O dia está reservado para a tua viagem. Conforme a tua hora de chegada, combinamos uma hora para nos conhecermos e falarmos um pouco dos dias que se avizinham.
Bem-vindos ao Norte da Europa!
Estadia: Hotel
O dia começa cedo, pela zona baixa/centro da cidade (Indre By). O trajeto inicia-se na praça Rådhuspladsen, onde se encontra o edifício governamental de Copenhaga (Rådhus) e ponto central da capital; Daqui segue pela sua rua mais tradicional – Strøget – tendo sido considerada um dos percursos pedonais mais longo da europa, com 1100m. O percurso leva-nos àquela que será, provavelmente, a imagem mais icónica da cidade – Nyhavn. Um canal ao estilo holandês cercado por restaurantes e cafés que dão vida às tão icónicas casas coloridas.
Será o ponto ideal para um tour de barco pela cidade, que servirá de introdução a alguns dos pontos mais interessantes (tour em inglês).
Finda a viagem de barco, e já com alguma ideia do que será a próxima visita, a paragem é no bairro Christianshavn.
Repleto de edifícios históricos e de arquitetura marcante; é considerado um dos bairros mais “in” da cidade. Haverá tempo para uma subida à torre da Igreja barroca de Nosso Salvador (Vor Frelsers Kirke).
É ainda neste bairro que visitamos Christiania, também conhecida por “Free Town”, comunidade criada numa antiga área militar. Trocas comerciais de canábis foram legais (ou toleradas) até 2004, sendo ainda possível assistir a algumas demonstrações. Este espaço não permite registos fotográficos.
Para carregar energias, o almoço segue a passo lento em Broens Gadekøkken, um dos vários pontos de street food da cidade.
A tarde/fim-de-tarde é passada no Tivoli, o segundo parque de diversões mais antigo do mundo (em funcionamento) e onde podemos encontrar atualmente a montanha russa mais antiga do mundo – o grupo é livre para explorar o parque, lojas e diversões. Adotando os horários dinamarqueses de refeição, o jantar segue-se pela cidade, fechando assim o primeiro dia.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
O dia começa em Kastellet (ou cidadela), umas das fortalezas mais bem preservadas do norte da Europa. A sua forma pentagonal ímpar dá casa a diversos museus, igreja e até um moinho de vento. É também nas redondezas que vamos poder contemplar a tão famosa “Pequena sereia”, cuja dimensão faz jus ao nome que ostenta.
Seguimos em direção a Marmorkirken (igreja de mármore), para ver a maior cúpula da Escandinávia (31 metros), inaugurada em 1894. O próximo destino é Amalianborg, residência oficial de inverno da família real. Temos oportunidade de assistir à troca de guardas que acontece diariamente às 12:00.
A sugestão de almoço é o famoso e tradicional “smørrebrød” num restaurante próximo. Consiste num prato frio de rugbrød (pão de centeio) coberto com os mais diversos toppings à escolha.
De energias carregadas, passamos pelos “Jardins do rei” (Kongens Have) em direção ao castelo de Rosenborg, onde podemos ver as joias da coroa. O próximo destino é a famosa torre redonda “Rundetarn”. Este edifício data do século XVII e dispõe de um observatório, planetário e salão de eventos. As escadas em espiral levam-nos a uma vista privilegiada sobre a cidade.
Dirigimo-nos ao mercado mais moderno da cidade – Torvehallerne – para uma bebida ou snack. A zona onde nos encontramos, Nørreport, é rica em vida noturna. É, também, onde encontramos o jardim botânico, a nossa próxima e última paragem antes de jantar.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
A manhã está reservada para uma atividade especial, workshop de pastelaria dinamarquesa, um dos mais bem guardados segredos da europa.
Frédéric vai ensinar-nos vários tipos de pastelaria e servir-nos um café.
A localização do restaurante é conveniente e convidativa a um almoço leve (para os que ainda tiverem fome depois do workshop), antes da próxima paragem “Assistens kirkegård” – um cemitério parque fundado em 1760 e localizado no bairro de Nørrebro. A sua construção deveu-se à falta de capacidade de cemitérios vivida em Copenhaga, na altura, e tem neste momento um valor histórico bastante elevado devido às personalidades que ali se encontram sepultadas como Niels Bohr (nobel da física) ou Hans Christian Andersen.
É hora de provar a mais famosa cerveja artesanal dinamarquesa “Mikkeller” num bar dedicado ao efeito. O grupo é agora livre de explorar o bairro ao seu passo, voltando a reunir-se para jantar.
Estadia: Hotel
Alimentação: Pequeno-almoço incluído
É hora da tua partida e momento de desfrutar do último dia por terras dinamarquesas. Dependendo dos horários dos voos, este será um dia livre ou a organizar. Resta-me desejar-te uma boa viagem e espero que tenha sido apenas, um até já!
Acompanhamento líder 100 Rota
Vôos internacionais | a partir de: 160€ (valor indicativo)
Se quiseres chegar mais cedo ou partir mais tarde poderás reservar através da 100 rota as tuas noites no alojamento previsto para a viagem, sujeito à disponibilidade do mesmo. Basta para isso que nos informes com antecedência, assim que saibas as tuas datas exactas.
Os transferes não estão incluídos, para que tenhas liberdade de escolher o vôo que te seja mais conveniente! Todavia, serão dadas todas as informações necessárias para que saibas como chegar ao hotel, o metro e o comboio são bastante simples.
Se desejares que solicitemos um transfer basta informar-nos e poderemos tratar do teu transporte.
Nesta escapadinha citadina/cultural utilizaremos o metro quando necessário, mas maioritariamente a pé. O centro é relativamente compacto.
Sim ! Visitamos uma cidade com muitas coisas para ver, ao final do dia e com muitas paragens somarás concerteza uma boa dose de milhares de passos !