossa líder.
Acordamos e apanhamos o autocarro que nos vai levar até Paleochora na costa sul, uma pequena e encantadora vila. Apesar de a distância ser apenas de 70km, a viagem dura cerca de 1:30h, desbravando a estrada de montanha. Verás que a paisagem valeu bem a pena.
Aproveita o resto da manhã para relaxar e dar uns mergulhos nas praias da região, o cardápio é vasto e não faltará uma boa sugestão da nossa líder. Algumas praias de Creta são consideradas as melhores da Grécia.
Depois de almoçarmos numa das tavernas locais, exploramos Paleochora.
Paleochora vai seduzir-te e podes deixar-te levar fazendo algumas das atividades disponíveis como kayak, avistamento de golfinhos ou até explorar algumas igrejas bizantinas- haverá cerca de 130 nos arredores! Ou se quiseres, podes simplesmente não fazer nada e carregar baterias para a caminhada do dia seguinte.
De manhã, um autocarro levar-nos-á até Agia Irini, uma pequena aldeia onde começamos a descida do desfiladeiro, localizado nas Montanhas Brancas, a 560 metros de altitude.
Neste trekking de 4 horas, percorremos os 12 km de magnífica natureza que nos leva à aldeia de Sougia, na costa sul.
O almoço espera por nós e retemperadas as forças, regressamos a casa de ferry, contemplando a beleza da costa sul de Creta
Hoje, vamos dizer adeus à costa sul de Creta e dirigimo-nos para a montanha.
Apanhamos um barco, para te puderes deslumbrar uma vez mais com a costa sul, e depois um autocarro que nos levará ao próximo destino: a pequena aldeia de Axos, onde chegamos perto da hora de almoço.
Axos está localizada no sopé norte do Monte Ida (ou Psiloritis), o ponto mais alto de Creta, com 2.456m de altitude.
Aqui, mergulhamos na vida rural de Creta e descobrimos como esta zona está tão ligada à mitologia grega.
Aproveitamos a manhã para disfrutar mais um pouco da paisagem de montanha em Axos, respirar ar puro e simplesmente estar. Depois de almoço, partimos para o nosso último destino: Heraklion, a capital de Creta.
Chegados a Heraklion, vamos passear pela baía e caminhar sem rota pelas ruas e praças do seu centro histórico.
Ao jantar, vamos em busca da mais antiga taverna de Heraklion para mais uma deliciosa refeição e acabamos a noite num bar ao ar livre, uma das atividades preferidas dos “heraklianos”.
O dia de hoje vai ser o deleite dos amantes de história. De manhã, visitamos o marco histórico mais importante de Creta, o espetacular sítio arqueológico de Knossos, que foi capital dos Minoicos, uma civilização sofisticada que dominou o sul da Europa há cerca de 4000 anos. Maravilha-te com a arquitetura e os frescos do Palácio de Knossos! É um sítio que não vais esquecer.
Voltamos para Heraklion para almoçar e visitamos o imperdível Museu Arqueológico de Heraklion.
Esta será a nossa última noite em Creta e despedimo-nos tal como fazem os locais, com uma faustosa refeição e um brinde com ouzo.
Hoje é o dia da nossa partida. Se ainda não estás preparado para dizer adeus a Creta e à Grécia, poderás ter oportunidade ainda pela manhã de o fazer. Aproveita as últimas horas na ilha de Zeus que encantou e seduziu tantos povos.
Resta-nos agradecer a tua escolha e companhia.
Até já!
Quem desejar, pode estender a sua estadia para fazer uns dias de praia na costa norte de Creta, conhecer outros locais ou continuar esta aventura da 100Rota por mais 4 dias.
Αντίο Κρήτη! Αντίο Ελλάδα!
Ao final da tarde, deixamos a ilha de Creta e voamos para Thessaloniki (Salónica).
Estamos de volta ao continente para visitar a segunda cidade mais importante da Grécia e capital da Macedónia grega – Thessaloniki (Salónica). Esta é a região mais a norte do país e que viu nascer Aristóteles, Alexandre o Grande e Atatürk.
Ficamos alojados perto da Via Egnátia, uma importante estrada de 1.120 km contruída pelos Romanos na Península Balcânica, para ligar Roma a Constantinopla, o posto avançado mais a leste do império
Passamos este dia a descobrir os encantos desta cidade plantada à beira do Mar Egeu.
Começamos por visitar alguns marcos da cidade como a Praça Aristóteles, o Arco de Galerius e a Rotunda. Depois damos um passeio relaxante ao longo da enorme baía, onde podemos ver a Torre Branca e a estátua de Alexandre, o Grande. Se o dia estiver favorável, avistamos lá ao fundo o Monte Olimpo, onde moram os antigos deuses.
À tarde, rumamos até Ano Poli, um bairro muito fotogénico na zona alta da cidade com edifícios de arquitetura tradicional balcânica. Por aqui, procuramos uma taverna tradicional para uns petiscos e mais um brinde à linda Grécia.
É o comboio que nos levará a Kalambaka, a pequena cidade da região de Tessália, que nos servirá de base à visita a Meteora, património Unesco.
Chegamos pela hora de almoço e procuramos uma esplanada, onde podemos maravilhar-nos com a beleza cénica desta região, enquanto degustamos a gastronomia local.
O resto do dia será passada a deambular por Kalampaka que fica no sopé de Meteora, cujo nome significa literalmente “pedras no ar”.
De manhã, apanhamos o autocarro local que nos levará até ao topo de Meteora, as estranhas, mas magníficas, formações rochosas com picos que chegam a atingir os 500 metros de altura.
Durante a Idade Média, este foi um local escolhido por alguns eremitas como retiro espiritual. Com o tempo, foi-se formando uma comunidade de eremitas e o primeiro mosteiro foi construído no sec. XIV.
Do total de 24 mosteiros construídos, hoje sobrevivem 13, dos quais, apenas 6 estão abertos ao público. Para dar algum recato aos monges e freiras que lá habitam, os 6 mosteiros nunca abrem todos em simultâneo. Teremos de ver quais estão abertos neste dia e podemos calmamente visitar 3 deles e admirar a sua arquitetura, arte e perceber um pouco da história deste local.
A vista do topo de Meteora é magnífica! Relaxa e aproveita esta maravilha da natureza, antes de descermos para um merecido almoço.
Aproveita o resto da tarde para comprares uns últimos souvenirs, fazeres alguma caminhada, ou simplesmente mirar lá ao longe os “pilares até ao céu”.
Apanhamos o comboio matinal que nos levará a Thessaloniki.
Deliciamo-nos com um último almoço na Grécia e dirigimo-nos depois para o aeroporto, para que apanhemos os nossos voos de regresso a casa.
Resta-nos agradecer a tua escolha e companhia.
Αντίο Κρήτη! Αντίο Ελλάδα!
Até já!
9 noites de alojamento | Hotel ou guesthouse em quarto duplo/twin | 1 noite em Ferry Atenas-Chania
EXTENSÃO A METEORA (opcional):
Acompanhamento líder 100 Rota
Vôos internacionais | a partir de: 300€ (valor indicativo)
EXTENSÃO A METEORA (opcional):
Despesas pessoais | Quarto individual
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde, poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exatas.
Os transfers não estão incluídos, para que tenhas liberdade de escolher o voo que te seja mais conveniente! Todavia, serão dadas todas as informações necessárias para que saibas como chegar ao hotel.
Se desejares que solicitemos um transfer, basta que nos informes e poderemos tratar do teu transporte.
Na deslocação entre locais distantes, a viagem será feita em transportes públicos. Viajaremos em autocarro, ferryboat e táxi.
Dentro das cidades e aldeias, os percursos serão pedestres, à exceção do funicular em Atenas para subida ao Monte Licabeto.
Ficaremos em pequenos hotéis de preferência de cariz familiar, damos muita importância à localização e à higiene. Os quartos serão sempre twin (2 camas) ou duplos (cama de casal) caso o desejarem, sempre que possível com casa de banho privativa.
Sim, as cidades e aldeias gregas desta viagem serão percorridas a pé, que é a melhor forma de as conhecer.
A viagem inclui também um trekking de 4 horas para descida do desfiladeiro Agia Irini de dificuldade fácil. De qualquer forma, tudo será feito consoante a dinâmica do grupo.
A gastronomia grega é tipicamente mediterrânica e muito deliciosa: pão, queijo, azeite e vinho nunca faltam; especialmente na ilha de Creta, peixe e marisco fresco e por todo o lado, saladas, carne, petiscos vários e bons doces.
Os gregos apreciam muito a vida de esplanada, pelo que café, cerveja, azeitonas e tremoços nunca vão faltar.
Atenas é uma cidade segura que não difere de muitas cidades europeias de dimensão semelhante. As cidades/aldeias da ilha de Creta são bem mais pequenas e bastante seguras.
Para além dos cuidados que deves ter no dia a dia com os teus pertences, não há precauções adicionais a viajar pela Grécia.
Não necessitarás de adaptador para as tomadas. Na maior parte dos hotéis e restaurantes há boa rede wi-fi.
Pertencendo a Grécia à comunidade europeia, não deverás pagar roaming.
Como sabes, os voos não estão incluídos no programa de viagem, dando-te assim possibilidade de ter maior flexibilidade na escolha de horários, datas e sítio onde compras.
Hoje em dia, existem ferramentas muito boas que te podem ajudar a fazer a melhor compra, como o skyscanner ou o momondo. Se ainda assim tiveres dificuldades, contacta-nos.
Não te esqueças que só deverás comprar o teu voo quando a viagem estiver confirmada!