Albânia, Macedónia do Norte e Kosovo
Com Francisco Agostinho
Descobre uma das regiões menos visitadas da Europa!
07 Set a 20 Set 2021
14 dias | 1350€
Seguinte
Albânia, Macedónia do Norte e Kosovo
1 / 1

Entrar em contacto connosco #Agendar Viagem

Preenche os campos
  • Formato da data:DD barra MM barra AAAA
  • Especificações

  • Contacto de Emergência

  • Dados de Faturação

  • A informação recolhida serve apenas para dar resposta via e-mail e/ou telefone. Não guardamos essa informação em nenhuma base de dados.
| Aventura
| Cultura
| Gastronomia
Dificuldade: 4/10
Conforto: 7/10
Cultural: 6/10
4-8 pessoas
Albânia, Macedónia do Norte e Kosovo
07 Set a 20 Set 2021
14 dias | 1350€
A viagem
A região dos Balcãs oferece-nos um infindável rol de possibilidades de viagem. Decidimos propor-vos este roteiro que passa em três países e que tem como protagonista principal a Albânia.
É o coração desta viagem.
Com um misto de lazer na sua natureza e paisagens pouco exploradas, conhecimento através da cultura nas cidades de Berat, Gjirokaster e Tirana, vamos perceber que a Albânia é um país com um potencial enorme e que somos certamente privilegiados em poder explorá-lo.

Vendo a região como um todo foi fácil e sem hesitações que decidimos incluir no roteiro o idílico Lago Ohrid na Macedónia do Norte, e a intrigante e jovem capital macedónia, Skopje.
Sem esquecer que neste percurso todo visitaremos nada mais nada menos do que cinco lugares Património UNESCO e outros que com certeza não tardarão muito a fazer parte! Tudo ao ritmo da liberdade que uma road-trip te oferece!
Percurso
  • Dia 1 | TIRANA (chegada)

    Olá Balcãs, olá Albânia, olá Tirana!
    O dia está reservado para a tua viagem. Conforme a tua hora de chegada, previamente combinaremos uma hora para nos conhecermos e falarmos um pouco sobre os dias que se avizinham, porventura à mesa de um dos muitos e bons cafés de Tirana!

    Estadia: Hotel

  • Dia 2 | TIRANA

    Tirana, a capital da Albânia. É hora de ficarmos a perceber melhor a história de um dos países mais pobres e mais fechados do mundo até aos anos 90!

    Hoje, em Tirana, percebemos que o país luta por se reinventar e poderemos
    confirmar isso a cada esquina da cidade albanesa.
    A restaurada Praça Skanderbeg é o coração da cidade e a partir daqui tudo acontece. Vamos diretos ao encontro desta «movida» e vivacidade incomuns aos olhos dos países da Europa ocidental. Inúmeros cafés, restaurantes, espaços verdes, igrejas, mesquitas, construções mais ou menos bizarras e bunker’s transformados em museus.

    Tudo isto está à nossa espera e tenho a certeza que te irá surpreender e não te deixará indiferente à partida.
    Bem vindo a Tirana!

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 3 | TIRANA-GJROKASTER

    Hoje dizemos adeus à capital albanesa. Rumamos em direção a Gjorokaster mas como estamos em modo road-trip e temos a liberdade toda do nosso lado faremos a viagem pelo caminho mais longo podendo assim contemplar a paisagem da riviera albanesa, e parar quando a paisagem ou o momento assim o exija.

    Se o tempo ajudar podemos dar um mergulho!

    Estadia: Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 4 | GJROKASTER

    Reservei esta manhã para visitar Gjrokaster num tour que te irá ajudar a compreender um pouco melhor a história desta cidade que em conjunto com Berat faz parte do Património UNESCO devido sobretudo à excecional
    conservação da sua arquitetura de origem otomana. Gjorokaster é um museu a céu aberto. Mas prepara-te, aqui nenhuma rua é plana e o castelo fica lá no alto!

    De tarde e depois de um bom almoço poderemos visitar a antiga casa da família de onde nasceu o famigerado ditador comunista Enver Hoxha, e a Skenduli House, uma casa museu que nos conta em todos os detalhes as tradições e  herança deixada pelos otomanos.
    Entretanto será hora de jantar e lugares interessantes para degustar a gastronomia local não faltam!

    Estadia: Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 5 | GJROKASTER-BERAT

    No quinto dia do nosso programa partimos em busca da cidade das “mil janelas”, Berat. Cidade integrante da lista Património UNESCO. Pelo caminho descobrimos paisagens, aldeias e atrações desconhecidas de muitos viajantes, como a área de Permet, e as suas águas termais.

    No que restar do dia caminharemos no interior do seu castelo altaneiro, um dos maiores dos Balcãs!

    O apetite vai apertar pelo que é hora de jantar num dos seus típicos restaurantes. Antes de  descansar percorreremos as suas empedradas ruas e apreciaremos o seu legado arquitetónico de origens Otomanas, atravessaremos o Rio Osumi, na sua balanceante ponte e perdemo-nos no rústico bairro de Gorica.

    Estadia: Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 6 | BERAT-OSUMI CANYON

    Na certeza de que o jantar no dia anterior terá sido farto, esta manhã será dedicada a percorrer uma das mais inesperadas paisagens albanesas. O vale do Rio Osumi, o mesmo rio que nos dá as boas vindas em Berat. Seja parte a pé, seja na nossa viatura, não vamos querer perder pitada deste canyon!

    Depois de almoço, regressamos a Berat, e ao fim da tarde cansados, vamos querer comer um gelado e caminhar na “Boulevard Republika”, num passeio à boa moda albanesa!

    Estadia: Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 7 | BERAT-OHRID (Macedónia do Norte)

    É hora de nos despedirmos da Albânia e dizer olá à Macedónia do Norte. Os países são diferentes mas a Macedónia tem uma vasta comunidade de etnia albanesa, pelo que se avistares muitas bandeiras albanesas já em terras
    macedónias não te surpreendas. O nosso destino é o Lago Ohrid, o lugar mais conhecido da Macedónia do Norte e à chegada perceberemos porquê!

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 8 | OHRID

    É inegável, estamos no destino turístico número um da Macedónia do norte. Ohrid, o seu lago, e todo o seu entorno fazem parte do Património Natural e cultural da UNESCO desde 1979! Mas está em risco devido á crescente
    poluição das águas e construção ilegal. Além de mosteiros, igrejas e o bazar vamos encontrar uma típica vila macedónia bem simpática e hospitaleira. Do alto do seu castelo temos boas vistas, mas espera até descer à Igreja de São João. Se queres uma foto de postal está aqui a tua oportunidade!

    Quando a fome apertar poderemos experimentar um dos muitos restaurantes à beira do lago, com um passeio de barco para ajudar à digestão!
    Se sobrar tempo, gostaria de vos convidar a uma escapadinha nas montanhas nos arredores de Ohrid, quem sabe encontrar antigas aldeias macedónias esquecidas, e Ohrid ficará lá ao longe, bem pequenina!

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 9 | OHRID-SKOPJE

    Se Ohrid é bastante visitada pelos turistas sejam da região ou de países mais longiquos, o mesmo já não podemos dizer da capital macedónia, Skopje.

    O governo desde inícios dos anos 2000 tem tentado incentivar o turismo na
    cidade, e solidificar o sentimento patriótico do seu povo. Verás que o povo macedónio tem muito orgulho na sua capital, e ficar surpreendido com algumas das suas…bizarras construções e recentes monumentos!

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 10 | SKOPJE

    Amanhecemos naquela que é considerada uma das capitais menos visitadas da Europa, Skopje. É motivo de orgulho dos Macedónios, é ela que os faz recordar a sua identidade, independência, e isso nota-se nas suas ruas. Controversa e intrigante, desde os inícios dos anos 2000 que o governo empreende uma série de iniciativas para a renovação da cidade, acreditando contribuir para a solidificação da identidade nacional.

    Pela manhã convido-vos a visitar um lugar especial nos arredores da cidade, durante a tarde faremos um tour pela cidade e assim perceber melhor a dinâmica e do significado do que é «ser macedónio».

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 11 | SKOPJE-PÉC (Kosovo)- VALBONA (Albânia)

    A Albânia está à espera do nosso regresso. Ainda antes de atravessarmos a fronteira, seguimos mais a norte e nos arredores de Péc (sérvio)  ou Peja (albanês), próximo da fronteira com o Montenegro e visitaremos o Patriarcado de Pec, classificado como Património mundial UNESCO, este mosteiro ortodoxo preserva nas suas paredes interiores frescos de deixar qualquer um impressionado! Um reduto sérvio protegido pelas forças kosovares e da ONU.

    Estadia: Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 12 | VALBONA

    Respiramos fundo. A paisagem é silenciosa e sublime! Estamos rodeados por montanha de todos os lados. Ao fundo, apenas o som calcorreante do rio Valbone que desce o seu percurso sinuoso. É tempo de estar, sentir, ouvir, cheirar e apurar os sentidos. Sem pressas. Poderemos fazer uma caminhada num dos muitos percursos aqui existentes.

    De manhã ou de tarde, nada de planos por aqui, pois o clima de montanha é incerto. Há que saborear cada momento, cada instante. Pela noite adentro, o convívio continua!

    Estadia: Guesthouse
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 13 | VALNONA-TIRANA

    Regressamos a Tirana mas hoje utilizaremos dois meios de transporte, barco e carrinha. Vamos em direção a Fierze no lago Koman onde desceremos o rio Drin até Koman.

    Considerada por muitos como uma das mais belas viagens de barco, durante 3 horas apreciamos esta maravilha criada pelo homem e pela natureza.

    No fim da viagem retomaremos o carro percorreremos a longa estrada que nos levará de volta à capital, Tirana!

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 14 | TIRANA (Partida)

    Este é o dia do teu regresso! Espero que tenhas gostado desta aventura e ansiamos ver-te em breve!

    Obrigado pela tua companhia, confiança e um forte abraço de até já!

     

Detalhes
Incluído na viagem:

13 noites de alojamento em quarto duplo/twin ( hotel, guesthouse e casa museu )

Todos os pequenos-almoços
Acompanhamento do líder 100 Rota
Transportes (dentro do programa, excepto transfers)
Entradas, Visitas e Actividades:
Entrada no Museu etnográfico de Berat
Entrada no Castelo de Berat
Entrada Castelo Gjrokaster
Entrada no Castelo de Ohrid
Entrada Bunker em Tirana
Visita guiada em Tirana (inglês)

Não incluído na viagem:

Vôos internacionais | a partir de: 300€ (preço indicativo)

Transfers de/para o aeroporto
Alimentação não especificada (cerca de 20€/dia)
Actividades não incluídas no roteiro
Despesas pessoais
Seguro pessoal | recomendamos IATI Seguros de viagem

Perguntas frequentes
A viagem na minha opinião foi muito bem estruturada e planeada. Quero também agradecer a eficiência e o profissionalismo e amizade do líder. Certamente não ficaremos por aqui. Um bem-haja.

Maio 2021
José C.
Sul dos Balcãs
Testemunhos