Curdistão
Com Manuel Montes
O Curdistão e os curdos, um povo sem Estado!
12 Mai a 25 Mai 2021
14 dias | 1390€
Seguinte
Curdistão
1 / 1

Entrar em contacto connosco #Agendar Viagem

Preenche os campos
  • Formato da data:DD barra MM barra AAAA
  • Especificações

  • Contacto de Emergência

  • Dados de Faturação

  • A informação recolhida serve apenas para dar resposta via e-mail e/ou telefone. Não guardamos essa informação em nenhuma base de dados.
| Aventura
| Cultura
Dificuldade: 6/10
Conforto: 6/10
Cultural: 8/10
4/10 pessoas
Curdistão
12 Mai a 25 Mai 2021
14 dias | 1390€
A viagem
Percorreremos as estradas, as paisagens, o património cultural deste histórico e rico território na sua maioria ocupado por um povo, sofrido, culto, mas ao mesmo tempo resiliente e lutador, os Curdos!
Uma das maiores minorias étnicas do mundo sem um Estado a que possa chamar de casa.
As imensas planícies da Mesopotâmia transmitem-nos uma paz invulgar e oferecem-nos lugares históricos muito importantes para a região, e para o mundo, muitos destes classificados património UNESCO. Todavia, debaixo desta «manta» de cultura e paisagem, esconde-se uma história recente de tensão e conflitos com o governo otomano, que faz correr ainda muita tinta nos media.
Daqui rumamos à Região Autónoma do Curdistão Iraquiano, uma espécie de cápsula de paz e pulmão de natureza do Iraque, onde concerteza vamos surpreender-nos pela tranquilidade, pelas paisagens de montanha, pela modernidade das suas cidades e pela hospitalidade do seu povo, os Curdos.
Percurso
  • Dia 1 | DYIARBAKIR (chegada)

    O dia está reservado para a tua chegada. Estamos quase a iniciar a nossa aventura pelo Curdistão! Consoante a hora de chegada marcamos um local de encontro onde possamos ter dois dedos de conversa sobre os próximos dias da
    nossa viagem.

    Quem chega cedo poderá aproveitar para uma primeira imersão pelas ruas do centro de Diyarbakir, a «capital dos curdos» na Turquia.

    Estadia: Hotel

  • Dia 2 | DIYARBAKIR-MARDIN

    Bem vindo a Dyiarbakir! Considerada por muitos como a «capital dos curdos» na Turquia. Mas não te iludas, oficialmente estás na Turquia, e para os turcos não-curdos o curdistão na Turquia não existe.
    Neste dia para os que acordaram antes do nascer do sol e ouviram a oração «salatul-Fajr», e depois de um rico pequeno almoço, botamos o pé na rua, caminhamos pela cidade velha e visitamos a sua Grande Mesquita, uma das mais antigas da Turquia. Ao lado passeamos no bazar e percorremos as suas impressionantes muralhas que em conjunto com os jardins de Hevsel fazem parte do Património UNESCO.

    Antes de saírmos em direção a Mardin, sentamo-nos à conversa no antigo caravanserai de Dyiarbakir. Dizem que um dos melhores cafés turcos pode aqui degustar-se. Irás ficar agarrado à cadeira com as famosas iguarias turcas! No final do dia partimos para Mardin, a cidade pintada a cor de mel numa colina de Mesopotâmia!

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

     

  • Dia 3 | MARDIN

    O caminho trouxe-nos até à cidade de Mardin. Numa colina, está empoleirada esta cidade com a planície da Mesopotâmia mesmo à sua mercê, com a Síria em plano de fundo. A sua arquitectura, o seu património irão seduzir-te.

    Bem cedo, pela manhã rumaremos a Dara, um dos assentamentos mais antigos da região! Pela tarde regressamos a Mardin e percorreremos as ruelas empedradas da cidade velha. Mas prepara-te que só temos duas formas de a visitar, a subir e a descer. Nada como um bom chá tomado num dos belos terraços da cidade ao pôr do sol para te fazer sentir que valeu a pena!

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 4 | MARDIN-MIDYAT

    De autocarro durante a manhã faremos uma curta viagem até à cidade de Midyat. Antiga cidade assíria, outrora de maioria cristã, todavia, no presente a maior parte das suas igrejas estão encerradas devido à diminuição do número de crentes.

    Uma cidade que por norma fica fora dos roteiros, mas que vale pela sua genuinidade. As suas ruelas pejadas de antigas mansões com ornamentos em pedra trabalhada e os seus bazares, onde se misturam templos cristãos e muçulmanos em perfeita harmonia, não te deixarão indiferente.

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

     

     

  • Dia 5 | MIDYAT-DOHUK

    A nossa viagem marca agora a passagem da Turquia para o Iraque, mais precisamente para a Região autónoma do Curdistão Iraquiano. Até lá o Rio Tigre vai-te acompanhando e lá da outra margem vemos perfeitamente as terras sírias.
    Ultrapassadas as formalidades fronteiriças, espera-nos Dohuk, cidade tipicamente curda e cheia de orgulho na coragem do seu povo, depois dizemos-te porquê!
    Bem-vindo ao Iraque! Bem-vindo ao Curdistão Iraquiano! Resta-nos fazer o check-in escolher um lugar para jantar.

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 6 | DOHUK-LALISH-DHOUK

    Hoje a manhã vai chamar por nós, bem cedo! Iremos visitar a cidade de Lalish, cidade sagrada para os Yazidis.
    Visitaremos o templo de Adi ibne Muçafir, figura central no Yazidismo, e ficaremos a saber mais desta etnia do Médio Oriente, perseguida recentemente polo ISIS.

    O almoço será já no Grande Bazar de Dohuk, se ainda tivermos tempo, visitamos a barragem que tem no seu paredão uma grande bandeira Curda, despedimo-nos da nossa primeira cidade curda do Iraque com uma vista lá bem do alto!

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 7 | DOHUK-AMEDIA

    Neste dia vais perceber que as paisagens desta região são muito diversas. Aos poucos a estrada leva-nos até às montanhas do Curdistão Iraquiano com destino ao vilarejo de Amedia!

    Há quem diga que foi daqui que os três reis magos partiram em busca do lugar do nascimento do novo messias! Pelo caminho tenho uma surpresa para ti, vamos?

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 8 | AMEDIA-RAWANDUZ

    A manhã acorda-nos lentamente a mais de 1000m de altitude. A pequena e pitoresca vila do Curdistão está estrategicamente situada no topo de uma colina em forma circular e as vistas desde as montanhas em redor são algo a não perder. Antes da partirmos podemos visitar um lugar que se crê ser o Túmulo do profeta Ezequiel, lugar importante para cristãos, muçulmanos e judeus.
    Deslumbrados pelo entorno da paisagem, seguimos para Rawanduz. Se há viagens onde por vezes o caminho é o mais importante, talvez esta seja uma delas. Ao final do dia chegamos ao Vale de Rawanduz, com algumas paragens para contemplar o cenário. Bem-vindos ao desfiladeiro de Rawanduz!

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 9 | RAWANDUZ

    Ontem de carro a montanha chamava por ti, pois bem, hoje podes responder ao apelo com umas boas caminhadas pelo incrível desfiladeiro de Rawanduz. Poderemos também subir de teleférico, ou de carro, aos mais de 2000m de altitude do Monte Korek e ter uma perspetiva mais abrangente da zona.
    São cascatas e miradouros que te irão transportar para outro imaginário. O vale de Rawanduz é um segredo ainda para muitos viajantes, sobretudo europeus, mas nós vamos tratar de o explorar.  Sem pressas mergulha na imensidão da paisagem, mas não te esqueças, prepara o teu equipamento fotográfico. Irás sentir-te pequeno por aqui!

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 10 | RAWANDUZ-MAR MATTAI-ERBIL

    Hoje é dia de alcançarmos a capital Erbil. Cedo partimos naquela que é a última das jornadas mais longas desta aventura.

    Ainda de manhã gostava que me acompanhassem a um lugar especial, visitar um dos mais antigos mosteiros cristãos! Mar Mattai, no topo do Monte Alfat. Começa logo a impressionar desde cá de baixo pela sua dimensão, mas é conhecido sobretudo pela magnitude da sua biblioteca com uma considerável coleção de manuscritos em siríaco. É também um dos mais antigos mosteiros cristãos do mundo, construído no século IV.
    Depois da visita, rumamos finalmente a Erbil! Resta-nos fazer o check-in e adormecer cansados.

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 11 | ERBIL

    Chegámos à capital do Curdistão Iraquiano!
    Já em Erbil depois de um bom reforço matinal, fazemo-nos às ruas da evoluída capital curda! Erbil, ou Arbil é uma cidade com uma construção única, toda ela construída em círculos, parecendo uma rotunda gigante, devido à formação da sua antiga cidadela. Todo o conjunto urbano se desenvolveu em seu redor, literalmente.

    Uma cidade que faz parte do conjunto de cidades ou lugares que se crê ser dos antigos continuamente habitados do mundo! Começamos pelo bazar, subimos à cidadela, descansamos nas suas pastelarias, provamos a comida nos seus restaurantes típicos e misturamo-nos com os curdos.
    Podemos ainda, antes de terminar o dia, passear pelo bairro cristão Ankawa e quem sabe provar uma boa cerveja local!
    De tarde voltamos ao parque Bakhi Shar, e simplesmente sentamo-nos à conversa com os locais, vemos a vida a passar e damos um abraço de obrigado pela hospitalidade e fraternidade nesta aventura!

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 12 | ERBIL-SULEIMANIYA

    Desde Erbil rumamos até à famosa cidade de Suleimaniya, Suleimani, ou Sulaimaniya, depende. As formas de a escrever são como as receitas do bacalhau em Portugal, imensas!
    Depois de instalados, e pela tarde, podemos visitar a «Red Prison» um lugar com uma forte carga trágica, transformado em museu, e que é inevitável visitar para entender melhor a perseguição a que o povo curdo foi sujeito nos anos 80 do século passado. Para desanuviar tomamos um chá no bazar e vemos a vida local a acontecer.

    O pôr do sol não tardará. Subimos até às montanhas?

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 13 | SULEIMANIYA-HALABJA-ERBIL

    A nossa aventura por terras curdas está a chegar ao fim. Antes de regressarmos a Erbil gostaria que me acompanhassem até Halabja. A cerca de uma hora de distância, esta vila é famosa devido ao genocídio do povo curdo, ocorrido aqui durante o regime de Saddam. A fronteira do Irão está mesmo aqui ao lado, a partir daqui retornamos diretamente até Erbil e a paisagem despede-se de nós com um obrigado e até breve!

    Estadia: Hotel
    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

  • Dia 14 | ERBIL (partida)

    A nossa aventura terminou. Se o teu vôo for ao final do dia tens nova oportunidade de visitar o bazar e quiçá trazer aquela lembrança de que te esqueceste da primeira vez.

    Resta-me desejar-te uma boa viagem e esperar que
    a nossa experiência tenha sido do teu agrado. Por isso, um até já e obrigado pela confiança!

Detalhes
Incluído na viagem:

13 noites de alojamento em quarto duplo/twin ( Hotel )

Todos os pequenos-almoços
Acompanhamento do líder 100 Rota
Transportes (dentro do programa, excepto transfers)
Entradas, Visitas e Actividades:
Entrada nas ruínas de Dara na Turquia
Entrada da Medresesi Zinciriye em Mardin
Entrada no Mosteiro Mattai
Entrada na « Red Prison » em Suleimanieh

Não incluído na viagem:

Voo internacional | a partir de: 550€ (preço indicativo)

Vistos
Gratificações
Despesas pessoais
Seguro pessoal | recomendamos IATI seguros de viagem

Perguntas frequentes