Olá Balcãs, olá Albânia, olá Tirana!
O dia está reservado para a tua viagem. Conforme a tua hora de chegada, previamente combinaremos uma hora para nos conhecermos e falarmos um pouco sobre os dias que se avizinham, porventura à mesa de um dos muitos e bons cafés de Tirana!
Estadia: Hotel
Tirana, a capital da Albânia. É hora de ficarmos a perceber melhor a história de um dos países mais pobres e mais fechados do mundo até aos anos 90!
Hoje, em Tirana, percebemos que o país luta por se reinventar e poderemos
confirmar isso a cada esquina da cidade albanesa.
A restaurada Praça Skanderbeg é o coração da cidade e a partir daqui tudo acontece. Vamos diretos ao encontro desta «movida» e vivacidade incomuns aos olhos dos países da Europa ocidental. Inúmeros cafés, restaurantes, espaços verdes, igrejas, mesquitas, construções mais ou menos bizarras e bunker’s transformados em museus.
Tudo isto está à nossa espera e tenho a certeza que te irá surpreender e não te deixará indiferente à partida.
Bem vindo a Tirana!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
No terceiro dia da nossa viagem seguimos para Sul em direção à «cidade das mil janelas», Berat. Cidade integrante da lista Património UNESCO. A viagem não será longa, após o check-in subimos em direção ao castelo de Berat, um dos maiores de toda a região dos Balcãs!
O apetite vai crescer pelo que é hora de almoçar num dos seus típicos restaurantes. De tarde percorremos as suas ruas empedradas e ficamos a perceber melhor o impressionante legado arquitetónico de origem otomana.
Antes do dia terminar, atravessamos o Rio Osumi na sua balançante ponte e perdemo-nos no bairro de Gorica.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Na certeza de que o jantar do dia anterior terá sido farto, esta manhã será dedicada a percorrer uma das mais inesperadas paisagens albanesas. O vale do rio Osumi, o mesmo rio que nos dá as boas vindas em Berat. Seja parte a pé, seja na nossa viatura, não vamos querer perder pitada desta paisagem!
Pela tarde regressamos a Berat e, ao fim do dia cansados, vamos querer comer um gelado e caminhar na «Boulevard Republika», à boa moda
albanesa!
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Os cerca de 150km que separam a simpática Berat de Dhermi não intimidam. Mas a paisagem irá transformar-se assim que atravessarmos o interior do Parque Nacional de Llogora.
Bem-vindos à Riviera Albanesa! Bem-vindos ao Mar Adriático! Depois de tiradas todas as fotos, lá bem do alto da montanha de Llogora, instalamo-nos na vila de origem grega, Dhermi. Se tivermos tempo procuramos uma praia e descansamos, quiçá após uma pequena caminhada…
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
E porque «Riviera Albanesa» é sinónimo de praia, hoje, a minha proposta é ir em busca das mais belas e escondidas praias albanesas. Fora dos radares do turismo ocidental europeu, a costa alberga pequenos segredos que valem bem a pena serem explorados!
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Sem pressas apontamos as bússolas em direção a sul. Espera-nos Ksamil, um antigo segredo deste cantinho da europa. Antigo segredo, antigo paraíso. Antigo porque esse segredo foi desvendado e começou a ser destruído pela construção desenfreada de hotéis e casas de hóspedes. Vendo as coisas como forma de aprendizagem, e à margem disto, é ainda possível contemplar as fantásticas águas das praias de Ksamil. Uma oportunidade de aprender – “o que se não deve fazer quando o turismo cresce”.
Antes de nos instalarmos, convido-vos a visitar o Parque Nacional de Butrint, Património da UNESCO, habitado desde os tempos pré-históricos, gregos, romanos, bizantinos e venezianos, abandonado apenas nos finais da época medieval. É um sítio de grande interesse histórico, rodeado de uma frondosa floresta que vale a pena explorar.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Está na hora de dizermos adeus à costa albanesa. Hoje voltamos ao interior e Gjirokaster é o destino que em conjunto com Berat, faz parte do Património UNESCO, devido ao seu excecional portfolio em arquitetura otomana. Gjirokaster é um autêntico museu a céu aberto!
Mas prepara-te, aqui nenhuma rua é plana e o castelo fica lá no alto!
Estadia: Casa museu
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Reservei esta manhã para um tour fora da cidade, numa viagem de cerca de uma hora. Nas nossas viagens anteriores descobrimos que a Albânia é uma caixinha de surpresas, pela sua diversidade. Acompanham-me num percurso pelo interior do país, no meio das montanhas, descobrindo antigas pontes otomanas, águas termais, canyons e mosteiros abandonados ?
De tarde já de regresso a Gjirokaster, poderemos visitar a antiga casa da família onde nasceu o famigerado ditador Enver Hoxha, ou simplesmente estar à conversa com os simpáticos albaneses numa das suas praças.
Entretanto será hora de jantar e lugares interessantes não faltam, afinal é hora da despedida da Albânia…por agora.
Estadia: Casa museu
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
A noite deverá ter sido de descanso merecido. A viagem de hoje é um pouco mais demorada, são cerca de 200km que nos separam do nosso destino mágico, Meteora e os seus mosteiros!
Acredito que só pelo caminho já te irás surpreender pela imponência das montanhas e beleza das imensas florestas de carvalhos desta região da Grécia.
Após o check-in, e já instalados, aproveitamos o jantar para mergulhar a fundo na simples, mas deliciosa gastronomia grega num dos bons restaurantes de Kalambaka, a vila que nos servirá de base de visita aos míticos mosteiros de Meteora !
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Meteora. Foi aqui nestas autênticas «colunas até ao céu» onde se começaram a estabelecer monges eremitas no século XI.
Com a disseminação do ideal do isolamento, paz e alcance supremo da sabedoria e encontro com o seu Deus, no século XV, começaram a edificar estes 24 mosteiros, pese embora as incríveis dificuldades de construção que enfrentaram.
Neste dia, e depois de um primeiro encontro com Meteora no dia anterior, teremos o dia inteiro para explorar os mosteiros visitáveis. Os horários de cada um divergem bastante, pelo que a sua visita depende do dia e hora em que aqui estaremos, todavia ofereço-te uma visita guiada com alguém que conhece o lugar como poucos, Meteora merece!
Ao fim do dia, a liberdade leva-nos até um dos miradouros de Meteora e o pôr do sol espera-nos.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
É a viagem mais longa e demorada da nossa aventura pelos Balcãs. Temos a liberdade do transporte a nosso favor, se a paisagem interessar paramos para captares a imensidão e a tranquilidade das paisagens!
Consoante a hora de chegada poderemos desentorpecer as pernas num passeio à beira do lago e dizer olá à Macedónia do Norte.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
É inegável, estamos no destino turístico número um da Macedónia do norte. Ohrid, o seu lago, e todo o seu entorno fazem parte do Património Natural e Cultural da UNESCO desde 1979, apesar de crescer o risco da sua saída desta nomeação em virtude da poluição industrial e do aumento da pesca.
Tudo acontece em volta do lago, o lago é o coração desta terra, em seu redor, além de mosteiros, igrejas e o bazar vamos encontrar uma típica vila macedónia, bem simpática e hospitaleira. Do alto do seu castelo temos boas vistas, mas espera até descer à Igreja de São João. Se queres uma foto de postal está aqui a tua oportunidade!
Quando a fome apertar poderemos experimentar um dos muitos restaurantes à beira do lago, com um passeio de barco para ajudar à digestão.
Se sobrar tempo, gostaria de vos convidar a uma escapadinha nas montanhas nos arredores de Ohrid, quem sabe encontrar antigas aldeias macedónias esquecidas e Ohrid ficará lá ao longe, bem pequenina.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Aproxima-se a etapa final da nossa aventura! A Albânia está e esteve sempre ao nosso alcance e é à Albânia que regressamos. A capital esquecida por muitos viajantes volta a estar no nosso radar. Chegaremos ao final da tarde pelo que o melhor será sentarmos num restaurante e dizermos adeus à jovem capital albanesa!
Estadia: Guesthouse
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
Hoje é o dia da tua partida. Esperamos que carregues contigo uma mala cheia de boas memórias. Resta-me agradecer a tua confiança e desejar-te uma boa viagem de regresso!
Obrigado e até já!
14 noites de alojamento em quarto duplo/twin ( hotel, guesthouse e casa museu )
Vôos internacionais | a partir de: 350€ (preço indicativo)
Não é necessário visto para nenhum dos países que fazem parte da viagem. O cartão do cidadão português é suficiente para a viagem, no entanto, aconselhamos que leves o passaporte pois devido ao grande fluxo de refugiados nos últimos anos, as autoridades albanesas e gregas fazem um controlo mais rigoroso nas fronteiras.
A região dos Balcãs oferece-nos um imenso rol de opções de roteiro. Neste programa propomos uma viagem que tem como país chave a surpreendente Albânia. Um país esquecido pelo mundo até finais dos anos 90 devido a uma das mais violentas ditaduras comunistas, e que por isso surpreende ainda muitos viajantes com a simpatia das suas gentes, os seus costumes, as suas montanhas, as suas praias e diversidade paisagística, é uma lufada de ar fresco, numa europa quiçá cada vez mais semelhante entre si, e com alguma perda de identidade.
Para uma melhor eficiência nesta viagem utilizamos transporte conduzido pelo nosso próprio líder, que nos confere uma liberdade e possibilidade de visitar tranquilamente, lugares como Meteora no norte da Grécia e a região do Lago Ohrid na Macedónia do Norte.
Uma curiosidade nesta viagem é que visitamos nada mais nada menos que: 6 lugares inscritos na lista de Património mundial UNESCO !
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exactas.
Os transferes não estão incluídos, para que tenhas liberdade de escolher o vôo que te seja mais conveniente! Todavia, serão dadas todas as informações necessárias para que saibas como chegar ao hotel.
Se desejares que solicitemos um transfer basta informar-nos e poderemos tratar do teu transporte.
A viagem será feita em carrinha de 9 lugares conduzida pelo próprio líder da viagem. Teremos liberdade para viajar ao ritmo de cada grupo, pelo que prevemos uma viagem bem tranquila!
Ficaremos em pequenos hotéis de preferência de cariz familiar, damos muita importância à localização e à higiene. Os quartos serão sempre Twin (2 camas) ou Duplos (cama de casal) caso o desejarem, sempre que possível com casa de banho privativa.
Esta viagem aos Balcãs é uma viagem generalista e não tem foco na caminhada. No entanto temos possibilidades de fazer pequenas caminhadas em muitos dos lugares que visitamos. Tudo será feito consoante a dinâmica do grupo.
A comida nos Balcãs, é bastante apreciada. Na Albânia e Macedónia do Norte é similar e tem muitas influências mediterrânicas, sobretudo de Itália. Há algumas opções para vegetarianos. Na Grécia a culinária é conhecida pela sua simplicidade, muito queijo feta, saladas…azeite, para além dos grelhados souvlaki!
Para além dos cuidados que deves ter no dia a dia com os teus pertences, não há precauções adicionais a viajar por estes países da Europa!
Não necessitarás de adaptador para as tomadas. Na maior parte dos hotéis e restaurantes há boa rede wi-fi.
Deverás ter em atenção que ao visitar os Mosteiros de Meteora na Grécia, os homens não o poderão fazer em calções acima do joelho, as mulheres não deverão ter os ombros à mostra e devem usar calças ou saias abaixo do joelho. Caso não tenhas à entrada fornecerão saias longas para colocar por cima da roupa que trazes.
Como sabes o vôo não está incluído no programa de viagem, dando-te assim possibilidade de ter maior flexibilidade na escolha de horários, datas e sítio onde compras. Hoje em dia existem ferramentas muito boas que te podem ajudar a fazer a melhor compra, a momondo ou a skyscanner. Se ainda assim tiveres dificuldades contacta-nos. Não te esqueças que só deverás comprar o teu vôo quando a viagem estiver confirmada!
Não é aconselhável beber água da torneira na Albânia e na Macedónia do Norte. Os países não exigem nenhum procedimento a nível de saúde. Se pretenderes uma consulta do viajante, recomendamos a Consulta do viajante online com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em medicina do viajante e blogger de viagens com a qual temos uma parceria. Contacta-nos para mais detalhes.