A Beira Baixa
Com Isa Gomes
Um fim de semana pela natureza e história da região | ESPECIAL PORTUGAL
17 Abr a 18 Abr 2021
2 dias | 190€
Seguinte
A Beira Baixa
1 / 1

Entrar em contacto connosco #Agendar Viagem

Preenche os campos
  • Formato da data:DD barra MM barra AAAA
  • Especificações

  • Contacto de Emergência

  • Dados de Faturação

  • A informação recolhida serve apenas para dar resposta via e-mail e/ou telefone. Não guardamos essa informação em nenhuma base de dados.
| Cultura
| Gastronomia
| Trekking
Dificuldade: 5/10
Conforto: 7/10
Cultural: 7/10
4-12 pessoas
A Beira Baixa
17 Abr a 18 Abr 2021
2 dias | 190€
A viagem
Para os que gostam e valorizam a nossa história, património cultural e natural, este fim-de-semana é para ti!
Percorreremos ruelas de aldeias históricas do nosso interior, que no passado, foram palco de diversos acontecimentos e que hoje fazem parte da nossa história, da nossa identidade. Faremos pequenas introduções históricas, do património arqueológico, arquitetónico, e natural, assim como uma e outra lenda.
Iremos usufruir da paisagem fantástica da Serra da Gardunha, caminhando pela Rota dos Castanheiros, preenchido pelas seus soutos, levadas, moinhos, azenhas e açudes.
Um trilho que nos revelará um conjunto de paisagens unificadas pela presença e pela memória da árvore identitária e emblemática da região: o castanheiro. Autêntica árvore "pão", durante séculos!

Calcorrearemos o fantástico Parque Iconológico com cercade 500 milhões de anos, em Penha Garcia, reconhecido pela UNESCO (no âmbito do Geopark Naturtejo em 2006), e aqui faremos a Rota dos Fósseis-PR3. Nesta caminhada, iremos encontrar vestígios de vida marinha de tempos remotos. Visitaremos os moinhos de rodízios e a Fonte dos Pegos, uma pequena e lindíssima praia fluvial.
Não partiremos sem visitar Idanha-a-velha, uma das aldeias históricas da província da Beira Interior, na região de Castelo Branco, a 30KM da vizinha Espanha, com um valor cultural único na Península Ibérica.



Percurso
  • Dia 1 | ROTA DOS CASTANHEIROS E ALDEIA DE CASTELO NOVO

    Após a chegada e apresentações feitas, cedo faremos um percurso a pé pela Serra, a Rota dos Castanheiros. Com uma distancia de 13,0Km, poderá levar 4 a 5 horas, dependendo um pouco do nosso ritmo.

    A Rota dos castanheiros mostra-nos um conjunto de paisagens unificadas pela presença e pela memória da árvore identitária e emblemática da região: o castanheiro. Autêntica árvore “pão”, durante séculos!

    O percurso unifica duas aldeias, Donas e Alcongosta, cuja história e património identificam o território serrano. Povoações que nos remetem para a paisagem medieval beiroa.

    O caminho passa por vários pontos onde é possível observar, levadas, fontes, presas, moinhos azenhas e açudes.

    Finalizado o percurso faremos o check-in e preparamo-nos para o almoço. No resto da tarde visitamos as aldeias de Castelo Novo e Alpedrinha, conversaremos um pouco e assistiremos à fantástica vista noturna que a Serra nos irá proporcionar.

    Caminhada: Distância 13,0km | Desnível acumulado: 591m | Dificuldade: Moderado

    Estadia: Cerca House Design Hotel

  • Dia 2 | MONSANTO, PENHA GARCIA E IDANHA-A-VELHA

    Ao ritmo da Beira-baixa tomamos o pequeno almoço e partimos para mais um dia de aventuras e seguiremos para uma visita à aldeia histórica de Monsanto.

    Descemos e agora Penha Garcia, lá ao longe, é o nosso destino. Visitamos o núcleo histórico desta vila, carregada de história e misticismo localizada no cimo das cristas quartzíticas da serra.

    Juntar-nos-emos ao Rio e à barragem para efetuar o percurso Rota dos fósseis e,  para tirar umas belas fotos na pequena praia fluvial. Vai um mergulho?

    Após darmos concluída a nossa presença por ali, almoçaremos, e depois partiremos para o nosso último sítio a visitar, Idanha-a-Velha, uma das aldeias históricas da província da Beira Interior, na região de Castelo Branco, a 30KM da vizinha Espanha.
    Num contexto histórico e patrimonial, esta aldeia sobressai devido ao seu valioso património cultural e arqueológico, em concreto, ao período da cidade romana e da antiguidade tardia, com valor cultural único na Península Ibérica. O interesse científico em Idanha-a-Velha, reside precisamente na ocupação ininterrupta de diversos povos e culturas que nos deixaram um valioso património histórico e arqueológico.

    Da nossa parte ficará a esperança que possamos voltar a encontrarmo-nos noutras aventuras e, que esta, tenha sido tão fantástica como irá ser para nós.

    Até já!

    Alimentação: Pequeno-almoço incluído

Detalhes
Incluído na viagem:

Acompanhamento líder 100 Rota

Alojamento em Design Hotel quarto (duplo/twin)
Todas as refeições (sem bebidas incluídas)
Snacks durante os passeios pedestres

Não incluído na viagem:

Transporte de/para o ponto de encontro e transporte entre locais a visitar

Refeições não especificadas
Despesas pessoais
Atividades não incluídas no roteiro
Seguro pessoal

Perguntas frequentes