Este é o dia reservado para a tua viagem a Sarajevo. Dependendo da hora da tua chegada poderás já querer calcorrear as ruas desta cidade encaixada entre montanhas!
Estadia: Hotel
Bem vindo à capital da Bósnia-Herzegovina!
Uma cidade palco noutras épocas de intrigas, lutas, disputas e divisões. Vais descobrir que hoje em dia é uma cidade que fervilha vida, sede de viver em paz e contempladora dos tempos mais felizes que hoje atravessa. Sem demoras faremos de manhã um tour que nos irá situar e contextualizar historicamente o que é Sarajevo e o que é a Bósnia-Herzegovina.
De tarde e se o tempo estiver de feição visitaremos as colinas que rodeiam a cidade e que serviram de base às tropas sérvias naquele que foi o maior cerco da história moderna a uma cidade, mas por outro lado, estas colinas guardam também boas memórias, local de alegria e convívio para onde muitas famílias fugiam do rebuliço da cidade para fazerem os seus pic-nics.
Um dos momentos simbólicos que marca este corte com o passado, for a recente a inauguração em 2018 do antigo teleférico, destruído pela guerra. Ainda antes do pôr do sol podemos subir ao Forte amarelo e dizer um até já a esta cidade renascida das cinzas!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
A viagem de hoje não será longa. Os 130km que separam Sarajevo de Mostar vão te mostrar muito da beleza paisagística destas terras do leste europeu. Há quem diga que se ainda existisse Jugoslávia, esse seria o país mais bonito da Europa! Hoje pelo caminho, vamos poder ficar a conhecer um pouco da história de Tito, “pai da Jugoslávia”, prepara-te para uma entrada a fundo na Bósnia-Herzegovina!
Chegaremos a Mostar pela tarde, e é a esta cidade que nos dedicaremos. Atravessaremos a célebre ponte “Stari Most”, Património UNESCO e símbolo da resistência e coragem bósnias, numa cidade para além de dividida pelo rio rio Neretva, é ainda dividida pela política e religião entre Croatas e Bósnios, exploraremos essa temática deambulando entre as duas margens de Mostar.
Ao jantar convido te a sentar num dos bons restaurantes junto ao Neretva, e terminar com uma boa rakjia!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Há três locais na região de Mostar que são incontornáveis. O mosteiro de Blagaj, a aldeia de Pocitelj e as cascatas de Kravice. Em Blagaj irás surpreender-te com a nascente do rio Buna, e que segundo contam os locais é a nascente com a água mais fria do mundo! Ainda pela manhã chegaremos a Pocitelj, uma aldeia belo exemplar da arquitetura de estilo otomano. Quem sabe poderemos ter dois dedos de conversa com os locais e provar o melhor café bósnio, ou será turco? Depois de almoço, que pode ser em modo pic-nic, gostaria que me acompanhassem até às cascatas de Kravice. Se estiver calor, o mergulho irá decerto ser refrescante, vais resistir?
Ao final do dia regressaremos a Mostar, quiçá cansados mas com fome, escolheremos um restaurante e rimos junto à volta da mesa despedindo-nos de Mostar e da Bósnia-Herzegovina!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Até parece mentira o quanto mudou a paisagem desde o coração da Bósnia-Herzegovina até ao litoral. Cheira a mar, cheira a Adriático. Cheira a Dubrovnik, cheira à Croácia. Sairemos cedo e faremos uma curta paragem em Dubrovnik no nosso caminho que nos levará ate Kotor no Montenegro. Dubrovnik, cidade património UNESCO é um dos lugares mais visitados nesta região, passearemos pelas suas ruas empedradas, poderemos espreitar o azul imenso do adriático e se fores fã da famosa série Guerra dos Tronos poderás dar asas à tua imaginação e recordar esses fantásticos cenários cinematográficos!
Hoje colocaremos o pé em 3 países, pelo que a hora é de seguir viagem e atravessar ainda uma fronteira, a segunda do dia e chegar ao Montenegro! Um dos países mais recentes da Europa!
Kotor e a sua baía Património UNESCO aguarda-nos, e de certeza que iremos parar para muitas fotos, o mar e a montanha estão sempre no nosso horizonte e o convite ao deslumbramento é constante!
Iremos chegar cansados e consoante a hora de chegada poderemos ter algum tempo livre de descanso, encontramo-nos ao jantar?
Estadia: Hotel ou Apartamentos
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Convido-vos a um passeio matinal pelas estreitas ruas de Kotor, que te irão transportar diretamente para os tempos em que os venezianos eram que ditavam as regras! Se estiveres cheio de energia podes acordar mais cedo e subir as centenas de escadas que te darão direito a uma vista exclusiva sobre a baía.
Depois de almoço subiremos pela estrada mais serpenteante dos Balcãs! As vistas valerão a pena a subida e não irás querer sair daqui tão depressa, tens Kotor e a sua baía a teus pés, desfruta!
Estadia: Hotel ou Apartamentos
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Ver Kotor na sua acalmia da manhã, antes da chegada dos turistas é uma sugestão que te deixo. Poderás fazê-lo antes de partirmos em direção a Tirana, a capital da Albânia! Entramos naquele que é o único destes 5 países que não fez parte da antiga Jugoslávia.
Tirana merece uma visita, ou não fosse uma das mais jovens cidades da Europa. Até 1991 a Albânia foi um dos países mais fechados do mundo sofrendo as amarras de um dos regimes ditatoriais comunistas mais duros do mundo, no entanto poucos conhecem os detalhes do sofrimento a que o generoso povo albanês foi sujeito. Mas Tirana é muito para além disto, sabias que a capital albanesa é uma das cidades com mais vida de cafés, restaurantes e bares da Europa? Depois de calcorrear a cidade de lés a lés iremos precisar de energia para ficar a conhecer Tirana!
Falemenderit! Obrigado!
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Shkoder é uma das cidades mais antigas da Albânia e da Europa! Nos tempos do regime foi um dos centros mais intensos de luta anti ditatorial e quiçá ligado a isso uma cidade com um cariz cultural diferenciado.
Vamos conhecer a cidade mais importante do norte Albanês não só nas sua perspetiva mais negra visitando o Museu da antiga prisão, mas também terminando o dia do alto do castelo de Rozafa contemplando as montanhas de Valbona no horizonte, e o grandioso lago Shkoder à tua esquerda!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Depois de um bom pequeno almoço rumaremos em direção ao Lago Koman, criado artificialmente devido à construção de uma barragem nos tempos do ditador Enver Hoxha. É este lago que através de um ferry nos irá levar até ao coração dos Alpes Albaneses, o vale de Valbona. Durante o percurso irás perceber que ainda muitos albaneses vivem em aldeias isoladas nas montanhas, só acessíveis por barco. É uma experiência da qual irás certamente guardar na memória!
Iremos chegar a meio da tarde, o resto do dia será livre, poderás simplesmente relaxar, se quiseres podes sempre caminhar um pouco para respirar o ar da montanha e absorver a boa energia que elas emanam!
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Este dia é para ser feito sem pressas. Há que apreciar o silêncio e o que a montanha nos diz! Os sons do rebuliço das cidades vão se esfumando no bravo rio Valbona que aos poucos irá dominar os teus ouvidos. Deixa-te levar e exercitar os teus cinco sentidos! Se quiseres poderemos fazer uma das caminhadas possíveis por aqui e abrir o apetite para um jantar ao som da montanha noite dentro!
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
A viagem neste dia é a mais longa mas também uma das mais diversas em paisagem de toda a viagem. Antes de regressarmos ao Montenegro atravessaremos o Kosovo.
Aqui, além da paragem para almoçar visitaremos o Mosteiro ortodoxo, outrora patriarcado de Pec, património UNESCO onde te podes deslumbrar com os seus frescos. Prepara-te depois para muita montanha, muitas curvas e paisagens imensas até alcançarmos o Parque Nacional de Durmitor, já no Montenegro, também considerado Património UNESCO.
Se a hora de chegada e o tempo permitirem podemos caminhar um pouco pela vila da Zabljak situada a 1500 metros de altitude, e começar a respirar de novo o ar puro da montanha!
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
A nossa sugestão para esta manhã é a de visitar um dos canyons mais incríveis da Europa, o Tara canyon e vamos fazê-lo –se as condições metereológicas o permitirem- através do rafting, nas águas do Tara! Vais te sentir pequenino neste vale incrível rodeado da força da montanha.
Já depois de almoço e retemperadas as forças rumamos a Curevac, e agora sim, avistaremos lá ao fundo o imenso Tara e o seu canyon!
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Hoje é o dia de regressarmos à casa de partida! Sarajevo espera pacientemente por nós de braços abertos, mas não tenhas pressa. A estrada que nos levará de volta irá “prender-te” a cada curva. A paisagem é para ser contemplada sem pressas.
Já com tantos quilómetros na bagagem seria difícil pensar que seríamos surpreendidos, mas no final do dia ao jantar já em Sarajevo podemos partilhar esse e outros momentos da viagem que já guardamos na memória!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Hoje é o dia da partida, consoante a hora do teu vôo podes ainda comprar as últimas recordações desta grande aventura ou simplesmente despedires-te Sarajevo com um derradeiro passeio pelo centro histórico da “Jerusalém da Europa!” Resta-me desejar-te uma boa viagem e agradecer pela tua confiança!
Hvala, Falemenderit, Obrigado!
13 noites de alojamento | Hotel, Apartamento ou guesthouse em quarto duplo/twin (Hotel)
Vôos internacionais | a partir de: 300€ (valor indicativo)
Não precisas de visto para nenhum destes países. O passaporte não é obrigatório, o cartão de cidadão é documento também aceite. Por precaução, e como iremos atravessar várias fronteiras, se quiseres podes levar os dois documentos. Aconselhamos a que os coloques em locais diferentes durante a viagem.
Os transfers são por conta de cada viajante. Podemos, se assim o desejares solicitar um através do nosso hotel, para isso terás de o solicitar junto da 100rota pelos canais disponíveis, aí nessa fase serão dados todos os detalhes de que necessitas.
A viagem será feita em carrinha de 9 lugares conduzida pelo próprio líder da viagem.
Apesar de passarmos por 5 países temos de olhar não como países diferenciados mas como um todo, uma região. Ficaremos na maioria das vezes 2 noites em cada lugar pelo que não sentimos que seja corrida. Além disso temos todo o tempo do nosso lado pois temos a liberdade total no transporte. Mas se no final te sentires cansado é bom sinal, é sinal que viveste ao máximo esta aventura!
Os alojamentos serão em pequenos hotéis ou alojamentos locais, de preferência de cariz familiar, de forma a favorecer a economia local. Sempre que possível em quarto twin ou duplo com casa de banho privativa. Em Durmitor, Kotor e Valbona dadas as características do lugar é possível que fiquemos em apartamentos ou alojamentos locais em que tenhamos de partilhar casa de banho.
Este percurso de rafitng escolhido, e especialmente na época em que o fazemos faz com que seja acessível a todos e a todas idades. Porquê? Porque o caudal de água no verão é bastante mais reduzido e as águas bem mais calmas. É frequente ver crianças ou pessoas mais idosas a fazerem-no nesta época do ano. Ainda assim, se não estiveres disposto a fazê-lo poderemos sugerir-te outras atividades em alternativa sem problema.
Não necessitarás de adaptador para as tomadas a região. Na maior parte dos hotéis e restaurantes há wi-fi . Em Valbona o acesso à internet é limitado assim como o wi-fi, mas terás electricidade.
O clima nos Balcãs é especialmente imprevisível, sobretudo quando nos afastamos da costa. Como é uma região bastante montanhosa a possibilidade de trovoadas é grande, o que em montanha pode fazer com que a temperatura baixe consideravelmente.
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exactas.
Nas refeições que não estão incluídas, por norma juntamo-nos e seguimos a sugestão do nosso líder que é conhecedor do local que considera mais adequado ao grupo no momento. No entanto se te apetecer algo diferente és livre de decidir e também o líder poderá aconselhar-te um lugar que vá de encontro aos teus desejos.
Não é aconselhável beber água da torneira. O país não exige nenhum procedimento a nível de saúde. Se pretenderes uma consulta do viajante, recomendamos a Consulta do viajante online com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em medicina do viajante e blogger de viagens com a qual temos uma parceria. Deverás contactar pelo menos 2 meses antes do início da viagem.